Análise comparativa de vocabulário de crianças ouvintes e com deficiência auditiva incluídas em escola regular
DOI:
https://doi.org/10.23925/2176-2724.2025v37i4e73322Palavras-chave:
Auxiliares de audição, Perda auditiva, Vocabulário, Criança, Reabilitação auditivaResumo
Introdução: A perda auditiva, mesmo que leve, limita o acesso à informação auditiva necessária para desenvolver a fala e a linguagem, além das habilidades sociais e acadêmicas da criança, trazendo prejuízos a sua comunicação. Objetivo: analisar a diferença de vocabulário entre crianças ouvintes e crianças com deficiência auditiva inseridas em escola regular, pareadas quanto à idade cronológica. Método: Foram avaliadas 41 crianças com deficiência auditiva entre 7 e 12 anos de ambos os gêneros, usuárias de aparelho de amplificação sonora individual acompanhadas em um centro de saúde auditiva no estado de São Paulo. Foram avaliadas também 41 crianças com audição normal que compõem o grupo normo ouvintes. A avaliação do vocabulário foi realizada por meio de um teste de vocabulário receptivo Peabody Picture Vocabulary Test (PPVT-4). Resultados: A pontuação média obtida de escore padrão no teste de vocabulário receptivo (PPVT-4) das crianças com deficiência auditiva foi de 56 pontos, que equivale a -3DP, e a das crianças ouvintes do grupo controle foi de 109 pontos, equivalente a +1 DP. Conclusão: concluiu-se que as idades cronológicas e equivalentes em cada grupo demonstram que, no grupo controle, as crianças tendem a ter idade equivalente maior que a cronológica, ocorrendo o oposto no grupo de crianças com deficiência auditiva. Além disso, observou-se que esta diferença tende a aumentar com o aumento da idade cronológica nos dois grupos.
Downloads
Referências
1. McDaid D, Park AL, Chadha S. Estimating the global costs of hearing loss. Int J Audiol. 2021; 0(0): 1–9. doi:10.1080/14992027.2021.1883197.
2. Tomblin JB, Harrison M, Ambrose SE, Walker EA, Oleson JJ, Moeller MP. Language outcomes in young children with mild to severe hearing loss. Ear Hear. 2015; 36(Suppl 1): 76S–91S.
3. Sharma A, Cormier K, Grigsby J. Effect of supplemental language therapy on cortical neuroplasticity and language outcomes in children with hearing loss. Brain Sci. 2025; 15(2): 119. doi:10.3390/brainsci15020119.
4. Estima NF, Miguel JHS, Azevedo MF, Gil D. Categorias auditivas e de linguagem em crianças usuárias de implante coclear. Distúrb Comun. 2022; 34(3): e55560.
5. Glick HA, Sharma A. Cortical neuroplasticity and cognitive function in early-stage, mild-moderate hearing loss: Evidence of neurocognitive benefit from hearing aid use. Front Neurosci. 2020; 14: 1–22. doi:10.3389/fnins.2020.00001.
6. Carvalho AJA, Lemos SMA, Goulart LMHF. Desenvolvimento da linguagem e sua relação com comportamento social, ambientes familiar e escolar: revisão sistemática. CoDAS. 2016; 28(4): 470–9. doi:10.1590/2317-1782/20162015193.
7. Almeida LGS, Lima RS, Costa KF, Lucena JMF. Uso de construções linguísticas abstratas na brincadeira entre pares de crianças. Rev Abralin. 2021; 20(2): 1–16.
8. Asaridou SS, Demir-Lira ÖE, Goldin-Meadow S, Small SL. The pace of vocabulary growth during preschool predicts cortical structure at school age. Neuropsychologia. 2017; 98: 13–23.
9. Bleses D, Makransky G, Dale PS, Højen A, Ba A. Early productive vocabulary predicts academic achievement 10 years later. Appl Psycholinguist. 2016; 37(6): 1461–76.
10. Pavia N, Webb S, Faez F. Incidental vocabulary learning through listening to songs. Stud Second Lang Acquis. 2019; 41(4): 745–68.
11. Edquist G, Flynn T, Jennische M. Expressive vocabulary of school-age children with mild to moderately severe hearing loss. Int J Pediatr Otorhinolaryngol. 2022; 162: 111281.
