Comunicação social no transtorno do espectro autista
adolescentes no contexto teatral
DOI:
https://doi.org/10.23925/2176-2724.2023v35i2e58624Palavras-chave:
Transtorno do Espectro Autista, Desenvolvimento da Linguagem, Comunicação Social, AdolescenteResumo
Introdução: O transtorno do espectro autista (TEA) é caracterizado por prejuízos persistentes na comunicação e interação social e por padrões restritos de interesses e de atividades. As manifestações do quadro são presentes em níveis variáveis entre indivíduos e podem ser evidenciadas à medida que as demandas sociais excedem o limite de suas habilidades. A hipótese é de que a exposição à atividade teatral geraria impactos na comunicação social. Objetivo: Comparar o desempenho em aspectos sociais e de linguagem antes e após realização de atividade teatral em um grupo de adolescentes com TEA. Método: Participaram do estudo 12 indivíduos com diagnóstico multidisciplinar de TEA com média de 16,1 anos de idade, todos com comunicação predominantemente verbal, inseridos em atividade pedagógicas e/ou ocupacionais com frequência de participação na atividade teatral de pelo menos 75%. Foram avaliados pré e pós-atividade teatral os aspectos de compreensão verbal, realização de inferência e memória a partir do reconto de uma história e as respostas diante de um texto curto em formato de piada. Esses dados foram relacionados a variáveis de nível de inteligência e de habilidades adaptativas. Resultados: Houve relação entre desempenho em habilidades de linguagem e aspectos cognitivos e de habilidades adaptativas e essas relações mantiveram-se positivas pré e pós-atividade proposta. Conclusão: A hipótese inicial foi parcialmente confirmada e os resultados sugerem tendência de melhora da comunicação social nesse contexto.
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