História do Centro Docente Assistencial de Fonoaudiologia da Universidade Federal da Bahia
DOI:
https://doi.org/10.23925/2176-2724.2022v34i4e55602Palavras-chave:
História, Fonoaudiologia, Universidade, Estágio clínico, Serviços de SaúdeResumo
Introdução: As clínicas-escolas de fonoaudiologia exercem papel fundamental na formação dos futuros profissionais. O Centro Docente Assistencial de Fonoaudiologia (CEDAF) foi criado com o intuito de ser uma clínica-escola do Curso de Graduação em Fonoaudiologia da Universidade Federal da Bahia. Objetivo: Descrever a história do CEDAF, a fim de contextualizar as mudanças pelas quais passou, destacando os principais acontecimentos a partir do olhar de atores que fazem parte desse percurso. Método: Trata-se de um estudo qualitativo, caracterizado como exploratório e descritivo, realizado na clínica CEDAF. Foram utilizadas fontes de dados orais, coletadas por meio de entrevistas e grupo focal, gravadas em áudio, transcritas e analisadas conforme categoria temática, buscando identificar os núcleos de sentido. Resultados: Foi possível perceber a intensa transformação pela qual o CEDAF passou ao longo dos seus vinte anos de história. Entre as mudanças mais significativas estão a ampliação do espaço físico, aumento do número de alunos do curso e a contratação de novos docentes, a admissão de fonoaudiólogas na clínica e o convênio firmado com a rede municipal de saúde. Conclusão: Deixar registrada uma primeira versão da história do CEDAF pode contribuir para fazer deste local um campo de pesquisa em contínuo aperfeiçoamento na formação dos futuros profissionais de fonoaudiologia e na prestação de serviço.
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