Aquisição e avaliação da linguagem na língua de sinais
DOI:
https://doi.org/10.23925/2176-2724.2025v37i2e70389Palavras-chave:
Aquisição da linguagem, Avaliação, Criança, Surdez, Língua de sinaisResumo
As crianças surdas sinalizantes, comumente, iniciam a aquisição da Língua Brasileira de Sinais, como primeira língua, tardiamente. Consequentemente, muitas crianças surdas apresentam um atraso na área da linguagem, em níveis compreensivo e expressivo, por não terem a oportunidade de interagir com crianças, adolescentes e adultos usuários de Língua Brasileira de Sinais desde o nascimento ou nos primeiros anos de vida. Além disso, há crianças surdas que além do atraso no processo de aquisição da linguagem, pela falta de exposição e interação em Língua Brasileira de Sinais (privação linguística), apresentam desvios no processo de aquisição em decorrência de fatores intrínsecos. O objetivo principal deste artigo é apresentar, brevemente, como ocorre o início do processo de aquisição da linguagem por crianças surdas sinalizantes e alguns testes para avaliação da linguagem na Língua Brasileira de Sinais. Além disso, visa promover reflexões sobre a importância de profissionais que atuam com bebês surdos e crianças surdas, como fonoaudiólogas(os) e profissionais da saúde em geral, observarem e/ou acompanharem o processo de aquisição da linguagem nesta população. Considerando que é possível prevenir e tratar o atraso e/ou desvios no processo de aquisição da linguagem de bebês surdos e de crianças surdas sinalizantes, espera-se que mais profissionais previnam o atraso em linguagem, realizem intervenção em Língua Brasileira de Sinais e/ou orientem os pais/cuidadores quanto à importância da Língua Brasileira de Sinais para que a criança surda alcance o melhor desenvolvimento linguístico conforme suas potencialidades.
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