Desempenho de pré-escolares em vocabulário e habilidades preditivas no ensino híbrido
DOI:
https://doi.org/10.23925/2176-2724.2023v35i2e59709Palavras-chave:
Pandemias, Vocabulário, Alfabetização, Criança, LeituraResumo
Introdução: O ensino remoto limitou a vivência de experiências concretas em espaços coletivos de formação de conhecimentos e intensificou a vulnerabilidade infantil quanto à educação formal, em especial as crianças em fase inicial de alfabetização. A partir deste panorama, tornou-se fundamental investigar o desempenho de escolares em busca de informações sobre a repercussão ocasionada pela pandemia de COVID-19 ao desenvolvimento infantil. Objetivo: Verificar o desempenho de pré-escolares em vocabulário e habilidades preditivas no ensino híbrido, frente aos impactos da pandemia de COVID-19. Método: Participaram deste estudo 12 escolares, com idade entre 5 a 6 anos, pertencentes ao terceiro período da educação infantil. Para a avaliação foram selecionados o Protocolo de Identificação Precoce dos Problemas de Leitura, e os Testes de Vocabulário Auditivo e de Vocabulário Expressivo. Resultados: Os dados obtidos demonstraram significância estatística para as provas de Vocabulário Receptivo em relação ao Expressivo, Nomeação Automática Rápida e Conhecimento do Alfabeto, Segmentação Silábica e Produção de Rima, acertos para Vocabulário Expressivo e Conhecimento do Alfabeto, assim como para a quantidade de erros em Vocabulário Expressivo e para a Nomeação Automática Rápida. Conclusão:
O sucesso almejado para o ingresso no 1º ano do Ensino Fundamental dependerá das variações individuais de cada aluno quanto ao desempenho dos aspectos avaliados neste trabalho e à qualidade dos estímulos recebidos.
Downloads
Metrics
Referências
Barbosa V, Silva C. Correlação entre habilidade de vocabulário receptivo, consciência sintática e escrita de palavras. Rev. CEFAC. 2020; 22(3): e2420. doi: 10.1590/1982-0216/20202232420
Côrrea KCP, Machado MAMP, Hage SRV. Competências iniciais para o processo de alfabetização. CoDAS. 2018; 30(1): e20170039. doi: 10.1590/2317-1782/20182017039
Amorim ANGF, Dias NM, Albuquerque EXS, Silva VC, Falcão ACGP, Guerra VGR, Silva MH, Santos LL. Habilidades iniciais de leitura e escrita na educação infantil: amostra de desempenho no Nordeste do Brasil para obtenção de referenciais específicos por região. Rev. CEFAC. 2020; 21(5): e13219. doi: 10.1590/1982-0216/201921513219
Silva C, Alves PV. Desempenho de vocabulário de alunos com e sem dificuldades para aprender a ler e escrever. Rev. CEFAC. 2021; 23(3): e12020. doi: 10.1590/1982-0216/202123312020
Nóro LA, Santos DR, Machado RQ, Freitas KR, Santos GB, Wiethan FM, Mota HB. Estudo comparativo sobre a aquisição de palavras de classe aberta e classe fechada em crianças com desenvolvimento típico de linguagem. Distúrb. comun. 2019; 31(3): 411-7. doi: 10.23925/2176-2724.2019v31i3p411-417
Kolinsky R, Navas AL, De Paula FV, Brito NR, Botecchia LM, Bouton S, Sernicles W. The impact of alphabetic literacy on the perception of speech sounds. Cognition. 2021; 213. doi: 10.1016/j.cognition.2021.104687
Avarena S, Tijms J, Snellings P, van der Molen MW. Predicting individual differences in reading and spelling skill with artificial script–based letter–speech sound training. J. learn. disabil. 2018; 51(6): 552-64.
Schafer CM, Quitaiski LF, Giacchini V. Desempenho em consciência fonológica e erros de escrita de crianças submetidas a diferentes métodos de alfabetização. Distúrb. comun. 2017; 29(2): 318-29. doi: 10.23925/2176-2724.2017v29i2p318-329
Shah K, Mann S, Singh R, Bangar R, Kulkarni R. Impact of COVID-19 on the Mental Health of Children and Adolescents. Cureus. 2020; 12(8): e10051. doi: 10.7759/cureus.10051
Siegle CBH, Pombo A, Luz C, Rodrigues LP, Cordovil R, Sá CSC. Influências das características familiares e domiciliares no nível de atividade física infantil durante o distanciamento social por covid-19 no brasil. Rev. Paul. Pediatr. 2020; 39: e2020297. doi: 10.1590/1984-0462/2021/39/2020297
Correa SM. La innovación educativa en los tiempos del Coronavirus. Salutem Scientia Spiritus. 2020; 6(1): 14-2.
