Adaptação de fórmula de nivelamento de livros infantis para o português brasileiro

resultados preliminares

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-2724.2022v34i4e58367

Palavras-chave:

Compreensão, Leitura, Redação, Criança, Narração, Intervenção Precoce na escola

Resumo

Introdução: Práticas para o ensino da leitura no Brasil podem ser representadas pela adaptação e validação de um instrumento de nivelamento de livros infantis já comprovadamente eficaz em outra língua e cultura. Objetivo: O presente estudo visa adaptar a fórmula de Hatcher para nivelar livros infantis para o uso no português brasileiro, disponibilizando-a como instrumento de trabalho aos profissionais de diferentes áreas no que concerne à seleção de livros adequados à idade e à etapa em que se encontram os leitores iniciantes em seus primeiros anos de alfabetização no Brasil. Método: A pesquisa seguirá as seguintes etapas para adaptação da fórmula de nivelamento de livros infantis: (1) tradução da fórmula do idioma de origem para o idioma-alvo, isto é, do Inglês para o português; (2) síntese das versões traduzidas; (3) avaliação da síntese por juízes experts; (4) avaliação da fórmula pelo público-alvo, considerados aqui professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental; (5) tradução reversa do instrumento. Resultados: A fórmula traduzida de Nivelamento de Livros Infantis apresentou 72% de coeficiente de validade de conteúdo, em relação à clareza, e 80% de pertinência prática, demonstrando ser um documento útil, de fácil aplicação e adequado aos profissionais da área da saúde e da educação que poderão avaliar e nivelar os livros antes de indicá-los a leitores iniciantes. Espera-se, em estudos posteriores, realizar a aplicabilidade desta fórmula para facilitar o trabalho na seleção de títulos indicados ao público-alvo.

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Biografia do Autor

Helena Ferro Blasi, Universidade Federal de Santa Catarina

Graduação em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Catarina (1984), Graduação em Fonoaudiologia pelo Centro Universitário Sagrado Coração (1992).  Mestrado em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina (1998), Doutorado em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina (2006), Pós-Doutorado pela Universidade de Oxford - UK (2016-2017). 

Leia Gonçalves Gurgel, Universidade Federal de Santa Catarina

Fonoaudióloga formada pela Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre. Mestre e Doutora pelo Programa de Pós-graduação em Ciências da Saúde na UFCSPA. Pós-Doutorado em Área interdisciplinar (UFCSPA/ CAPES). Especialista em Linguagem, Voz e Motricidade Orofacial pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia (CFFa), Especialista em Neuropsicopedagogia. Pesquisadora no Laboratório de Pesquisa em Avaliação Psicológica da UFCSPA e do grupo NUPES da UFSC.

Luciane Mari Deschamps, Universidade Federal de Santa Catarina

Graduada em Letras, Língua e Literatura Portuguesa e Espanhola pela UFSC. Pós-graduação em Psicopedagogia pela UNISUL. Graduada em Fonoaudiologia pela UFSC.

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Publicado

2023-06-14

Como Citar

Blasi, H. F. ., Gurgel, L. G. ., & Deschamps, L. M. (2023). Adaptação de fórmula de nivelamento de livros infantis para o português brasileiro: resultados preliminares. Distúrbios Da Comunicação, 34(4), e58367. https://doi.org/10.23925/2176-2724.2022v34i4e58367

Edição

Seção

Artigos