Perfil de egressos de um programa de pós-graduação em distúrbios da comunicação

Autores

  • Claudia Michelle Oliveira dos Santos Universidade Federal de São Paulo https://orcid.org/0000-0002-0290-5351
  • Brasília Maria Chiari Universidade Federal de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-2724.2022v34i2e56474

Palavras-chave:

Estudante, Educação em Pós-Graduação, Fonoaudiologia, Capacitação Profissional, Ensino, Educação

Resumo

Introdução: A avaliação de alunos egressos pela CAPES é parte de um dos eixos de avaliação dos programas de pós-graduação. Investigar a formação e atuação dos egressos de um Programa de Pós-Graduação em Distúrbios da Comunicação e desenvolver uma forma contínua de acompanhá-los poderá contribuir para uma melhor avaliação dos Programas. Objetivos: investigar o perfil do egresso de um programa de pós-graduação em distúrbios da comunicação e analisar a associação entre as áreas de formação, atuação e publicações. Método: estudo prospectivo realizado a partir das respostas do questionário eletrônico enviado por e-mail aos alunos egressos que concluíram o Mestrado, Doutorado e/ou Pós-Doutorado, no período de 2009 a 2018, no Programa de Pós-Graduação em Distúrbios da Comunicação Humana da UNIFESP. Resultados: a maioria dos egressos é do sexo feminino (97,3%) e predominam os egressos de origem do Estado de São Paulo (72%). 87,3% publicaram pelo menos 1 artigo em revista científica. 45,4% atuam na área de ensino, e, considerando os egressos do doutorado e do pós-doutorado, a maioria atua nas áreas de ensino (70,3% e 80%) e 85,4% atuam na área clínica. Conclusão: Os egressos são em sua maioria mulheres, oriundas do estado de São Paulo e publicaram artigos em revistas científicas e atuam profissionalmente na clínica. Quanto aos titulados doutores e que realizaram pós-doutorado, a maioria está inserida na área de ensino e pesquisa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Referências

Giannini MJ. UNESP [Internet]. Pró-reitora de pesquisa defende análise sobre egressos da pós; 6 dez 2016 [citado 23 jul 2021]. Disponível em: https://www2.unesp.br/portal#!/noticia/24804/pro-reitora-de-pesquisa-defende-analise-sobre-egressos-da-pos/.

CAPES [Internet]. Relatório Técnico da Diretoria de Avaliação: Egressos da Pós-Graduação: Áreas Estratégicas; 2017 [citado 23 jul 2021]. Disponível em: https://www.gov.br/capes/pt-br/centrais-de-conteudo/19122018-cartilha-dav-egressos-pdf

Gonçalves MT, Fernandes BL, Santos JN, Ninno CQ, Britto DB. Trabalho, educação continuada e renda do profissional fonoaudiólogo atuante em audiologia. Revista CEFAC [Internet]. 2014 Dez [citado 23 jul 2021]; 16(6): 1775-82. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1982-0216201411213

Ferreira LP, Ferraz PR, Garcia AC, Falcão AR, Ragusa-Mouradian CA, Herrero E, Passos PS, Fichino SN. Fonoaudiólogos Doutores no Brasil: perfil da formação no período de 1976 a 2017. CoDAS [Internet]. 2019 [citado 23 jul 2021]; 31(5). Disponível em: https://doi.org/10.1590/2317-1782/20192018299

Gomes MH, Goldenberg P. Retrato quase sem retoques dos egressos dos programas de pós-graduação em Saúde Coletiva, 1998-2007. Ciência & Saúde Coletiva [Internet]. 2010 Jul [citado 23 jul 2021]; 15(4): 1989-2005. Disponível em: https://doi.org/10.1590/s1413-81232010000400014

Felli VE, Kurcgant P, Ciampone MH, Freitas GF, Oguisso T, Melleiro MM, Tronchin DM, Gaidzinski RR. Perfil de egressos da Pós-Graduação stricto sensu na área de Gerenciamento em Enfermagem da EEUSP. Revista da Escola de Enfermagem da USP [Internet]. 2011 Dez [citado 23 jul 2021]; 45(spe): 1566-73. Disponível em: https://doi.org/10.1590/s0080-62342011000700005