Linhares MB, Enumo SR. Reflexões baseadas na Psicologia sobre efeitos da pandemia COVID-19 no desenvolvimento infantil. Estud. psicol. 2020; 37: e200089. doi: 10.1590/1982-0275202037e200089
Anderson RD, Subrahmanyam K. Digital Screen Media and Cognitive. Pediatrics. 2017; 140(s2): e20161758. doi: 10.1542/peds.2016-1758C.
Ribeiro M, Clímaco F. Impactos da pandemia na educação infantil: a pandemia acelerou a necessidade de se problematizar a questão digital na educação infantil? Pedagogia em Ação. 2020; 13(1).
Correa SM. La innovación educativa en los tiempos del Coronavirus. Salutem Scientia Spiritus. 2020; 6(1):14-2.
Nalom AF, Schochat E. Desempenho de alunos de escola pública e privada em processamento auditivo, vocabulário receptivo e compreensão leitora. CoDAS. 2020; 32(6): e20190193. doi: 10.1590/2317-1782/20202019193
Núcleo Ciência pela Infância. Repercussões da Pandemia de COVID-19 no Desenvolvimento Infantil. Edição Especial, 2020.
Capellini SA, Portes ABPC, Donadon GD. Protocolo de identificação precoce dos problemas de leitura – IPPL. Ribeirão Preto: Booktoy; 2017.
Capovilla FC, Negrão VB, Damasio M. Teste de vocabulário auditivo e teste de vocabulário expressivo. São Paulo: Memnon; 2011.
Dawson B, Trapp RG. Bioestatística básica e clínica. 3 ed. Rio de Janeiro: McGraw-Hill; 2001.
Brancalioni AR, Zauza A, Karlinski CD, Quitaiski LF, Thomaz MFO. Expressive vocabulary performance of students aged from 4 to 5 years attending public and private schools. Audiol., Commun. res. 2018; 23:e1836 doi: 10.1590/2317-6431-2016-1836
Barbosa AL, Lemos F, Azoni C. Aplicação de um instrumento de triagem do vocabulário para crianças entre 3 e 7 anos: estudo piloto. CoDAS. 2021; 33(2): e20190154. doi: 10.1590/2317-1782/20202019154
Lonigan CJ, Purpura DJ, Wilson SB, Walker PM, Clancy- Menchetti. Evaluating the components of an emergent literacy intervention for preschool children at risk for reading difficulties. J. exp. child psychol. 2013; 114(1): 111-30. doi: 10.1016/j.jecp.2012.08.010
Lima MCGS. Plasticidade neural, neurociência e educação: as bases do aprendizado. Arquivos do Mudi. 2020; 24(2): 30-41, 2020. doi: 10.4025/arqmudi.v24i2.53548
Milburn TF, Lonigan CJ, Philips BM. Stability of risk status during preschool. J. learn. disabil. 2018; 52(3): 209-19. doi: 10.1177/0022219418789373
Macedo MSAN, Almeida AC, Tibúrcio APA. Práticas de alfabetização com crianças de seis anos no ensino fundamental: diferentes estratégias, diferentes concepções. Cad. CEDES. 2017; 37(102): 219-36. doi: 10.1590/CC0101-32622017173622
Silva C, Capellini SA. Correlação de habilidades cognitivo-linguísticas de escolares submetidos a intervenção fonológica. Revista Psicopedagogia. 2021; 38(117): 305-16. doi: 10.51207/2179-4057.20210026
Santos R, Francisco G, Lukasova K. Vocabulário expressivo e receptivo em crianças da pré-escola e fatores socioeconômicos. Rev. CEFAC. 2021; 23(6): e5921. doi: 10.1590/1982-0216/20212365921
Gokula R, Sharma M, Cupples L, Valderrama JT. Comorbidity of auditory processing, attention, and memory in children with word reading difficulties. Front. Psychol. 2019; 10: 2383. doi: 10.3389/fpsyg.2019.02383
Peng P, Fuchs D, Fuchs LS, Elleman AM, Kearns DM, Gilbert JK, Compton DL, Cho E, Patton S. A longitudinal analysis of the trajectories and predictors of word reading and reading comprehension development among at-risk readers. J. learn. disabil. 2019; 52(3): 195-208. doi: 10.1177/0022219418809080
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Cláudia Silva, Ligia Morais Rodriguez
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.