Validação do conteúdo de um protocolo de avaliação da motricidade orofacial em lactentes

Autores

  • Ana Cristina Kirschner Klitzke Universidade do Vale do Itajaí
  • Síntia Carolini Chitz Universidade do Vale do Itajaí
  • Mara Keli Christmann Universidade do Vale do Itajaí
  • Marileda Catelam Tomé Andrews University
  • Graziela Liebel Universidade do Vale do Itajaí

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-2724.2023v35i3e59104

Palavras-chave:

Sistema estomatognático, Lactente, Comportamento alimentar, Protocolos Clínicos

Resumo

Introdução: Muitos estudos têm se dedicado a compreender melhor a dinâmica da avaliação das estruturas e funções estomatognáticas de lactentes; até a presente pesquisa não foram encontrados estudos específicos para essa faixa etária, até recentemente. Objetivo: Validar o conteúdo de um instrumento fonoaudiológico de avaliação da motricidade orofacial para lactentes na faixa etária de um mês a dois anos. Metodologia: Foi elaborado o instrumento para “avaliação fonoaudiológica da motricidade orofacial de lactentes de um mês a dois anos” a partir dos dados obtidos na literatura. A validação do conteúdo do instrumento se deu por meio da avaliação de quatro juízes para clareza dos itens propostos no protocolo e da representatividade dos mesmos no processo de validação do conteúdo. Os juízes classificaram cada item quanto à clareza, a partir de uma escala tipo Likert de quatro pontos, sendo: (4) muito claro, (3) claro, (2) pouco claro, (1) sem clareza, com o propósito de realizar a validação do conteúdo por meio da aplicação da equação do Índice de Validação do Conteúdo (IVC). Resultados: O protocolo desenvolvido possui 8 itens e uma breve anamnese: Hábitos Orais; Avaliação Estrutural; Respiração; Voz; Avaliação Funcional; Alimentação e Deglutição - líquidos e alimentos em pedaços; Diagnóstico Fonoaudiológico. A etapa seguinte contou com a análise da representatividade e para clareza dos itens do protocolo pelos juízes, e após a segunda análise, a validação do conteúdo resultou na permanência dos 8 itens com Índice de Validade de Conteúdo total de 100%. Conclusão: O conteúdo do protocolo foi considerado válido para uso na avaliação do público-alvo, comprovado por profissionais com experiência na área. A versão final do Protocolo de avaliação fonoaudiológica da motricidade orofacial de bebês foi finalizada com 8 itens de avaliação.

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Biografia do Autor

Ana Cristina Kirschner Klitzke, Universidade do Vale do Itajaí

Acadêmica do Curso de Fonoaudiologia, Universidade do Vale do Itajaí – UNIVALI – (SC), Brasil

Síntia Carolini Chitz, Universidade do Vale do Itajaí

Acadêmica do Curso de Fonoaudiologia, Universidade do Vale do Itajaí – UNIVALI – (SC), Brasil

Mara Keli Christmann, Universidade do Vale do Itajaí

Docente do Curso de Fonoaudiologia, Universidade do Vale do Itajaí – UNIVALI – (SC) e docente do curso de Fonoaudiologia da Faculdade IELUSC (SC), Brasil

Marileda Catelam Tomé, Andrews University

Docente School of Communication Sciences and Disorders College of Health and Human Services - Andrews University

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Publicado

2023-12-18

Como Citar

Klitzke, A. C. K., Chitz, S. C., Christmann, M. K., Tomé, M. C., & Liebel, G. (2023). Validação do conteúdo de um protocolo de avaliação da motricidade orofacial em lactentes. Distúrbios Da Comunicação, 35(3), e59104. https://doi.org/10.23925/2176-2724.2023v35i3e59104

Edição

Seção

Artigos