Desempenho fonológico de um grupo de crianças brasileiras que frequentam escola bilíngue

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-2724.2025v37i4e73587

Palavras-chave:

Multilinguismo, Avaliação, Desenvolvimento Infantil, Linguagem Infantil, Desenvolvimento da Linguagem

Resumo

Introdução: O bilinguismo na infância tem sido amplamente investigado quanto aos seus efeitos no desenvolvimento linguístico, especialmente na consciência e produção fonológica. Estudos indicam que a exposição simultânea a duas línguas não compromete o desenvolvimento da fala, podendo inclusive favorecer habilidades metalinguísticas e fonológicas, embora resultados variem conforme fatores como idade e contexto educacional. Objetivo: Analisar comparativamente o desempenho fonológico de crianças brasileiras, na faixa etária de 3;3 a 6;0 anos, que frequentam escola bilíngue. Método: Pesquisa de natureza quantitativa, desenvolvida por meio de estudo exploratório. Participaram 120 crianças brasileiras, filhas de pais brasileiros falantes de português, matriculadas em escola bilíngue (Grupo Pesquisa – GP), e 51 crianças brasileiras de escola monolíngue (Grupo Controle – GC). Os participantes foram avaliados individualmente por meio do instrumento de avaliação da Fonologia do Teste ABFW. Resultados: Crianças de escolas bilíngues apresentaram menor prevalência de alterações fonológicas em comparação às de escolas monolíngues. A “simplificação de líquidas” foi o processo fonológico mais frequente. Crianças do grupo monolíngue demonstraram maior probabilidade de apresentar dois ou mais processos fonológicos alterados na nomeação e imitação, indicando associação significativa entre tipo de escola e presença de alterações. Conclusão: Na população estudada, a aquisição simultânea de duas línguas por crianças brasileiras em ambiente linguístico compatível com sua língua materna não esteve associada a prejuízos na aquisição fonológica do português.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Karin Ximenes Genaro, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

  

Fernanda Prada Machado, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

  

Márjorie Moreno Silva, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

  

Maria Claudia Cunha, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

  

Referências

1. Ferjan Ramírez N, Ramírez RR, Clarke M, Taulu S, Kuhl PK. Speech discrimination in 11-month-old bilingual and monolingual infants: a magnetoencephalography study. Dev Sci. 2017 Jan;20(1): e12427. doi: 10.1111/desc.12427. PMID: 27041494.

2. Goksan S, Argyri F, Clayden JD, Liegeois F, Wei L. Early childhood bilingualism: effects on brain structure and function. F1000Research. 2020; 9: 277. doi: 10.12688/f1000research.23216.2.

3. Byers-Heinlein K, Fennell CT. Using speech sounds to guide word learning: The case of bilingual infants. Child Development. 2007; 78(5): 1510-25.

4. Meisel JM. Early child second language acquisition: French gender in German children. Bilingualism: Language and Cognition. 2018; 21(4): 656-73. doi:10.1017/S1366728916000237.

5. Brancalioni AR, Bogoni AP, Silva DP, Giacchini V. A comparative study on phonological acquisition and performance in phonological awareness by children exposed to a bilingual or monolingual family environment. Rev CEFAC. 2018; 20(6): 724-33. doi:10.1590/1982-021620182061018.

6. Goriot C, Unsworth S, van Hout R, Broersma M, McQueen JM. Differences in phonological awareness performance: Are there positive or negative effects of bilingual experience? Linguist Approaches Biling. 2021 Jun;11(3): 418-51. doi: 10.1075/lab.18082.gor.

7. Gabriotti RB, Zomignan R. O cérebro bilíngue: processos cerebrais durante a aquisição de linguagem. Rev Cient Multidisc Núcleo Conh. 2020; 5(8): 68-96. Disponível em: https://www.nucleodoconhecimento.com.br/educacao/cerebro-bilingue.

8. Medeiros ACD, Santos MFP, Varela FVC, Rocha TAL, Messias BLC, Azoni CAS. O bilinguismo no desenvolvimento das habilidades de consciência fonológica: revisão integrativa da literatura. Rev CEFAC. 2020; 22(4): e0320. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rcefac/a/tThWmSSJCqfPvjGfYGM8WPw/?lang=pt

9. Souza LBR, Leite AGC. Perfil das habilidades de consciência fonológica em crianças bilíngues e monolíngues. CoDAS. 2014; 26(1): 61-7. doi:10.1590/S2317-17822014000100009.

