Método Belting Contemporâneo

exercícios introdutórios para a projeção e ressonância vocal em cantores

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-2724.2025v37i4e72677

Palavras-chave:

Música, Canto, Voz, Treinamento da Voz

Resumo

O Método Belting Contemporâneo apresenta uma inovação no treinamento vocal de cantores de Teatro Musical e Música Pop, ao buscar uma projeção vocal eficiente com o mínimo de esforço fisiológico. Atualizado em relação ao belting utilizado nos musicais da Broadway, o método incorpora fundamentos da fisiologia vocal, adaptado às características da língua portuguesa, com abordagem eclética e foco na expressividade cênica. Esta comunicação apresenta uma sequência prática e sistematizada de oito exercícios vocais do Método Belting Contemporâneo, com duração total de 10 minutos, que podem ser adaptadas ao ritmo de aprendizagem do cantor. Cada exercício é descrito com clareza quanto ao objetivo, mecanismo de ação, ordem e tempo de execução, viabilizando sua utilização em contextos pedagógicos e científicos. A descrição detalhada dessa proposta é relevante por sistematizar, de forma acessível e replicável, uma metodologia vocal com potencial de aplicação pedagógica e investigativa. Ao tornar pública essa estrutura preliminar, a comunicação contribui para a transparência e fundamentação técnica dessa sequência de exercícios do método, favorecendo o diálogo com a comunidade científica e preparando o caminho para estudos futuros, como ensaios clínicos e validações experimentais que poderão verificar sua efetividade. Trata-se, portanto, de um passo inicial essencial para a consolidação de uma abordagem inovadora e coerente com as demandas do canto contemporâneo.

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Biografia do Autor

Brenda Andrade Resende, Universidade Federal de Minas Gerais

Brenda Andrade é graduada em Licenciatura em Música (2018) e Bacharelado em Canto Lírico (2021) pela Universidade Federal de Minas Gerais, onde também cursa Mestrado em Saúde Funcional da Voz no Programa de Pós Graduação em Ciências Fonoaudiológicas. É coordenadora da área de Canto do Núcleo Villa-Lobos de Educação Musical e atua como professora de canto para diferentes faixas etárias. Foi docente no Centro de Musicalização Infantil e no Conservatório da UFMG, além de possuir capacitação no Método Belting Contemporâneo (Studio Marconi Araújo – SP). Como intérprete, participou do Coro de Câmara da UFMG e da Série Jovem Músico BDMG. Atualmente, integra os espetáculos musicais “O Bloco das Mimosas Borboletas” e “As Rainhas do Rádio”, em Belo Horizonte.

Marconi Araújo, Studio Marconi Araújo

Marconi Araújo - Escritor, Diretor Musical, Vocal Coach & Maestro

Diretor Artístico, Contratenor, Maestro, Diretor Musical e Coach de Canto. Graduado em Regência e Composição pela Universidade de Brasília e, nos Estados Unidos em Mestre em Vocal Performance. É  pesquisador na área de Musical Theater e possui vasta experiência no ensino e coaching deste estilo, tendo lecionado nos Estados Unidos por dois anos. Suas composições tiveram estreias mundiais em importantes salas, como a Ala Paolo VI no Vaticano a convite do papa João Paulo II, Chiesa S. Ignácio em Roma, além de ter se apresentado em salas como o Carnegie Hall em Nova York. Como Cantor e Maestro atuou também em óperas, concertos e teatro musical a frente de orquestras nacionais e internacionais, podendo citar os títulos: La Bohème, Lucia di Lammermoor, Madama Butterfly, entre outras. Nos últimos anos vem se dedicando a Direção vocal de importantes segmentos, sempre trazendo a técnica especifica para Musical. Em TV participou como Diretor Vocal do especial de Natal “Xuxa e as noviças” da TV Globo. No Cinema, foi responsável pela direção vocal de High School Musical – O Desafio, um filme musical inspirado na trilogia americana que foi sucesso de bilheteria do gênero. Seus mais recentes trabalhos incluem a direção vocal dos espetáculos “Pernas pro ar”, com Claudia Raia; Zuzubalândia; e ainda a direção musical e vocal dos espetáculos: “Meu amigo Charlie Brown” (Broadwayversion); Cabaret; New York , New York, Crazy for You, Tributo à Freddie Mercury,Musical "In Concert" Chaplin o Musical, RAIA 30 o Musical, Conserto para Dois - O Musical como preparador vocal  & Ensemble SMA.

Letícia Caldas Teixeira, Universidade Federal de Minas Gerais

Professora Associada II do Departamento de Fonoaudiologia da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais. Professora permanente no Programa de Pós-Graduação em Ciências Fonoaudiológicas da UFMG. Pós-doutorado pela Escola Superior de Saúde da Universidade de Aveiro. Portugal (2019). Doutora em Distúrbios da Comunicação Humana pela Universidade Federal de São Paulo (2013). Mestre em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2003). Especialista em voz (1994). Graduação em Fonoaudiologia pela Universidade Católica de Petrópolis (1990) e graduação em Pedagogia pelo Instituto de Educação de Minas Gerais/ UEMG (1986). Tem experiência e pesquisas na área de voz e voz profissional. Pesquisadora na área da voz desenvolve temas voltados para voz, disfonia, competência comunicativa, fala em público e ensino.

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Publicado

2025-12-05

Edição

Seção

Comunicações