Perfil de egressos de um programa de pós-graduação em distúrbios da comunicação
DOI:
https://doi.org/10.23925/2176-2724.2022v34i2e56474Palavras-chave:
Estudante, Educação em Pós-Graduação, Fonoaudiologia, Capacitação Profissional, Ensino, EducaçãoResumo
Introdução: A avaliação de alunos egressos pela CAPES é parte de um dos eixos de avaliação dos programas de pós-graduação. Investigar a formação e atuação dos egressos de um Programa de Pós-Graduação em Distúrbios da Comunicação e desenvolver uma forma contínua de acompanhá-los poderá contribuir para uma melhor avaliação dos Programas. Objetivos: investigar o perfil do egresso de um programa de pós-graduação em distúrbios da comunicação e analisar a associação entre as áreas de formação, atuação e publicações. Método: estudo prospectivo realizado a partir das respostas do questionário eletrônico enviado por e-mail aos alunos egressos que concluíram o Mestrado, Doutorado e/ou Pós-Doutorado, no período de 2009 a 2018, no Programa de Pós-Graduação em Distúrbios da Comunicação Humana da UNIFESP. Resultados: a maioria dos egressos é do sexo feminino (97,3%) e predominam os egressos de origem do Estado de São Paulo (72%). 87,3% publicaram pelo menos 1 artigo em revista científica. 45,4% atuam na área de ensino, e, considerando os egressos do doutorado e do pós-doutorado, a maioria atua nas áreas de ensino (70,3% e 80%) e 85,4% atuam na área clínica. Conclusão: Os egressos são em sua maioria mulheres, oriundas do estado de São Paulo e publicaram artigos em revistas científicas e atuam profissionalmente na clínica. Quanto aos titulados doutores e que realizaram pós-doutorado, a maioria está inserida na área de ensino e pesquisa.
Downloads
Metrics
Referências
Giannini MJ. UNESP [Internet]. Pró-reitora de pesquisa defende análise sobre egressos da pós; 6 dez 2016 [citado 23 jul 2021]. Disponível em: https://www2.unesp.br/portal#!/noticia/24804/pro-reitora-de-pesquisa-defende-analise-sobre-egressos-da-pos/.
CAPES [Internet]. Relatório Técnico da Diretoria de Avaliação: Egressos da Pós-Graduação: Áreas Estratégicas; 2017 [citado 23 jul 2021]. Disponível em: https://www.gov.br/capes/pt-br/centrais-de-conteudo/19122018-cartilha-dav-egressos-pdf
Gonçalves MT, Fernandes BL, Santos JN, Ninno CQ, Britto DB. Trabalho, educação continuada e renda do profissional fonoaudiólogo atuante em audiologia. Revista CEFAC [Internet]. 2014 Dez [citado 23 jul 2021]; 16(6): 1775-82. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1982-0216201411213
Ferreira LP, Ferraz PR, Garcia AC, Falcão AR, Ragusa-Mouradian CA, Herrero E, Passos PS, Fichino SN. Fonoaudiólogos Doutores no Brasil: perfil da formação no período de 1976 a 2017. CoDAS [Internet]. 2019 [citado 23 jul 2021]; 31(5). Disponível em: https://doi.org/10.1590/2317-1782/20192018299
Gomes MH, Goldenberg P. Retrato quase sem retoques dos egressos dos programas de pós-graduação em Saúde Coletiva, 1998-2007. Ciência & Saúde Coletiva [Internet]. 2010 Jul [citado 23 jul 2021]; 15(4): 1989-2005. Disponível em: https://doi.org/10.1590/s1413-81232010000400014
Felli VE, Kurcgant P, Ciampone MH, Freitas GF, Oguisso T, Melleiro MM, Tronchin DM, Gaidzinski RR. Perfil de egressos da Pós-Graduação stricto sensu na área de Gerenciamento em Enfermagem da EEUSP. Revista da Escola de Enfermagem da USP [Internet]. 2011 Dez [citado 23 jul 2021]; 45(spe): 1566-73. Disponível em: https://doi.org/10.1590/s0080-62342011000700005
Engstrom EM, Hortale VA, Moreira CO. Trajetória profissional de egressos de Curso de Mestrado Profissional em Atenção Primária à Saúde no Município de Rio de Janeiro, Brasil: estudo avaliativo. Ciência & Saúde Coletiva [Internet]. 2020 Abr [citado 23 jul 2021]; 25(4): 1269-80. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1413-81232020254.30262019
