Desempenho de pré-escolares em vocabulário e habilidades preditivas no ensino híbrido

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-2724.2023v35i2e59709

Palavras-chave:

Pandemias, Vocabulário, Alfabetização, Criança, Leitura

Resumo

Introdução: O ensino remoto limitou a vivência de experiências concretas em espaços coletivos de formação de conhecimentos e intensificou a vulnerabilidade infantil quanto à educação formal, em especial as crianças em fase inicial de alfabetização. A partir deste panorama, tornou-se fundamental investigar o desempenho de escolares em busca de informações sobre a repercussão ocasionada pela pandemia de COVID-19 ao desenvolvimento infantil. Objetivo: Verificar o desempenho de pré-escolares em vocabulário e habilidades preditivas no ensino híbrido, frente aos impactos da pandemia de COVID-19. Método: Participaram deste estudo 12 escolares, com idade entre 5 a 6 anos, pertencentes ao terceiro período da educação infantil. Para a avaliação foram selecionados o Protocolo de Identificação Precoce dos Problemas de Leitura, e os Testes de Vocabulário Auditivo e de Vocabulário Expressivo. Resultados: Os dados obtidos demonstraram significância estatística para as provas de Vocabulário Receptivo em relação ao Expressivo, Nomeação Automática Rápida e Conhecimento do Alfabeto, Segmentação Silábica e Produção de Rima, acertos para Vocabulário Expressivo e Conhecimento do Alfabeto, assim como para a quantidade de erros em Vocabulário Expressivo e para a Nomeação Automática Rápida. Conclusão:
O sucesso almejado para o ingresso no 1º ano do Ensino Fundamental dependerá das variações individuais de cada aluno quanto ao desempenho dos aspectos avaliados neste trabalho e à qualidade dos estímulos recebidos.

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Biografia do Autor

Ligia Morais Rodriguez , Universidade Federal Fluminense

Discente do curso de Graduação em Fonoaudiologia - UFF.

Cláudia Silva, Universidade Federal Fluminense

Docente da Universidade Federal Fluminense -UFF; Mestre e Doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista - UNESP; Especialista em Fonoaudiologia Educacional e Linguagem pelo CFFa.

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Publicado

2023-08-02

Como Citar

Rodriguez , L. M. ., & Silva, C. (2023). Desempenho de pré-escolares em vocabulário e habilidades preditivas no ensino híbrido. Distúrbios Da Comunicação, 35(2), e59709. https://doi.org/10.23925/2176-2724.2023v35i2e59709

Edição

Seção

Artigos