Alterações pragmáticas em crianças com Transtorno Fonológico

uma revisão sistemática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-2724.2023v35i3e56381

Palavras-chave:

Criança, Comportamento Verbal, Transtorno Específico de Linguagem, Transtorno de Comunicação Social

Resumo

Introdução: A pragmática é definida como o uso social da linguagem e a fonologia diz respeito à organização fonêmica e silábica. No Transtorno Fonológico são observadas alterações nessa organização, sendo possível também afetar a pragmática. Objetivo: Compreender e demonstrar se há alterações pragmáticas em crianças com Transtorno Fonológico. Metodologia: A busca por estudos foi realizada utilizando as bases de dados eletrônicas: Embase, Google Scholar, Portal Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) - (LILACS), PubMed, SciELO, Scopus, Web of Science, e Base de Dados de Teses e Dissertações. Foram utilizados os descritores: “child”, “speech sound disorder”, “language tests”, “verbal behavior”, “social communication disorder” e “observational studies as topic” e seus sinônimos. Os artigos selecionados atendiam aos seguintes critérios: amostra composta por crianças de 4 a 10 anos com Transtorno Fonológico e dentro do desenvolvimento padrão, apresentar avaliações da pragmática dessas crianças, e delineamento observacional. A análise dos artigos foi feita pela leitura na íntegra e os dados foram extraídos para a avaliação da qualidade metodológica e dos achados. Resultados: Foram encontrados seis artigos, sendo quatro nacionais e dois internacionais. Discussão: Cinco estudos demonstraram haver alterações pragmáticas em crianças com Transtorno Fonológico, enquanto um concluiu que não havia relação. Considerações finais: A presente revisão sistemática revelou que estudos evidenciam alterações pragmáticas em crianças com Transtorno Fonológico, especialmente acerca da inteligibilidade de fala e de como isso afeta as iniciativas de comunicação. Todavia, devido ao baixo número de estudos, são necessárias futuras pesquisas na temática para dados com evidências mais robustas.

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Biografia do Autor

Bárbara Giordani Cristofoli, Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre

Acadêmica do 4º semestre do curso de Fonoaudiologia da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA).

Lara Regina Nascimento Alves, Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre

Acadêmica do 4º semestre do curso de Fonoaudiologia da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA). 

Carolina Büttenbender, Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre

Acadêmica do 4º semestre do curso de Fonoaudiologia da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA). 

Emanuelle Baldassari Scotti, Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre

Acadêmica do 4º semestre do curso de Fonoaudiologia da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA). 

 

 

Alexandre do Nascimento Almeida, Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre

Professor da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), vinculado ao Departamento de Educação e Humanidades. Possui Doutorado em Letras (Linguística Aplicada) e Mestrado em Letras (Aquisição da Linguagem), ambos pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). É especialista em Gênero e Sexualidade pelo Instituto de Medicina Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e em Língua Inglesa pela Universidade La Salle (UNILASALLE). Integra o corpo docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino na Saúde (UFCSPA).

Letícia Pacheco Ribas, Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre

Fonoaudióloga, Doutora em Linguística Aplicada (PUCRS), Professora do Departamento de Fonoaudiologia da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA).

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Publicado

2023-12-18

Como Citar

Cristofoli, B. G., Alves, L. R. N., Büttenbender, C. ., Scotti, E. B., Almeida, A. do N., & Ribas, L. P. (2023). Alterações pragmáticas em crianças com Transtorno Fonológico: uma revisão sistemática. Distúrbios Da Comunicação, 35(3), e56381. https://doi.org/10.23925/2176-2724.2023v35i3e56381

Edição

Seção

Artigos