Jogo de espelhos

a interferência dos estereótipos na fala dos comunicadores de rádio e podcast

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-2724.2022v34i2e54784

Palavras-chave:

Voz, Rádio, Estereotipagem, Comunicação, Webcast, Fala, Percepção de Fala

Resumo

Introdução: Ouvintes de rádio e podcast deduzem traços de personalidade quando ouvem os apresentadores, a partir exclusivamente da fala desses profissionais. Objetivo: Identificar os fatores que interferem na atribuição de características de personalidade a partir da voz, e discutir como o julgamento do público pode modificar a performance dos apresentadores de rádio e podcast. Método: Por meio de um levantamento bibliográfico inicial, foram apresentadas referências bibliográficas sobre pesquisas de julgamento de voz, considerando aspectos socioculturais e de gênero, e a interferência dos estereótipos no comportamento e na fala dos indivíduos. Resultados: Pesquisas de julgamento de personalidade pela voz indicam que a avaliação dos ouvintes se baseia nos traços de personalidade mais marcantes e valorizados socialmente, ou seja, os estereótipos. Considerando que os mesmos valores são compartilhados também pelos comunicadores, é possível supor que esses procurem imprimir na sua fala características que agradem ao público. Conclusão: A tentativa de corresponder aos estereótipos parece resultar na padronização da fala dos comunicadores de rádio e podcast.

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Biografia do Autor

Tania Calderaro Morales, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Jornalista, mestranda em Comunicação e Saúde na PUC - SP

Léslie Piccolotto Ferreira, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

professora titular do Departamento de Teorias e Métodos da Fonoaudiologia e da Fisioterapia da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

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Publicado

2022-08-01

Como Citar

Morales, T. C., & Ferreira, L. P. (2022). Jogo de espelhos: a interferência dos estereótipos na fala dos comunicadores de rádio e podcast. Distúrbios Da Comunicação, 34(2), e54784. https://doi.org/10.23925/2176-2724.2022v34i2e54784

Edição

Seção

Comunicações