Programas de educação em saúde em escolas para adolescentes

revisão integrativa da literatura

Autores

  • Bianca Caseiro Antonelli Faculdade de Odontologia de Bauru - Universidade de São Paulo https://orcid.org/0000-0002-3712-298X
  • Lucas Ferreira Néri Faculdade de Odontologia de Bauru - Universidade de São Paulo
  • Jéssica Aparecida de Brito Faculdade de Odontologia de Bauru - Universidade de São Paulo
  • Sara Ruth Barroso do Vale Faculdade de Odontologia de Bauru - Universidade de São Paulo https://orcid.org/0000-0002-3688-4157
  • Luciana Paula Maximino Faculdade de Odontologia de Bauru - Universidade de São Paulo https://orcid.org/0000-0003-3949-4426
  • Chao Lung Wen Faculdade de Medicina - Universidade de São Paulo
  • Wanderleia Quinhoneiro Blasca Faculdade de Odontologia de Bauru - Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-2724.2023v35i1e57887

Palavras-chave:

Educação em Saúde, Saúde do Adolescente, Serviços de Saúde Escolar, Promoção da Saúde, Saúde Pública

Resumo

Introdução: Projetos de educação em saúde em escolas possibilitam a criação de oportunidades e transformação da realidade, em que os alunos tornam-se disseminadores do conhecimento para a comunidade. Objetivo: Analisar programas de educação em saúde para jovens em escolas, a fim de verificar o uso de tecnologias de informação e comunicação como estratégias para as intervenções. Método: Foi realizada uma Revisão Integrativa da literatura. As buscas foram realizadas nas bases de dados PubMed, LILACS, Scopus e Embase, considerando os últimos 10 anos. Resultados: A amostra final contemplou 27 estudos. Diferentes tipos de estratégias e recursos foram utilizados, algumas envolvendo tecnologia de informação e comunicação, outras não. Dentre estes recursos, os mais utilizados foram projeção audiovisual presente em 13 artigos, e discussão e diálogo, presentes em 16 artigos. Em relação à avaliação dos programas, 26 artigos descreveram os resultados, em 23 casos os resultados foram positivos, e em três casos os resultados foram regulares. Conclusão: Este estudo demonstrou que são inúmeras as estratégias e recursos utilizados no desenvolvimento de um projeto de educação em saúde eficaz. Nos estudos desenvolvidos no Brasil, houve predominância da utilização de recursos tecnológicos, como o uso de tutores eletrônicos para atividades à distância.

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Biografia do Autor

Bianca Caseiro Antonelli, Faculdade de Odontologia de Bauru - Universidade de São Paulo

Bacharela em Design (2018) pela FIB - Faculdades Integradas de Bauru.

Mestra em Ciências (2021) - Faculdade de Odontologia de Bauru da Universidade de São Paulo

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Fonoaudiologia da Faculdade de Odontologia de Bauru da Universidade de São Paulo

Lucas Ferreira Néri, Faculdade de Odontologia de Bauru - Universidade de São Paulo

Bacharel em Design pela “FIB - Faculdades Integradas de Bauru”

Mestrando no programa de Fonoaudiologia da FOB/USP - Faculdade de Odontologia de Bauru em Distúrbios da Comunicação

Áreas de Atuação: Design de Produto/Industrial, Saúde, Fonoaudiologia, Manufatura Aditiva e Simulação

Jéssica Aparecida de Brito, Faculdade de Odontologia de Bauru - Universidade de São Paulo

Atualmente acadêmica de Fonoaudiologia da Faculdade de Odontologia de Bauru da Universidade São Paulo

Sara Ruth Barroso do Vale, Faculdade de Odontologia de Bauru - Universidade de São Paulo

Graduada em Fonoaudiologia pela Faculdade de Odontologia de Bauru da Universidade São Paulo

Luciana Paula Maximino, Faculdade de Odontologia de Bauru - Universidade de São Paulo

Graduada em Fonoaudiologia pela Faculdade de Odontologia de Bauru-USP;

Mestrado em Educação - Distúrbios da Comunicação pela PUC-SP;

Doutorado em Ciências Biológicas, área de Genética Humana e Médica, pelo Instituto de Biociências da UNESP – Botucatu;

Livre docente pela FOB-USP;

Professora Associada do Departamento de Fonoaudiologia da USP exercendo atividades na graduação e pós-graduação;

Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Fonoaudiologia da Faculdade de Odontologia de Bauru da USP e do Programa de Ciências da Reabilitação do Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais da USP;

Pesquisadora Associada do Setor de Genética Clínica do Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais da USP;

Atua nas linhas de Pesquisa Processos e Distúrbios da Linguagem, Prevenção e Genética e Telessaúde.

Chao Lung Wen, Faculdade de Medicina - Universidade de São Paulo

Professor Associado da USP.

Chefe da Disciplina de Telemedicina do Departamento de Patologia FMUSP.

Líder do Grupo de Pesquisa USP em Telemedicina, Educação Digital e Saúde Conectada (CNPq/ MCTI).

Membro da Câmara Técnica de Informática em Saúde e da Comissão de Análise da Resolução de Telemedicina (2227/2018) do Conselho Federal de Medicina.

Orientador em nivel de doutorado pelo programa da Pós-Graduação da Patologia - FMUSP

Foi Coordenador no Núcleo Estadual São Paulo do Programa Telessaúde Brasil Redes do Ministério da Saúde (2007 – 2013).

Foi membro fundador (2002) e Presidente do Conselho Brasileiro de Telemedicina e Telessaúde (CBTms 2006 – 2013), atual ABTms.

Foi Responsável Executivo do Projeto de Telemedicina “Estação Digital Médica – Estratégia de Implementação e Ampliação da Telemedicina no Brasil”, do Programa Institutos do Milênio, CNPq/MCTI (2005 – 2008).

Wanderleia Quinhoneiro Blasca, Faculdade de Odontologia de Bauru - Universidade de São Paulo

Graduação em Fonoaudiologia pela Universidade do Sagrado Coração

Mestrado em Distúrbios da Comunicação pela PUC-SP

Doutorado em Distúrbios da Comunicação pelo HRAC/USP

Professora Titular do Departamento de Fonoaudiologia da FOB/USP

Tutora do Programa de Educação Tutorial em Fonoaudiologia da FOB/USP

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Publicado

2023-06-01

Como Citar

Antonelli, B. C., Néri, L. F., Brito, J. A. de, Vale, S. R. B. do, Maximino, L. P., Wen, C. L., & Blasca, W. Q. (2023). Programas de educação em saúde em escolas para adolescentes: revisão integrativa da literatura. Distúrbios Da Comunicação, 35(1), e57887. https://doi.org/10.23925/2176-2724.2023v35i1e57887

Edição

Seção

Artigos