Programas de educação em saúde em escolas para adolescentes
revisão integrativa da literatura
DOI:
https://doi.org/10.23925/2176-2724.2023v35i1e57887Palavras-chave:
Educação em Saúde, Saúde do Adolescente, Serviços de Saúde Escolar, Promoção da Saúde, Saúde PúblicaResumo
Introdução: Projetos de educação em saúde em escolas possibilitam a criação de oportunidades e transformação da realidade, em que os alunos tornam-se disseminadores do conhecimento para a comunidade. Objetivo: Analisar programas de educação em saúde para jovens em escolas, a fim de verificar o uso de tecnologias de informação e comunicação como estratégias para as intervenções. Método: Foi realizada uma Revisão Integrativa da literatura. As buscas foram realizadas nas bases de dados PubMed, LILACS, Scopus e Embase, considerando os últimos 10 anos. Resultados: A amostra final contemplou 27 estudos. Diferentes tipos de estratégias e recursos foram utilizados, algumas envolvendo tecnologia de informação e comunicação, outras não. Dentre estes recursos, os mais utilizados foram projeção audiovisual presente em 13 artigos, e discussão e diálogo, presentes em 16 artigos. Em relação à avaliação dos programas, 26 artigos descreveram os resultados, em 23 casos os resultados foram positivos, e em três casos os resultados foram regulares. Conclusão: Este estudo demonstrou que são inúmeras as estratégias e recursos utilizados no desenvolvimento de um projeto de educação em saúde eficaz. Nos estudos desenvolvidos no Brasil, houve predominância da utilização de recursos tecnológicos, como o uso de tutores eletrônicos para atividades à distância.
Downloads
Metrics
Referências
Ministério da Saúde (BR). Secretaria-Executiva. Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde. Glossário temático: gestão do trabalho e da educação na saúde. 2. ed. Brasília : Ministério da Saúde; 2013 [10 Mar 2021]. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/glossario_tematico_gestao_trabalho_educacao_saude_2ed.pdf
Machado MFAS, Monteiro EMLM, Queiroz DT, Vieira NFC, Barroso MGT. Integralidade, formação de saúde, educação em saúde e as propostas do SUS: uma revisão conceitual. Cien Saude Colet. 2007; 12(2): 335-42. https://doi.org/10.1590/S1413-81232007000200009
Marto JP, Borbinha C, Filipe R, Calado S, Viana-Baptista M. Impact of stroke education on middle school students and their parents: A cluster randomized trial. Int J Stroke. 2017; 12(4),401-11. https://doi.org/10.1177/1747493016677980
Corrêa CC, Freire T, Zabeu JS, Martins A, Ferreira R, Francisconi PAS et al. Teleducation about Cleft Lip and Palate: An Interdisciplinary Approach in the Promotion of Health. Int Arch Otorhinolaryngol. 2015; 19(2),106-11. https://doi.org/10.1055/s-0034-1544114
Maiti S, Chatterjee K, Ali KM, Jana K, Bera TK, Ghosh D. Evaluation of the Health Awareness Package for the Improvement of Knowledge, Attitudes and Practices (KAP) of Secondary School Students at Rural Areas of Paschim Medinipur, West Bengal. Indian J Public Health Res Dev. 2012; 3(4),41-6. http://www.ijphrd.com/scripts/IJPHRD%20Oct-Dec%202012.pdf
Amano T, Yokota C, Sakamoto Y, Shigehatake Y, Inoue Y, Ishigami A et al. Stroke Education Program of Act FAST for Junior High School Students and Their Parents. J Stroke Cerebrovasc Dis. 2014; 23(5),1040-5. https://doi.org/10.1016/j.jstrokecerebrovasdis.2013.08.021
Broome ME. Integrative literature reviews for the development of concepts. In: Rodgers BL, Knafl KA, editors. Concept development in nursing: foundations, techniques and applications. 2ª ed. W.B. Saunders Company; 2000. p. 231-50. https://www.researchgate.net/publication/238248432_Integrative_literature_reviews_for_the_development_of_concepts
Moher D, Liberati A, Tetzlaff J, Altman DG, The PRISMA Group. Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses: The PRISMA Statement. PLoS Med. 2009; 6(7),e1000097. https://doi.org/10.1371/journal.pmed.1000097
Galvão TF, Pereira MG. Revisões sistemáticas da literatura: passos para sua elaboração. Epidemiol Serv Saude. 2014; 23(1),183-4. http://scielo.iec.gov.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1679-49742014000100018&lng=pt&tlng=pt.
