Linguagem oral em crianças pré-escolares com diagnóstico de transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (TDAH)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-2724.2024v36i2e66100

Palavras-chave:

Linguagem Infantil, Cognição, Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade, Transtornos do Neurodesenvolvimento, Pré-escolar

Resumo

Introdução: Alterações no desenvolvimento da fala e linguagem podem estar presentes em pré-escolares com diversos transtornos do neurodesenvolvimento, sendo que, a presença dessas alterações pode indicar um pior prognóstico. Objetivo: Analisar o nível de desenvolvimento dos aspectos linguísticos de crianças pré-escolares com diagnóstico de TDAH. Métodos: Estudo observacional transversal de coleta de dados de forma retrospectiva. Participaram 10 crianças com idade entre 4 anos e 6 anos (9 meninos) com diagnóstico de TDAH realizado por equipe especializada. Os dados coletados para este estudo envolveram o histórico da criança (alterações pré, peri e pós-natal), as medidas de linguagem receptiva e expressiva, vocabulário expressivo, fonologia e aspecto pragmático. A análise estatística foi descritiva. Resultados: as queixas referidas pelos cuidadores/responsáveis englobaram principalmente o comportamento agitado/impulsivo e a linguagem expressiva/fala; em relação à avaliação linguística, algumas crianças não conseguiram finalizar a aplicação de instrumentos de avaliação que eram mais extensos (exigiam maior de tempo de atenção) e complexos. Em relação aos aspectos avaliados, a linguagem expressiva, o aspecto fonológico e o vocabulário expressivo foram os mais alterados (50%, 60% e 50% de alterações respectivamente). O tratamento fonoaudiológico foi indicado para 80% das crianças. Conclusão: alterações de fala e linguagem são prevalentes em pré-escolares com TDAH, sendo este um grupo de alto risco.

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Biografia do Autor

Patrícia Aparecida Zuanetti, Universidade de São Paulo

Fonoaudióloga formada pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto. Atualmente é fonoaudióloga contratada do HCRP - USP (área de linguagem infantil e audiologia educacional) e doutoranda do programa de pós-graduação de psicobiologia da FFCLRP - USP.

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Publicado

2024-08-14

Como Citar

Sousa, J. H. A. de ., Nunes, M. E. N., Hamad, A. P. A. ., & Zuanetti, P. A. (2024). Linguagem oral em crianças pré-escolares com diagnóstico de transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (TDAH). Distúrbios Da Comunicação, 36(2), e66100. https://doi.org/10.23925/2176-2724.2024v36i2e66100

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