Método Belting Contemporâneo
exercícios introdutórios para a projeção e ressonância vocal em cantores
DOI:
https://doi.org/10.23925/2176-2724.2025v37i4e72677Palavras-chave:
Música, Canto, Voz, Treinamento da VozResumo
O Método Belting Contemporâneo apresenta uma inovação no treinamento vocal de cantores de Teatro Musical e Música Pop, ao buscar uma projeção vocal eficiente com o mínimo de esforço fisiológico. Atualizado em relação ao belting utilizado nos musicais da Broadway, o método incorpora fundamentos da fisiologia vocal, adaptado às características da língua portuguesa, com abordagem eclética e foco na expressividade cênica. Esta comunicação apresenta uma sequência prática e sistematizada de oito exercícios vocais do Método Belting Contemporâneo, com duração total de 10 minutos, que podem ser adaptadas ao ritmo de aprendizagem do cantor. Cada exercício é descrito com clareza quanto ao objetivo, mecanismo de ação, ordem e tempo de execução, viabilizando sua utilização em contextos pedagógicos e científicos. A descrição detalhada dessa proposta é relevante por sistematizar, de forma acessível e replicável, uma metodologia vocal com potencial de aplicação pedagógica e investigativa. Ao tornar pública essa estrutura preliminar, a comunicação contribui para a transparência e fundamentação técnica dessa sequência de exercícios do método, favorecendo o diálogo com a comunidade científica e preparando o caminho para estudos futuros, como ensaios clínicos e validações experimentais que poderão verificar sua efetividade. Trata-se, portanto, de um passo inicial essencial para a consolidação de uma abordagem inovadora e coerente com as demandas do canto contemporâneo.
Downloads
Referências
1. Bittencourt MFQP, MinucelliCardelli JC, Navas ALGP, Duprat AC, Andrada e Silva MA. Belting in English is easier than it is in Portuguese. J Voice. 2021; 37(6): 968.e19–968.e24. doi:10.1016/j.jvoice.2021.05.001
2. LoVetri J, Chmela A, Cocozziello J, Vaughan M. A demographic study of professional belters: Who they are and what they do. J Voice. 2024; 38(2): 543.e13–543.e21.doi:10.1016/j.jvoice.2021.08.002
3. Silva LS. A técnica belting usada no teatro musical norteamericano e a pedagogia vocal no Brasil. Rev Lab Dramaturgia (LADI) – UnB. 2016;1(2–3):197–210. [citado de LADI UnB]
4. Herbst CT, Story BH, Meyer D. Acoustical theory of vowel modification strategies in belting. J Voice. 2023. in press (published online April 18 2023). doi:10.1016/j.jvoice.2023.04.004
5. Bourne T, Kenny D. Vocal qualities in music theater voice: Perceptions of expert pedagogues. J Voice. 2016; 30(1): 128.e1–128.e12. doi:10.1016/j.jvoice.2015.03.011
6. Roll C. The evolution of the female Broadway belt voice: Implications for teachers and singers. J Voice. 2016; 30(5): 639.e1–639.e9. doi:10.1016/j.jvoice.2015.07.008
7. LoVetri J, Weekly E. Contemporary commercial music (CCM) survey: Who’s teaching what in nonclassical music. J Voice. 2003; 17(2): 207–215. doi:10.1016/j.jvoice.2007.10.012
8. Araújo M. Belting Contemporâneo: Aspectos técnicosvocais para teatro musical e música pop. Belo Horizonte: Musimed Edições Musicais; 2013.
9. Araújo M. O canto avançado contemporâneo: Aspectos técnicos vocais avançados para música vocal em geral – Apêndice. Vol. 3. Belo Horizonte: Musimed; 2024. (Coleção Todo o Canto).
10. Miller R. English, French, German and Italian techniques of singing: a study in national tonal preferences and how they relate to functional efficiency. Metuchen, NJ: The Scarecrow Press; 1977.
11. Riggs S. Singing for the stars: a complete program for training your voice. Van Nuys, CA: Alfred Publishing; 1992.
12. Sundberg J. Ciência da voz: fatos sobre a voz na fala e no canto. Salomão GL, trad. rev. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo; 2015.
13. Pinho S, Tsuji D, Bohadana S. Fundamentos de laringologia e voz. Rio de Janeiro: Revinter; 2006.
14. Pinho SMR, Korn G, Pontes P. Desvendando os segredos da voz: músculos intrínsecos da laringe e dinâmica vocal. 2ª ed. Rio de Janeiro: Revinter; 2014.
15. Hirano M. Vocal mechanisms in singing: laryngological and phoniatric aspects. J Voice. 1988; 2(1): 51-69. doi:10.1016/S0892-1997(88)80023-7.
16. Kelly ME. El Twang: En el Estill Voice e en la técnica vocal completa. Areté. 2018;18(2 Suppl): 61S–68S. doi:10.33881/1657-2513.art.182S08
17. Studio Marconi Araújo. Exercícios iniciais do Método Belting Contemporâneo [vídeo]. YouTube; 2025 [citado 2025 ago 31]. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=HRlzHPCzI0w
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Brenda Andrade Resende, Marconi Araújo, Letícia Caldas Teixeira

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.






