Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF) na graduação em Fonoaudiologia no Brasil

Autores

  • Amanda Brait Zerbeto Universidade Estadual de Campinas
  • Ana Manhani Cáceres-Assenço Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Thelma Regina da Silva Costa Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
  • Graziela Zanoni de Andrade Núcleo Assistencial Caminhos para Jesus
  • Aline Neves Pessoa Almeida Universidade Federal do Espírito Santo
  • Fernanda Chequer de Alcântara Pinto Universidade Federal de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-2724.2023v35i4e64179

Palavras-chave:

Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde, Fonoaudiologia, Capacitação de Recursos Humanos em Saúde, Currículo, Educação, Formação Profissional em Saúde

Resumo

Introdução: A formação em saúde, especialmente no Brasil, tem incorporado a Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF) de modo a desenvolver capacidades para lidar com a vida humana no modelo biopsicossocial. Objetivo: Descrever e analisar a inserção da CIF nos currículos de graduação em Fonoaudiologia no Brasil. Método: Estudo descritivo e transversal, aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa, conduzido entre novembro de 2021 e julho de 2022. Um questionário, composto por 24 questões, abertas e de múltipla escolha, com aspectos referentes à presença da CIF na matriz curricular, foi disponibilizado via Google Forms. Foram incluídos os cursos de graduação em Fonoaudiologia do Brasil, e excluídos os cursos com educação à distância. Foi realizada análise quantitativa no programa SPSS. Resultados: Dos 78 cursos de Fonoaudiologia contactados, 28,2% responderam ao questionário. Dos respondentes, 50% estavam localizados na região sudeste, e 59,1% vinculados a instituições públicas. Nos cursos participantes, 27,3% incluíram a CIF no projeto pedagógico. Dentre os cursos em que a CIF está presente, 50% se concentram em disciplinas teóricas, 33,3% em disciplinas teóricas e práticas e 16,7% em disciplinas teóricas, práticas e atividades complementares. Conclusão: A CIF está de modo incipiente nos cursos de graduação em Fonoaudiologia brasileiros, predominantemente em componentes curriculares teóricos. Evidencia-se a necessidade de ampliação do debate acerca da formação do fonoaudiólogo no que tange a preceitos que são oportunizados pela CIF, visto que sua inclusão em unidades curriculares, teóricas e práticas, pode favorecer o desenvolvimento de competências, habilidades e atitudes focadas no modelo biopsicossocial.

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Publicado

2024-03-27

Como Citar

Zerbeto, A. B., Cáceres-Assenço, A. M., Costa, T. R. da S., Andrade, G. Z. de, Almeida, A. N. P., & Pinto, F. C. de A. (2024). Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF) na graduação em Fonoaudiologia no Brasil. Distúrbios Da Comunicação, 35(4), e64179. https://doi.org/10.23925/2176-2724.2023v35i4e64179

Edição

Seção

Artigos