Consciência sintática e memória de trabalho fonológica na trissomia do 21
comparação entre desempenho pré- e pós intervenção fonoaudiológica
DOI:
https://doi.org/10.23925/2176-2724.2024v36i3e66391Palavras-chave:
Síndrome de Down, Memória de curto prazo, Frases, Avaliação, Estudos de intervenção, FonoaudiologiaResumo
O objetivo do estudo é verificar se há diferença entre desempenho de consciência sintática e de memória de trabalho fonológica em adolescentes e jovens adultos com trissomia do 21 (T21) pré e pós intervenção fonoaudiológica, bem como analisar a relação entre essas habilidades. É uma pesquisa de intervenção, de natureza quantitativa, exploratória, desenvolvida por meio do relato de casos. Um conjunto de 7 indivíduos, com idades entre 13 e 23 anos, foram os participantes deste estudo, realizado em um projeto de extensão, em uma instituição de nível superior. Os procedimentos metodológicos envolvem a avaliação por meio da prova de consciência sintática e da prova de memória de trabalho fonológica – não palavras e dígitos. A coleta de dados inicial foi realizada em 4 sessões, onde foram aplicados os protocolos de avaliação pré-intervenção. Após esses procedimentos, considerando as informações obtidas nas avaliações, foram realizadas 15 sessões de intervenção, baseadas na estimulação de habilidades linguísticas e metalinguísticas, com duração de 40 minutos e frequência semanal. Em seguida, foi realizada a reavaliação, em 4 sessões. Os dados apontam para uma relação positiva entre as provas de consciência sintática com memória de trabalho fonológica, antes e após a intervenção. A terapia voltada para estimulação linguística e metalinguística realizada com o grupo foi benéfica, apresentando aumento dos escores nas habilidades apresentadas. Esses dados indicam aspectos relevantes a serem abordados na intervenção fonoaudiológica, tendo em vista as correlações identificadas entre as habilidades de consciência sintática e memória de trabalho fonológica. Por tratar-se de um relato de casos e por não haver grupo controle, não é possível generalizar tais resultados, o que representa uma limitação do estudo.
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