Proposta de vídeo treinamento para ausculta cervical

validação de conteúdo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-2724.2025v37i1e68808

Palavras-chave:

Deglutição, Auscultação, Mídia audiovisual, Transtorno de deglutição, Fonoaudiologia

Resumo

Objetivo: verificar a concordância entre avaliadores quanto ao conteúdo de um tutorial como proposta de treinamento para a realização da ausculta cervical. Método: trata-se de um estudo observacional, de caráter conceitual, quantitativo, compreendendo a estrutura de validação de um tutorial em saúde. O vídeo tutorial foi construído no programa de animação 2D, com a apresentação do conteúdo através da interação com uma personagem virtual personalizada. O tutorial é composto pela apresentação de conceitos da avaliação clínica da deglutição e da ausculta cervical, explorando as características acústicas dos sons auscultados, a identificação dos equipamentos de amplificação sonora utilizados na sua realização, assim como, no posicionamento do equipamento na região cervical e da demonstração da aplicação da técnica, tendo uma duração de oito minutos. Os dados coletados foram analisados através do índice de validade de conteúdo, sendo verificado a pertinência de cada item, considerando a escala Likert de 5 pontos. A concordância mínima considerada foi de 78% como critério de decisão sobre a pertinência do item do instrumento. Resultado: a amostra foi composta por doze especialistas com média de idade de 34,4 anos, com predominância do sexo feminino, sendo 75% residentes na região sul. O índice de validação de conteúdo mínimo encontrado foi de 83,3%. Conclusão: o presente estudo validou o conteúdo do tutorial de ausculta cervical, que conta com a apresentação de conceitos e demonstração da aplicação técnica.

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Biografia do Autor

Liliane Menzen, Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre

Fonoaudióloga graduada pela Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA) no ano de 2016. Pós graduação pelo Programa de Residência Multiprofissional Integrada em saúde (REMIS) - Ênfase Terapia Intensiva pela Irmandade Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre (ISCMPA) e Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA) em 2019. Mestre em Ciências da Reabilitação - Linha de Pesquisa Músculo Esquelética, pela Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA).

Maria Cristina de Almeida Freitas Cardoso, Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre

Fonoaudióloga, possui graduação em Fonoaudiologia pelo Centro Universitário do Sagrado Coração Bauru/SP (1984), especialização em: Alfabetização PUCRS (1988); Educação Pré-escolar PUCRS (1990); Reabilitação em Fonoaudiologia - ênfase em linguagem IMEC/RS (2000); Reabilitação em Fonoaudiologia - ênfase em voz IMEC/RS (2001); Motricidade Orofacial CEFAC/RS (2013); MESTRE EM DISTÚRBIOS DA COMUNICAÇÃO HUMANA Universidade Federal de Santa Maria - UFSM/RS (2004) e DOUTOR em GERONTOLOGIA BIOMÉDICA PUCRS (2010). APERFEIÇOAMENTO em BIOÉTICA NA YALE INTERDISCIPLINARY CENTER OF BIOETHICS (YALE, 2016). Atualmente é Professora Associada do Departamento de Fonoaudiologia e docente do Programa de Pós-graduação Doutorado/Mestrado em Ciências da Reabilitação/Linha Musculoesquelética da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA). Coordenadora do projeto de extensão Fissuras labiopalatinas: atenção em saúde. Tem experiência na área de Fonoaudiologia, com ênfase em motricidade orofacial atuando principalmente em: motricidade orofacial, distúrbios alimentares e DISFAGIA (adulto e pediátrico)

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Publicado

2025-03-17

Como Citar

Menzen, L., & Cardoso, M. C. de A. F. (2025). Proposta de vídeo treinamento para ausculta cervical: validação de conteúdo. Distúrbios Da Comunicação, 37(1), e68808. https://doi.org/10.23925/2176-2724.2025v37i1e68808

Edição

Seção

Artigos