Nível de Leitura de Crianças com Deficiência Auditiva de um Centro Especializado de Reabilitação

Autores

  • Sinara Costa de Castro Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
  • Beatriz Cavalcanti de Albuquerque Caiuby Novaes Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
  • Gracieli Santos de Macedo Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
  • Luisa Barzaghi-Ficker Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
  • Beatriz de Castro Andrade Mendes Pontifícia Universidade Católica de São Paulo https://orcid.org/0000-0003-2141-5582

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-2724.2023v35i4e63657

Palavras-chave:

Leitura, Perda auditiva, Auxiliares de audição, Vocabulário, Criança

Resumo

Introdução: Crianças com deficiência auditiva necessitam de acompanhamento no serviço de saúde auditiva em uma abordagem ampliada para o cuidado integral à saúde, que considere além da audibilidade outras dimensões do desenvolvimento, como é o caso do desempenho acadêmico. Objetivo: Identificar o nível de compreensão de leitura de vocábulos e sentenças de crianças com deficiência auditiva, usuárias de aparelhos de amplificação sonora individual de um Centro Especializado em Reabilitação correlacionando à audibilidade, vocabulário receptivo e o tempo de uso do AASI. Método: Amostra composta por 18 crianças com deficiência auditiva usuárias de dispositivos eletrônicos sonoros individuais, entre 8 e 12 anos, já alfabetizadas, em escola regular. Os testes utilizados foram: para leitura - Teste de “Compreensão de Sentenças -TELCS”, Teste de Desempenho Escolar TDE-II (leitura de palavras) e para o vocabulário receptivo o Peabody-PPVT4. Resultados: O SII-Indice de Inteligibilidade de Fala 55dB e 65dB ≥ 64% demonstraram relação significante com o vocabulário receptivo. O teste de leitura e compreensão de sentenças apresentou relação estatisticamente significante com o SII 65dB ≥ 64% e com o vocabulário receptivo maior que 85. A consistência do uso do aparelho não demonstrou relação com nenhum dos dados do SII 55dB, SII 65dB, vocabulário, leitura de palavras e leitura de sentenças. Conclusão: A avaliação de leitura indica ser um fator relevante na análise de desenvolvimento da criança com deficiência auditiva correlacionada aos fatores de audibilidade e vocabulário.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Beatriz de Castro Andrade Mendes, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Possui graduação em Fonoaudiologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1989), mestrado em Distúrbios da Comunicação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1994) e doutorado em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2003). Atualmente é coordenadora da clínica Derdic e professor assistente doutor da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Tem experiência na área de Fonoaudiologia, com ênfase em Audiologia e reabilitação auditiva, atuando principalmente nos seguintes temas: saúde auditiva, deficiência auditiva, fonoaudiologia, percepção de fala, audiologia e aparelhos de amplificação sonora.

Referências

Deperon TM, Figueiredo RDSL, Leal CF, Mendes BDCA, Novaes BC de AC. Audibilidade e desenvolvimento de linguagem oral em crianças com deficiência de audição. Distúrbios da Comunicação. 2018; 24; 30(3): 551.

Meinzen-Derr J, Wiley S, Choo DI. Impact of Early Intervention on Expressive and Receptive Language Development Among Young Children with Permanent Hearing Loss. American Annals of the Deaf. 2011;155(5): 580–91.

Fitzpatrick EM, Crawford L, Ni A, Durieux-Smith A. A Descriptive Analysis of Language and Speech Skills in 4- to 5-Yr-Old Children with Hearing Loss. Ear and Hearing. 2011;32(5):605–16

Northern JL, Downs MP. Hearing and Hearing Loss in Children. In: Northern JL, Downs MP, organizadores. Hearing in Children. 6th ed San Diego: Plural Publishing; 2002. p.1–47.

McCann DC, Worsfold S, Law CM, Mullee M, Petrou S, Stevenson J, et al. Reading and communication skills after universal newborn screening for permanent childhood hearing impairment. Archives of Disease in Childhood. 2008; 17;94

Novaes BCAC, Versolatto-Cavanaugh MC, Figueiredo R de SL, Mendes BCA. Fatores determinantes no desenvolvimento de habilidades comunicativas em crianças com deficiência auditiva. Jornal da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia. 2012; 24(4): 335–41.

Bagatto MP, Moodie ST, Scollie SD. 2010. “Beyond Matching Targets: An Approach to Outcome Evaluation in Pediatric Hearing Aid Fitting”. In: A sound Foundation Through Early Amplification, 229–44.

Figueiredo R de SL, Mendes B, Cavanaugh MCV, Novaes B. Classificação de perdas auditivas por grau e configuração e relações com Índice de Inteligibilidade de Fala (SII) amplificado. CoDAS. 2016; 28(6): 687–96

Marnane V, Ching TYC. Hearing aid and cochlear implant use in children with hearing loss at three years of age: Predictors of use and predictors of changes in use. International Journal of Audiology. 2015; 54(8): 544–51.