12. Jones A, Atkinson J, Marshall C, Botting N, St Clair MC, Morgan G. Expressive vocabulary predicts nonverbal executive function: A 2-year longitudinal study of deaf and hearing children. Child Dev. 2020; 91(2): e400–14.
13. Ambrose SE, Appenzeller M, Mai A, DesJardin JL. Beliefs and self-efficacy of parents of young children with hearing loss. J Early Hear Detect Interv. 2020; 5(1): 73–85.
14. Wake M, Carew P. Science, not philosophy, will help deaf and hard-of-hearing children reach their potential. Pediatrics. 2016; 137(1): e20153614.
15. Schmucker C, Kapp P, Motschall E, Loehler J, Meerpohl JJ. Prevalence of hearing loss and use of hearing aids among children and adolescents in Germany: A systematic review. BMC Public Health. 2019; 19(1): 1–10.
16. Ambrose SE, Appenzeller M, Al-Salim S, Kaiser AP. Effects of an intervention designed to increase toddlers’ hearing aid use. J Deaf Stud Deaf Educ. 2020;25(1):55–67.
17. Gustafson SJ, Ricketts TA, Tharpe AM. Hearing technology use and management in school-age children: Reports from data logs, parents, and teachers. J Am Acad Audiol. 2017; 28(10): 883–92.
18. Muñoz K, Ortiz D, Bolinger C, Twohig MP. Intervention research to increase pediatric hearing device use: A scoping review. Am J Audiol. 2022; 31(4): 1312–19.
19. Dunn, L.M., & Dunn, D.M. (2007). Peabody Picture Vocabulary Test. Pearson.
20. Ingvalson EM, Perry LK, VanDam M, Grieco-Calub TM. Comparing Scores on the Peabody Picture Vocabulary Test and Receptive One-Word Picture Vocabulary Test in Preschoolers With and Without Hearing Loss. Am J Speech Lang Pathol. 2023 Jul 10; 32(4): 1610-1619.
21. Warner-Czyz AD, Anderson SR, Graham S, Uhler K. Expressive vocabulary word categories of children who are deaf and hard-of-hearing. J Deaf Stud Deaf Educ. 2024; 29(3): 362–76.
22. Rudge AM, Brooks BM, Grantham H. Effects of early intervention frequency on expressive vocabulary growth rates of very young children who are deaf or hard of hearing: How much is enough? J Speech Lang Hear Res. 2022; 65(5): 1978–87.
23. Figueiredo RSL, Mendes B, Cavanaugh MCV, Deperon TM, Novaes B. Audiol Commun Res. 2019; 24: e1733
24. Geers, A.E. (1994). Techiniques for assessing auditory speech percepcion and lipreading anchancement in Young deaf children, (5), 85-96
25. Moret, A. L. M., Bevilacqua, M. C., & Costa, O. A. (2007). Implante coclear: audição e linguagem em crianças deficientes auditivas pré-linguais. Pró-Fono Revista de Atualização Científica, 19(3), 295–304.
26. Deperon TM, Figueiredo RSL, Leal CF, Mendes BCA, Novaes BCAC. Audibilidade e desenvolvimento de linguagem oral em crianças com deficiência de audição. Distúrbio de comun, setembro 2018. 30(3): 551-560.
27. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa (INEP). (2016). Brasil no PISA 2015: análises e reflexões sobre o desempenho dos estudantes brasileiro. Brasília, Ministério da Educação, 273.
28. McCreery RW, Spratford M, Oleson J, et al. Auditory, cognitive, and linguistic factors predict speech perception in children with hearing loss. Ear Hear. 2019; 40(3): 528–42.
29. Davidson LS, Geers AE, Nicholas JG. The effects of audibility and novel word learning ability on vocabulary level in children with cochlear implants. Cochlear Implants Int. 2014; 15(4): 211–21.
30. Geers AE, Nicholas JG, Davidson LS, et al. Persistent language delay versus late language emergence in children with early cochlear implantation. J Speech Lang Hear Res. 2016; 59(1): 155–70.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Gracieli Santos Macedo, Beatriz Castro Andrade Mendes, Beatriz Cavalcanti de Albuquerque Caiuby Novaes, Marília Cardoso Prudêncio, Tatiana Medeiros Deperon

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.