Silva CHF, Dantas ES, Carneiro SV, Melo EAC. Avaliação dos Efeitos da Educação em Saúde sobre o Conhecimento e Comportamento de Higiene Bucal de Escolares. Rev. bras. ciênc. saúde. 2019; 23(2), 209-16. https://doi.org/10.22478/ufpb.2317-6032.2019v23n2.34466
Oliveira LF, Corrêa CC, Vieira MMRM, Blasca WQ, Brasolotto AG. Intervenção fonoaudiológica por meio da teleducação sobre a muda vocal e hábitos vocais. Audiol, Commun Res. 2018; 23,e1899. https://doi.org/10.1590/2317-6431-2017-1899
Blasca WQ, Oliveira JRM, Falsetti APM, Piccino MTRF, Corrêa C de C. Análise das atitudes sociais e motivacionais dos estudantes após capacitação em saúde auditiva. Audiol, Commun Res. 2017; 22,e1750. https://doi.org/10.1590/2317-6431-2016-1750
Gomes RMV, Câmara VM, Souza DPO (2016). Modificação do conhecimento sobre acidentes de trabalho entre escolares residentes de uma área impactada por aterro sanitário. Rev Bras Epidemiol. 2016; 19(3),632-44. https://doi.org/10.1590/1980-5497201600030013
Ribeiro CPS, Martins MC, Gubert FA, Almeida NMGS, Silva DMA, Afonso LR. Percepção de adolescentes escolares sobre transformações corporais, gravidez e caderneta de saúde do adolescente. Rev Cubana Enferm. 2016; 32(1). http://www.revenfermeria.sld.cu/index.php/enf/article/view/950/149
Santana BA, Alvarenga KF, Cruz PC, Quadros IA, Jacob-Corteletti LCB. Prevenção da perda auditiva no contexto escolar frente ao ruído de lazer. Audiol., Commun. Res.. 2016; 21,e1641. https://doi.org/10.1590/2317-6431-2015-1641
Oliveira E, Soares CB, Silva JA. Pesquisa-ação emancipatória com jovens escolares: relato de experiência. Rev Gaucha Enferm. 2016; 37(3),e62059. https://doi.org/10.1590/1983-1447.2016.03.62059
Maximino LP, Picolini-Pereira MM, Carvalho JLB. Telegenetics: application of a tele-education program in genetic syndromes for Brazilian students. J Appl Oral Sci. 2014; 22(6),477-83. https://doi.org/10.1590/1678-775720130311
Toassa EC, Leal GVS, Wen CL, Philippi ST. Recreational activities in the nutritional guidance of adolescents in the Young Doctor Project. Nutrire Rev. Soc. Bras. Aliment. Nutr. 2010; 35(3),17-27.
Corrêa CC, Silva RA, Barros GT, Pardo-Fanton CS, Blasca WQ. Promoção da Saúde Auditiva baseada na Dinâmica do Projeto Jovem Doutor. Distúrb Comum. 2015; 27(2),268-80.
Yamaguchi S, Ojio Y, Foo JC, Michigami E, Usami S, Fuyama T et al. A quasi-cluster randomized controlled trial of a classroom-based mental health literacy educational intervention to promote knowledge and help-seeking/helping behavior in adolescents. J Adolesc. 2020; 82,58-66. https://doi.org/10.1016/j.adolescence.2020.05.002
Komolafe MA, Olorunmoteni OE, Fehintola FO. Effect of Health Education on Level of Awareness and Knowledge of Nigerian In-School adolescents on Stroke and Its Risk Factors. J Stroke Cerebrovasc Dis. 2020; 29(5),104757. https://doi.org/10.1016/j.jstrokecerebrovasdis.2020.104757
Soto-Perez-de-Celis E, Smith DD, Rojo-Castillo MP, Hurria A, Pavas-Vivas AM, Gitler-Weingarten R et al. Implementation of a School-Based Educational Program to Increase Breast Cancer Awareness and Promote Intergenerational Transmission of Knowledge in a Rural Mexican Community. Oncologist. 2017; 22,1249-56. https://doi.org/10.1634/theoncologist.2017-0063
Ojio Y, Yonehara H, Taneichi S, Yamasaki S, Ando S, Togo F et al. In-school mental health literacy. Psychiatry Clin Neurosci. 2015; 69(9),572-9. https://doi.org/10.1111/pcn.12320
Ghrayeb FAW, Rusli MA, Rifai AA, Ismail MI (2013). Effectiveness of Nutrition Education Intervention among High School Students in Tarqumia, Palestine. Pak J Nutr. 2013; 12(8),787-92. https://doi.org/10.3923/pjn.2013.787.792
