Mudanças curriculares no ensino da Saúde Coletiva na graduação de fonoaudiólogos

análise de um curso da região nordeste

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-2724.2022v34i4e55139

Palavras-chave:

Fonoaudiologia, Educação Superior, Currículo, Saúde Coletiva

Resumo

Introdução: Compreender o modo como o ensino da Saúde Coletiva (SC) tem sido inserido nos currículos da fonoaudiologia é fundamental para o entendimento dos desafios da formação de profissionais para o Sistema Único de Saúde (SUS). Objetivo: Analisar as mudanças curriculares no ensino da SC ocorridas em um curso de Fonoaudiologia na região nordeste, desde sua criação ao momento atual. Método:  A coleta dos dados compreendeu a análise documental dos Projetos Políticos Pedagógicos, planos de estágio e planos de ensino do Curso de graduação em Fonoaudiologia, desde sua criação até o momento atual. Resultados: Os resultados referem que houve mudanças, mesmo que mínimas, na inserção do ensino da SC na fonoaudiologia no curso estudado com o decorrer dos anos. A principal delas foi a ampliação dos componentes curriculares que abordavam o Campo da SC, que avançaram de um componente isolado na metade do curso, para um eixo horizontal, composto de componentes que vão do primeiro ao último ano do curso. Conclusão: Apesar das lacunas foi possível observar o caminho que a graduação em fonoaudiologia tem seguido, abandonando aos poucos o modelo hospital cêntrico e se aproximando da integralidade prezada pelo SUS e do que é preconizado pelas Diretrizes Curriculares de Fonoaudiologia.

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Publicado

2023-06-14

Como Citar

Santos, R. dos, Alves Neto, I., & Lima, B. P. da S. (2023). Mudanças curriculares no ensino da Saúde Coletiva na graduação de fonoaudiólogos: análise de um curso da região nordeste. Distúrbios Da Comunicação, 34(4), e55139. https://doi.org/10.23925/2176-2724.2022v34i4e55139

Edição

Seção

Artigos