Aquisição e avaliação da linguagem na língua de sinais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-2724.2025v37i2e70389

Palavras-chave:

Aquisição da linguagem, Avaliação, Criança, Surdez, Língua de sinais

Resumo

As crianças surdas sinalizantes, comumente, iniciam a aquisição da Língua Brasileira de Sinais, como primeira língua, tardiamente. Consequentemente, muitas crianças surdas apresentam um atraso na área da linguagem, em níveis compreensivo e expressivo, por não terem a oportunidade de interagir com crianças, adolescentes e adultos usuários de Língua Brasileira de Sinais desde o nascimento ou nos primeiros anos de vida. Além disso, há crianças surdas que além do atraso no processo de aquisição da linguagem, pela falta de exposição e interação em Língua Brasileira de Sinais (privação linguística), apresentam desvios no processo de aquisição em decorrência de fatores intrínsecos. O objetivo principal deste artigo é apresentar, brevemente, como ocorre o início do processo de aquisição da linguagem por crianças surdas sinalizantes e alguns testes para avaliação da linguagem na Língua Brasileira de Sinais. Além disso, visa promover reflexões sobre a importância de profissionais que atuam com bebês surdos e crianças surdas, como fonoaudiólogas(os) e profissionais da saúde em geral, observarem e/ou acompanharem o processo de aquisição da linguagem nesta população. Considerando que é possível prevenir e tratar o atraso e/ou desvios no processo de aquisição da linguagem de bebês surdos e de crianças surdas sinalizantes, espera-se que mais profissionais previnam o atraso em linguagem, realizem intervenção em Língua Brasileira de Sinais e/ou orientem os pais/cuidadores quanto à importância da Língua Brasileira de Sinais para que a criança surda alcance o melhor desenvolvimento linguístico conforme suas potencialidades.

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Biografia do Autor

Carina Rebello Cruz, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Graduação em Fonoaudiologia pela Federação de Faculdades Metodista do Sul, formação em interpretação de Língua de Sinais Brasileira-Português pela Federação Nacional de Educação e Integração do Surdo (FENEIS) e pelo Núcleo de Pesquisas de Políticas Educacionais para Surdos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Mestrado em Letras-Linguística Aplicada pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e Doutorado em Letras-Linguística Aplicada pela UFRGS. Fonoaudióloga. Conselheira no Conselho Regional de Fonoaudiologia da 7 Região do 5 Colegiado (2016 - 2019) e do 6 Colegiado (2019 - 2022). Atualmente, professora-pesquisadora no Instituto de Letras da UFRGS, Curso de Bacharelado em Letras, habilitação Tradutor e Intérprete de Libras-Português/Português-Libras, e no Programa de Pós-Graduação em Letras da UFRGS, na linha de pesquisa Psicolinguística. Membro do Laboratório de Bilinguismo e Cognição (LABICO).

Ronice Müller de Quadros, Universidade Federal de Santa Catarina

Ronice Müller de Quadros é professora e pesquisadora da Universidade Federal de Santa Catarina desde 2002. Pesquisadora do CNPQ - PQ1B(2006-atual), com pesquisas relacionadas ao estudo das línguas de sinais. Pedagoga (1992), Mestre (1995) e Doutora (1999) em Linguística pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, com estágio por 18 meses na University of Connecticut (1997-1998) com pesquisas voltadas para a gramática da Libras e a aquisição da Libras. Pós-doutora pela Gallaudet University e University of Connecticut (2009-2010) com pesquisas relacionadas ao desenvolvimento bilíngue bimodal (crianças usuárias de Libras e Português e crianças usuárias de ASL e Inglês), com financiamento da NIH e do CNPQ (2009-2014); pós-doutora na Harvard University com pesquisas com as línguas de bilíngues bimodais (Libras e Português e ASL e Inglês), com financiamento do CNPQ (2015-2016) e pós-doutora na Humboldt Universität, em Berlin, Alemanha (2020-2021) com pesquisas sobre a gramática da Libras e a língua de sinais internacional (IntSL). A Prof. Quadros consolidou o Núcleo de Aquisição de Línguas de Sinais (NALS) na Universidade Federal de Santa Catarina com dados longitudinais e experimentais de crianças surdas e crianças ouvintes bilíngues bimodais (2002-2012), dados da documentação da Libras (2012-atual) e o Grupo de Pesquisa Corpus de Libras (2014-atual), integrante do Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPQ, que está vinculado aos projetos de pesquisas envolvendo a documentação de Libras. A Prof. Quadros está coordenando a consolidação do Inventário Nacional de Libras que inclui vários sub-projetos para composição da documentação da Libras, contando com financiamento do CNPQ e do Ministério da Cultura. Estes projetos já estão sendo disponibilizados no atual Portal de Libras https://portal-libras.org/ em especial, na página do corpuslibras.ufsc.br. Vinculado ao portal, a Prof. Quadros está desenvolvendo um projeto de uma plataforma multilíngue de línguas de sinais juntamente com a Humboldt Universität zu Berlin, em parceria com o Prof. Dr. Christian Rathmann. Também faz parte do Projeto de Sobreposição de Línguas em Bilíngues Bimodais, que contou com financiamento parcial da NSF, em parceria com a University of Connecticut, relacionado com o projeto em crianças bilíngues bimodais http://bibibi.uconn.edu/index.html e atualmente investiga o comportamento linguístico em adultos bilíngues bimodais. Tem experiência na área de Lingüística, com ênfase em Psicolinguística e Linguística Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: língua de sinais brasileira, gramática da Libras, aquisição da língua de sinais, bilinguismo bimodal, línguas de herança, políticas linguísticas, educação de surdos e tradução e interpretação de língua de sinais.

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Publicado

2025-06-26

Como Citar

Cruz, C. R., & Quadros, R. M. de. (2025). Aquisição e avaliação da linguagem na língua de sinais. Distúrbios Da Comunicação, 37(2), e70389. https://doi.org/10.23925/2176-2724.2025v37i2e70389

Edição

Seção

Artigos