Impacto do Transtorno do Desenvolvimento da Linguagem no Desenvolvimento Infantil
Relato de Caso e diagnóstico diferencial com o Transtorno do Espectro do Autismo
DOI:
https://doi.org/10.23925/2176-2724.2024v36i4e68135Palavras-chave:
Linguagem infantil, Transtorno do Espectro Autista, Transtorno Específico de Linguagem, Transtorno do Neurodesenvolvimento, CogniçãoResumo
Introdução: O processamento de linguagem requer ativação de redes neurais complexas que extrapolam as áreas clássicas de tratamento de linguagem no cérebro. Prejuízos nessas redes representam risco significativo para o desenvolvimento da fala e linguagem, podendo resultar em diagnóstico de Transtorno do Desenvolvimento de Linguagem. Objetivo: Relatar o caso de uma criança previamente diagnosticada com Transtorno do Espectro do Autismo que após avaliação foniátrica recebeu diagnóstico de TDL (Transtorno do Desenvolvimento da Linguagem). Relato de caso: Masculino, 5 anos e 7 meses. Relato de comportamento tímido, autoagressão e hipersensibilidade a som e luz. Na avaliação inicial, mostrou-se retraído, porém com intenção comunicativa e reciprocidade nos turnos de comunicação não verbal. Apresentou brincadeira simbólica. Observaram-se alterações significativas nos subsistemas de linguagem receptiva e expressiva. O Teste Denver II revelou atrasos nas áreas pessoal-social, motor fino, além de atraso marcante na linguagem. Com terapia fonoaudiológica obteve melhora. Discussão: A foniatria dedica-se aos distúrbios de fala, linguagem e comunicação, avaliando o desenvolvimento infantil de forma integral. Distúrbios de linguagem têm um impacto profundo ao longo da vida, prejudicando o desenvolvimento social, emocional e educacional, além de aumentar o risco para problemas comportamentais, de saúde mental e dificuldades de emprego na vida adulta. Conclusão: O presente estudo ressalta a importância da avaliação clínica com olhar ampliado aos marcos de desenvolvimento em crianças com TDL, ressaltando que este quadro pode ser acompanhado por atrasos em outros marcos do desenvolvimento extralinguísticos.
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