Dermatoglifia Aplicada à Fonoaudiologia

possibilidade de interpretação

Autores

  • Cristiane Magacho-Coelho Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
  • Zuleica Camargo Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-2724.2022v34i3e56191

Palavras-chave:

Dermatoglifia, Qualidade da Voz, Fonética, Fonoaudiologia

Resumo

Introdução: os avanços metodológicos e tecnológicos têm se apresentado em todas as áreas da Fonoaudiologia e não seria diferente nas Ciências da Fala, especificamente na Fonética Acústica. Dermatoglifia é o estudo científico das cristas dermopapilares, encontradas na impressão digital, considerada um marcador genético e identifica habilidades físicas básicas, como força, velocidade, resistência e coordenação motora. O método dermatoglífico vem sendo utilizado no diagnóstico diferencial de algumas síndromes, assim como parte integrante de processo de avaliação da qualidade vocal de profissionais da voz falada e cantada. Objetivo: descrever uma proposta de roteiro de análise dermatoglífica (DAF), que integre a avaliação da qualidade vocal, tanto de profissionais da voz falada e cantada, quanto daqueles falantes que não usam a voz profissionalmente. Descrição: o roteiro do método dermatoglífico como possibilidade de uso para Fonoaudiologia propõe a coleta das impressões digitais, a identificação dos desenhos digitais e seu predomínio, a detecção do perfil dermatoglífico, de fórmula digital, a soma da quantidade de linhas e de deltas dos dedos das mãos e a constatação das habilidades físicas potencializadas e não-potencializadas. Considerações finais: esta comunicação aponta para a integração do método dermatoglífico ao processo avaliativo da qualidade vocal de profissionais da voz falada e cantada. Representa também uma linha de investigação acerca do enfoque das habilidades musculares de indivíduos, não apenas na área de voz, mas nas demais áreas de atuação da Fonoaudiologia, por meio do Roteiro DAF – Dermatoglifia Aplicada à Fonoaudiologia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Cristiane Magacho-Coelho, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Fonoaudióloga, Especialista em Voz, Especialista em Dermatoglifia, Mestre em Ciência da Motricidade Humana - UCB, Doutora em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem PUC-SP, Servidora Pública do Município de Duque de Caxias - RJ, Docente em Programas de Pós Graduação Latu Sensu em Voz

Zuleica Camargo, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Doutorado e pós-doutorado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem (PEPG em LAEL), mestrado em Distúrbios da Comunicação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo-PUCSP. Graduação em Fonoaudiologia pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP-EPM),Título de Especialista em Voz pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia (CFFa). Atualmente é professora do Departamento de Ciências da Linguagem e Filosofia da Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes (FAFICLA) e do Programa de Estudos Pós-Graduados em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem (PEPG em LAEL) da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, líder do Grupo de Estudos em Pesquisa sobre a Fala (GeFALA)- CNPq no Laboratório Integrado de Análise Acústica e Cognição-LIAAC da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Assessora da Pró_Reitoria de Pós Graduação da PUCSP. Professora titular da Fundação Armando Álvares Penteado.Fonoaudióloga e docente do CEFAC Saúde & Educação. Atua no campo da fala, da Voz, das Linguagens Sonoras e da Fonética Clínica, desenvolvendo pesquisas com apoio de recursos tecnológicos.Entre os temas abordados estão: voz; qualidade vocal; análise acústica, percepção auditiva; produção e percepção de fala; fala; expressividade sonora; linguagens sonoras; paisagens sonoras.

Referências

Cummins H, Midlo C. Fingerprints, palms and soles. New Dover ed. Integral and corr. New York: Dover Publ. 1961.

Abramova T, Nikitina T, Ozolín N. The possibility of using finger dermatoglyphics in sports selection. 1994; 3: 10–5.

Fernandes Filho J. Impressões dermatoglíficas: marcas genéticas na seleção dos tipos de esporte e lutas [Tese]. Moscow. Russian Institute of Scientific Research on Physical Culture and Sports; 1997.

Machado C, Rosa FMM, Linhares, RV, Quaresma JCV, Fernandes Filho, J. Análise do perfil da composição corporal e dermatoglífico de mulheres obesas mórbidas. RBONE. 2019; 13(77): 3-13.

Luna, AL, Linhares, RV, Costa e Silva, GV, Fernandes Filho, J. Antropometría, coordinación motora, dermatoglifia y el proceso de alfabetización de los niños. Revista de Investigación Cuerpo, Cultura y Movimiento. 2021; 11(1): 1-20

Nenenko ND, Gimaev, AA. A study of dermatoglyphics and somatometric indicators of water polo players of the teenage period of various playing roles. International Research Journal. 2019; 5(83): 85-8

Mukherjee, DP. Inheritance of total number of triradii on fingers, palms and soles. Ann. Hum. Genet. 1966; 29: 349-53.

Magacho-Coelho C. Distúrbios da comunicação em síndromes genéticas: um estudo de revisão sobre possíveis contribuições da dermatoglifia. Intercâmbio. Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem. 2015; 31: 37-54.

Magacho-Coelho C; Ferrnandes Filho J; Camargo Z. Dermatoglifia e qualidade vocal. In: Camargo ZA. Fonética Clínica. São Paulo: Pulso Editorial. 2016.

Magacho-Coelho C. Cantores líricos e de musicais: dados dermatoglíficos e acústicos [Tese]. São Paulo (SP): Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Programa de Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem; 2017.

Magacho-Coelho C; Camargo Z. Dermatoglyphic and acoustic analysis of singing voices: a multiple case preliminary report. Rev. CEFAC. 2022; (24)2: e6821.

Santana ER, Oliveira P, Magacho-Coelho C, Lopes L, Sacramento LSC. Characterization of dermatoglyphics profiles and its relation to acoustic measures in voice professionals. JVoice. 2021; 0(0): 1-7.

Publicado

2022-12-02

Como Citar

Magacho-Coelho, C., & Camargo, Z. (2022). Dermatoglifia Aplicada à Fonoaudiologia: possibilidade de interpretação. Distúrbios Da Comunicação, 34(3), e56191. https://doi.org/10.23925/2176-2724.2022v34i3e56191

Edição

Seção

Comunicações