Comportamento Auditivo e Validação no Diagnóstico Audiológico e Intervenção em Bebês e Crianças com Deficiência Auditiva

Autores

  • Juliana Luz Souza Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
  • Beatriz Caiuby Novaes Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
  • Luisa Barzaghi Ficker Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
  • Maria Angelina Nardi Martinez Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
  • Fabiana Cristina Mendonça de Araújo Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Beatriz de Castro Andrade Mendes Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-2724.2023v35i3e63465

Palavras-chave:

Perda Auditiva, Auxiliares de Audição, Percepção Auditiva, Desenvolvimento da Linguagem

Resumo

Introdução: A atuação profissional com bebês e crianças pequenas com deficiência auditiva exige conhecimento e técnica específica no que diz respeito à prescrição e adaptação do aparelho de amplificação sonora individual (AASI) e ao processo de desenvolvimento de linguagem. Limitações e imprecisões ao longo do processo diagnóstico poderão comprometer todos os procedimentos subsequentes do processo de intervenção. Objetivo: Analisar a validação do processo de diagnóstico audiológico e intervenção em bebês e crianças com deficiência auditiva a partir da análise comparativa de exames audiológicos, comportamento auditivo e aplicação do princípio de verificação cruzada após adaptação de AASI. Método: Foram sujeitos da pesquisa 12 crianças de até 36 meses de idade, com diagnóstico de perda auditiva neurossensorial bilateral, selecionados a partir da disponibilidade de acesso ao serviço para a avaliação e agrupados em G1 (sujeitos com Índice de Inteligibilidade de Fala - SII 65 dB até 35%) e G2 (sujeitos com Índice de Inteligibilidade de Fala - SII 65 dB acima de 54%). Resultados: A média de idade do diagnóstico audiológico foi de 4,33 meses. Os resultados audiológicos de todas as crianças tiveram correspondência entre si, com exceção de dois sujeitos do G2. Conclusão: O comportamento auditivo não só permitiu a validação dos processos de diagnóstico e intervenção auditiva dos sujeitos da pesquisa, como também permitiu a identificação de comportamentos não compatíveis com a audibilidade devido ao uso inconsistente dos AASI. A aplicação dos instrumentos de acompanhamento de desenvolvimento mostrou-se adequada para o monitoramento do desenvolvimento de habilidades de audição e linguagem em crianças pequenas. 

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Biografia do Autor

Beatriz de Castro Andrade Mendes, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

possui graduação em Fonoaudiologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1989), mestrado em Distúrbios da Comunicação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1994) e doutorado em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2003). Atualmente é coordenadora da clínica Derdic e professor assistente doutor da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Tem experiência na área de Fonoaudiologia, com ênfase em Audiologia e reabilitação auditiva, atuando principalmente nos seguintes temas: saúde auditiva, deficiência auditiva, fonoaudiologia, percepção de fala, audiologia e aparelhos de amplificação sonora.

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Publicado

2023-12-18

Como Citar

Souza, J. L., Novaes, B. C., Ficker, L. B., Martinez, M. A. N., Araújo, F. C. M. de, & Mendes, B. de C. A. (2023). Comportamento Auditivo e Validação no Diagnóstico Audiológico e Intervenção em Bebês e Crianças com Deficiência Auditiva . Distúrbios Da Comunicação, 35(3), e63465. https://doi.org/10.23925/2176-2724.2023v35i3e63465

Edição

Seção

Artigos