CAPES [Internet]. CAPES Contribui para participação da mulher na ciência; 11 fev 2020 [citado 23 jul 2021]. Disponível em: https://www.gov.br/capes/pt-br/assuntos/noticias/capes-contribui-para-participacao-da-mulher-na-ciencia
Hortale VA, Moreira CO, Bochner R, Leal Md. Trajetória profissional de egressos de cursos de doutorado nas áreas da saúde e biociências. Revista de Saúde Pública [Internet]. 2014 Fev [citado 23 jul 2021]; 48(1): 1-9. Disponível em: https://doi.org/10.1590/s0034-8910.2014048004629
Brock L, Cunha E, Tavares JR, Gonçalves Jr I, Paola AA, Moisés V, Carvalho AC. Alunos de um programa de pós-graduação em cardiologia: são os resultados de quase 30 anos adequados? Arquivos Brasileiros de Cardiologia [Internet]. 2010 Abr [citado 23 jul 2021];94(4): 500-6. Disponível em: https://doi.org/10.1590/s0066-782x2010005000015
Marino VC, Gimeniz-Paschoal SR, Paura AC, Guida HL, Giacheti CM. Inserção de graduados em fonoaudiologia de uma universidade pública em programas de pós-graduação. Revista CEFAC [Internet]. 14 out 2011 [citado 23 jul 2021]; 14(1): 46-56. Disponível em: https://doi.org/10.1590/s1516-18462011005000110
Ortigoza SA, Poltroniéri LC, Machado LM. A atuação profissional dos egressos como importante dimensão no processo de avaliação de programas de pós-graduação. Sociedade & Natureza [Internet]. 2012 Ago [citado 23 jul 2021]; 24(2): 243-54. Disponível em: https://doi.org/10.1590/s1982-45132012000200006
Braga ME, Chiari BM, Goulart BN. Produção bibliográfica em artigos, livros e capítulos de livros de um programa de pós-graduação em fonoaudiologia: análise de indicadores bibliométricos. Distúrbios da Comunicação [Internet]. 10 mar 2014 [citado 23 jul 2021]; 26(1): 118-30. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/dic/article/view/14317
Ferreira LP, Ribas LT, Magrini AM, Diógenes BS, Ditscheiner ÉS, Cunha MC. Programa de estudos pós-graduados em fonoaudiologia da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Brasil: análise da produção de quatro décadas. Distúrbios da Comunicação [Internet]. 3 dez 2015 [citado 23 jul 2021];27(4):840-8. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/dic/article/view/23290
Souza RR, Lima MV, Correa AC. Influência da Concessão de Bolsa de Estudos na Produtividade Acadêmica dos Estudantes de Administração ao Nível Pós-Graduação Stricto Sensu no Brasil. In: XIV Colóquio Internacional de Gestão Universitária – CIGU – A Gestão do Conhecimento e os Novos Modelos de Universidade [Internet]; 3 a 5 dez 2014; Florianópolis. Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina; 2014 [citado 23 jul 2021]. p. 1-11. Disponível em: https://core.ac.uk/download/pdf/30408105.pdf
CAPES-CNPq. Portaria conjunta capes-cnpq n° 01/2010. Brasília-DF; 2010 p. 3-Seção 1
SBFa [Internet]. História da Especialidade da Disfagia e a Emergência do Departamento de Disfagia na SBFa; 2017 [citado 23 jul 2021]. Disponível em: https://www.sbfa.org.br/portal2017/themes/2017/departamentos/artigos/resolucoes_22.pdf
Diário Oficial da União 29/06/2007, 2007. Salário Mínimo 2007 - LEI Nº 11.498. Brasília-DF.
Pereira AC. Fonoaudiologia e história oral: uma narrativa sobre uma profissão construída por mulheres. 1999. [citado 02 abr 2022] 185 f. Dissertação (Mestrado em Fonoaudiologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 1999. Disponível em: https://sapientia.pucsp.br/handle/handle/12179
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Claudia Michelle Oliveira dos Santos, Brasília Maria Chiari
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.