Linguagem de crianças com Transtorno do Espectro Autista usuárias de Comunicação Suplementar e Alternativa (CSA) na percepção das mães pelo PROFILE - Estudo exploratório

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-2724.2024v36i4e67241

Palavras-chave:

Transtorno do Espectro Autista, Relações Mãe-Filho, Linguagem Infantil, Comunicação Não-Verbal

Resumo

Introdução: O Transtorno do Espectro Autista (TEA) caracteriza-se por dificuldades persistentes de comunicação, interação e padrões repetitivos e restritos. A Comunicação Suplementar e Alternativa (CSA) favorece linguagem na oralidade restrita. Para constituir linguagem, a criança necessita do outro e a mãe reconhece sua atividade no discurso como parceira de comunicação. Poucos instrumentos na CSA possibilitam conhecer sua linguagem, dentre eles, o Profile – The Pragmatics Profile for People who use AAC, original em inglês, sem versão validada para o português do Brasil. Objetivo:Conhecer a percepção de mães de crianças com TEA com oralidade restrita quanto à sua linguagem pelo Profile. Método: Estudo exploratório aprovado pelo CEP nº 47884421.10000.540. A amostra constituiu-se de três mães de crianças com TEA, oralidade restrita e usuárias de CSA. Coletou-se os dados pelo Profile, traduzido e adaptado pelas autoras. O Profile apresenta quatro eixos temáticos. Resultados: No eixo contexto e motivação, as mães referem que as crianças mostram o que gostam de formas variadas (CSA, corpo/movimento, palavras aproximada e outras). Em razões para comunicar e participação na conversa, observam maior uso da movimentação corporal. Em variação contextual, referem maior interação dos filhos com familiares. Os achados evidenciam que, na perceção das mães, a oralidade restrita não é fator limitante na interação linguística dos filhos. Conclusão: Os resultados mostram informações importantes da linguagem das crianças estudadas, evidenciando aplicabilidade do Profile em experiências brasileiras, embora não se possa generalizar os achados pela limitação da amostra.

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Publicado

2024-12-13

Como Citar

Piccoli, T. C., & Chun, R. Y. S. (2024). Linguagem de crianças com Transtorno do Espectro Autista usuárias de Comunicação Suplementar e Alternativa (CSA) na percepção das mães pelo PROFILE - Estudo exploratório. Distúrbios Da Comunicação, 36(4), e67241. https://doi.org/10.23925/2176-2724.2024v36i4e67241

Edição

Seção

Artigos