Madeni F, Horiuchi S, Iida M. Evaluation of a reproductive health awareness program for adolescence in urban Tanzania-A quasi-experimental pre-test post-test research. Reprod Health. 2011; 8(21). https://doi.org/10.1186/1742-4755-8-21
Radhika NML, Gunathilaka N, Udayanga L, Kasturiratne A, Abeyewickreme W. Level of Awareness of Dengue Disease among School Children in Gampaha District, Sri Lanka, and Effect of School-Based Health Education Programmes on Improving Knowledge and Practices. Biomed Res Int. 2019; 2019,3092073. https://doi.org/10.1155/2019/3092073
Morrill AM, Abel CA, Januszweski M, Chamberlain B. Community education by advanced pharmacy practice experience students: Increasing electronic cigarette awareness amongst teens. Curr Pharm Teach Learn. 2017; 9(6),1147-50. https://doi.org/10.1016/j.cptl.2017.07.022
Ngadimon IW, Islahudin F, Mohamed Shah N, Hatah EMd, Makmor-Bakry M. Improving shared decision-making in adolescents through antibiotic education. Int J Clin Pharm. 2017; 39(1),120-5 https://doi.org/10.1007/s11096-016-0407-1
Shahapur RP, Shahapur PR. EVALUATION OF ORAL HEALTH EDUCATION INTERVENTION ON ORAL HYGIENE STATUS AMONG HIGH SCHOOL STUDENTS. Int J Pharma Bio Sci. 2013; 4(2),39-44. https://www.academia.edu/13970599/EVALUATION_OF_ORAL_HEALTH_EDUCATION_INTERVENTION_ON_ORAL_HYGIENE_STATUS_AMONG_HIGH_SCHOOL_STUDENTS
Azevedo M-M, Pinheiro C, Yaphe J, Baltazar F. Assessing the Impact of a School Intervention to Promote Students’ Knowledge and Practices on Correct Antibiotic Use. Int J Environ Res Public Health. 2013; 10(7),2920-31. https://doi.org/10.3390/ijerph10072920
Padhyegurjar MS, Padhyegurjar SB. INTERVENTIONAL STUDY OF IMMEDIATE AND LONG TERM CHANGES IN HIV/AIDS KNOWLEDGE AND ATTITUDE AMONG SCHOOL STUDENTS IN AN URBAN SLUM IN MUMBAI. Indian J Community Health. 2012; 24(1),9-14. https://www.iapsmupuk.org/journal/index.php/IJCH/article/view/210
Shenoy RP, Sequeira PS. Effectiveness of a school dental education program in improving oral health knowledge and oral hygiene practices and status of 12- to 13-year-old school children. Indian J Dent Res.. 2010; 21(2),253-9. https://www.ijdr.in/article.asp?issn=0970-9290;year=2010;volume=21;issue=2;spage=253;epage=259;aulast=Shenoy
Morosini MV, Fonseca AFF, Pereira IB. Educação em Saúde. In: Pereira IB, Lima JCF, organizators. Dicionário da educação profissional em saúde. 2ª ed. Rio de Janeiro: EPSJV; 2008. p.155-56. https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/25955
Freire LAM. Educação em saúde com adolescentes: uma análise sob a perspectiva de Paulo Freire [dissertação]. Belo Horizonte (MG): Universidade Federal de Minas Gerais; 2011.
Wen CL. Telemedicina e Telessaúde: Inovação e Sustentabilidade. In: Mathias I, Monteiro A, organizators. Gold book [recurso eletrônico]: inovação tecnológica em educação e saúde. Dados eletrônicos. Rio de Janeiro: EdUERJ; 2012. p. 86-104. http://www.telessaude.uerj.br/resource/goldbook/pdf/5.pdf.
Ministério da Saúde (BR). Painel de Adesões [Internet]. Brasília: Secretaria de Atenção Primária à Saúde - SAPS; [acesso em: 2022 Mar 17]. Disponível em: https://sisaps.saude.gov.br/pse/relatorio
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Bianca Caseiro Antonelli, Lucas Ferreira Néri, Jéssica Aparecida de Brito, Sara Ruth Barroso do Vale, Luciana Paula Maximino, Chao Lung Wen, Wanderleia Quinhoneiro Blasca
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.