McCreery RW, Walker EA, Spratford M, Bentler R, Holte L, Roush P, et al. Longitudinal Predictors of Aided Speech Audibility in Infants and Children. Ear and Hearing. 2015; 36(01): 24-37

Macedo GS, Novaes BCAC, Castro SC, Mendes BCA. Desempenho de vocabulário receptivo e habilidades de leitura em crianças com deficiência auditiva. Research, Society and Development. 2022;11(16).

Booysen S, le Roux T, Masenge A, Swanepoel DW. Predictors of hearing technology use in children. International Journal of Audiology. 2021; 13:1–8.

Brasil, Ministério da Saúde. Instrutivo de reabilitação auditiva, física, intelectual e visual. Rede de atenção à pessoa com deficiência no âmbito do SUS, Ministério da Saúde, 2020. 125p.

Joint Committee on Infant Hearing. Year 2019 (JCIH) Position Statement: Principles And Guidelines For Early Hearing Detection And Intervention Programs. The Journal of Early Hearing Detection and Intervention. 2019

Yoshinaga-Itano C, Sedey AL, Wiggin M, Chung W. 2017. “Early Hearing Detection and Vocabulary of Children with Hearing Loss”. Pediatrics 140 (2): 1–10. Doi: doi.org/10.1542/ peds.2016-2964.

Cole EB, Flexer C. 2015. Children With Hearing Loss developing Listening and Talking - Birth to Six. Plural Publishing 411p.

Figueiredo R de SL, Mendes B, Cavanaugh MCV, Deperon TM, Novaes B. Índice de inteligibilidade (SII) e variação da intensidade do sinal de fala em crianças com deficiência de audição. Audiology - Communication Research. 2019; 24.

Pereira, RS; Mendes, BCA; Varela, ALV; Deperon, TM; Ficker, LB; Novaes, BCAC. Relações entre percepção de fala e características audiológicas de crianças com deficiência auditiva. Research, Society and Development. 2022; 23;11(17): e149111738946.

Geers, A; Davidson, LS; Uchanski, RM; Nicholas, JG. 2013. Interdependence of linguistic and indexical speech perception skills in school-age children with early cochlear implantation. EAR AND HEARING v.: 34 n.:5 p.:562 -574

Nittrouer S, Caldwell A, Lowenstein JH, Tarr E, Holloman C. Emergent literacy in kindergartners with cochlear implants. Ear Hear. 2012 Nov-Dec;33(6):683-97. doi: 10.1097/AUD.0b013e318258c98e.

Duff D, Tomblin JB, Catts H. The Influence of Reading on Vocabulary Growth: A Case for a Matthew Effect. Journal of Speech, Language, and Hearing Research. 2015; 58(3): 853–64.

Wass M, Anmyr L, Lyxell B, Östlund E, Karltorp E, Löfkvist U. Predictors of Reading Comprehension in Children with Cochlear Implants. Frontiers in Psychology. 2019; 24; 10.

Lund E. (2016). Vocabulary knowledge of children with cochlear implants: a meta-analysis. J. Deaf Stud. Deaf Educ. 21, 107–121. 10.1093/deafed/env060,

Pinheiro ABSM, Yamada MO, Bevilacqua MC, Crenitte PAP. Avaliação das habilidades escolares de crianças com implante coclear. Revista CEFAC. 2012; 14(5): 826–35.

Luccas MRZ, Chiari BM, Goulart BNG. Compreensão de leitura de alunos surdos na rede regular de ensino. Jornal da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia. 2012; 24(4): 342–7.

Walker EA, Holte L, McCreery RW, Spratford M, Page T, Moeller MP. The Influence of Hearing Aid Use on Outcomes of Children with Mild Hearing Loss. Journal of Speech, Language, and Hearing Research. 2015; 58(5):1611–25

Scarabello EM, Lamônica DAC, Morettin-Zupelari M, Tanamati LF, Campos PD, Alvarenga KF, et al. Language evaluation in children with pre-lingual hearing loss and cochlear implant. Brazilian Journal of Otorhinolaryngology. 2020; 86(1): 91–8.

Nittrouer S, Caldwell A, Lowenstein JH, Tarr E, Holloman C. Emergent literacy in kindergartners with cochlear implants. Ear Hear. 2012 Nov-Dec; 33(6): 683-97. doi: 10.1097/AUD.0b013e318258c98e.

Stiles DJ, Bentler RA, McGregor KK. The Speech Intelligibility Index and the pure-tone average as predictors of lexical ability in children fit with hearing AIDS. Journal of speech, language, and hearing research. 2012; 55(3): 764–78.

Associação Brasileira de Empresas de Pesquisa. Critério de Classificação Econômica Brasil, 2019. São Paulo, 2019.

Publicado

2024-02-27

Como Citar

Castro, S. C. de, Novaes, B. C. de A. C., Macedo, G. S. de, Barzaghi-Ficker, L., & Mendes, B. de C. A. (2024). Nível de Leitura de Crianças com Deficiência Auditiva de um Centro Especializado de Reabilitação. Distúrbios Da Comunicação, 35(4), e63657. https://doi.org/10.23925/2176-2724.2023v35i4e63657

Edição

Seção

Artigos