Engstrom EM, Hortale VA, Moreira CO. Trajetória profissional de egressos de Curso de Mestrado Profissional em Atenção Primária à Saúde no Município de Rio de Janeiro, Brasil: estudo avaliativo. Ciência & Saúde Coletiva [Internet]. 2020 Abr [citado 23 jul 2021]; 25(4): 1269-80. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1413-81232020254.30262019

CAPES [Internet]. CAPES Contribui para participação da mulher na ciência; 11 fev 2020 [citado 23 jul 2021]. Disponível em: https://www.gov.br/capes/pt-br/assuntos/noticias/capes-contribui-para-participacao-da-mulher-na-ciencia

Hortale VA, Moreira CO, Bochner R, Leal Md. Trajetória profissional de egressos de cursos de doutorado nas áreas da saúde e biociências. Revista de Saúde Pública [Internet]. 2014 Fev [citado 23 jul 2021]; 48(1): 1-9. Disponível em: https://doi.org/10.1590/s0034-8910.2014048004629

Brock L, Cunha E, Tavares JR, Gonçalves Jr I, Paola AA, Moisés V, Carvalho AC. Alunos de um programa de pós-graduação em cardiologia: são os resultados de quase 30 anos adequados? Arquivos Brasileiros de Cardiologia [Internet]. 2010 Abr [citado 23 jul 2021];94(4): 500-6. Disponível em: https://doi.org/10.1590/s0066-782x2010005000015

Marino VC, Gimeniz-Paschoal SR, Paura AC, Guida HL, Giacheti CM. Inserção de graduados em fonoaudiologia de uma universidade pública em programas de pós-graduação. Revista CEFAC [Internet]. 14 out 2011 [citado 23 jul 2021]; 14(1): 46-56. Disponível em: https://doi.org/10.1590/s1516-18462011005000110

Ortigoza SA, Poltroniéri LC, Machado LM. A atuação profissional dos egressos como importante dimensão no processo de avaliação de programas de pós-graduação. Sociedade & Natureza [Internet]. 2012 Ago [citado 23 jul 2021]; 24(2): 243-54. Disponível em: https://doi.org/10.1590/s1982-45132012000200006

Braga ME, Chiari BM, Goulart BN. Produção bibliográfica em artigos, livros e capítulos de livros de um programa de pós-graduação em fonoaudiologia: análise de indicadores bibliométricos. Distúrbios da Comunicação [Internet]. 10 mar 2014 [citado 23 jul 2021]; 26(1): 118-30. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/dic/article/view/14317

Ferreira LP, Ribas LT, Magrini AM, Diógenes BS, Ditscheiner ÉS, Cunha MC. Programa de estudos pós-graduados em fonoaudiologia da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Brasil: análise da produção de quatro décadas. Distúrbios da Comunicação [Internet]. 3 dez 2015 [citado 23 jul 2021];27(4):840-8. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/dic/article/view/23290

Souza RR, Lima MV, Correa AC. Influência da Concessão de Bolsa de Estudos na Produtividade Acadêmica dos Estudantes de Administração ao Nível Pós-Graduação Stricto Sensu no Brasil. In: XIV Colóquio Internacional de Gestão Universitária – CIGU – A Gestão do Conhecimento e os Novos Modelos de Universidade [Internet]; 3 a 5 dez 2014; Florianópolis. Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina; 2014 [citado 23 jul 2021]. p. 1-11. Disponível em: https://core.ac.uk/download/pdf/30408105.pdf

CAPES-CNPq. Portaria conjunta capes-cnpq n° 01/2010. Brasília-DF; 2010 p. 3-Seção 1

SBFa [Internet]. História da Especialidade da Disfagia e a Emergência do Departamento de Disfagia na SBFa; 2017 [citado 23 jul 2021]. Disponível em: https://www.sbfa.org.br/portal2017/themes/2017/departamentos/artigos/resolucoes_22.pdf

Diário Oficial da União 29/06/2007, 2007. Salário Mínimo 2007 - LEI Nº 11.498. Brasília-DF.

Pereira AC. Fonoaudiologia e história oral: uma narrativa sobre uma profissão construída por mulheres. 1999. [citado 02 abr 2022] 185 f. Dissertação (Mestrado em Fonoaudiologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 1999. Disponível em: https://sapientia.pucsp.br/handle/handle/12179

Publicado

2022-08-01

Edição

Seção

Artigos