10. Oppenheimer F, Ávila CRB. Influence of bilingualism in usual word designation in naming tasks: a study with Brazilian preschoolers. Pró-Fono. 2004;16(2):169-78.

11. Brancalioni AR, Bogoni AP, Silva DP, Giacchini V. Estudo comparativo sobre a aquisição fonológica e o desempenho em consciência fonológica entre crianças expostas a ambiente familiar bilíngue e crianças expostas a ambiente familiar monolíngue. Rev CEFAC. 2018; 20(6): 818-28. doi:10.1590/1982-021620182061018.

12. Araújo FP, Lindenbaun J, Figueiredo FV, Chiappetta ALML. A consciência fonológica do português na aquisição simultânea de duas línguas. Rev CEFAC. 2006; 8(1):15-9.

13. Fleury FO, Avila CRB. Nomeação rápida, memória fonológica e fluência leitora em escolares brasileiros bilíngues. CoDAS. 2015; 27(1): 37-43. doi:10.1590/2317-1782/20152014091.

14. Wertzner HF. Fonologia: desenvolvimento e alterações. In: Andrade CRF, Befi-Lopes DM, Fernandes FDM, Wertzner HF, organizadores. ABFW – Teste de Linguagem Infantil nas Áreas de Fonologia, Vocabulário, Fluência e Pragmática. Carapicuíba: Pró-Fono; 2000. p. 5-32.

15. Shriberg LD, Kwiatkowski J. Phonological disorders I: a diagnostic classification system. J Speech Hear Disord. 1982;47(3):226-41.

16. Lasch SS, Mota HB, Cielo CA. Consciência fonológica: o desempenho de meninos e meninas bilíngues e monolíngues. Rev. CEFAC [Internet]. 2010 [cited 2017 Jul 14]; 12(2): 202-9. Available from: http://www.scielo.br/pdf/rcefac/v12n2/116-08.pdf

17. Rosal AGC, Cordeiro AAA, Queiroga BAM. Consciência fonológica e o desenvolvimento do sistema fonológico em crianças de escolas públicas e particulares. Rev CEFAC. 2013; 15(4): 837-46. doi:10.1590/S1516-18462013000400012.

18. Alves UK, Finger I. Alfabetização em contextos bilíngues: revisão recente. Delta. 2023; 39: e202339012. Disponível em: https://www.scielo.br/j/delta/a/JJ4Sgpfs9zymh59LnLvqhRs/?lang=pt.

19. Brandeker M, Thordardottir E. Verbal fluency in bilingual school-age children: looking at switching, clustering, and the effect of language experience. Int J Biling. 2022;27(3):374-93. doi: 10.1177/13670069221092897

20. Ghorbani A, Saneii SH, Yari P. Phonological Knowledge in 5-year-old Bilingual Turkish Qashqai-Persian Children and Fars Monolingual Children. Function Disabil J. 2020; 3: 377-82.

21. Kirkham S, McCarthy K. Acquiring allophonic structure and phonetic detail in a bilingual community: the production of laterals by Sylheti-English bilingual children. Int J Biling. 2021; 25(3): 531-47. doi: 10.1177/1367006920914718

22. Patel P, Chatterjee Singh N, Torppa M. Understanding the role of cross-language transfer of phonological awareness in emergent Hindi-English biliteracy acquisition. Read Writ. 2022; 35(7): 1633-61. doi: 10.1007/s11145-022-10253-x

23. Molina C, Engelbert APF, Silva SM. Reflexões sobre consciência fonológica no biletramento português/inglês na infância. Odisseia. 2023;12(28). doi:10.21680/1983-2435.2023v8n2ID32498.

24. Alves UK. Uma abordagem contextualizada da consciência fonológica na educação infantil bilíngue. Cad Estud Ling. 2024; 66: e024010. doi:10.20396/cel.v66i00.8676721. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cel/article/view/8676721

Publicado

2025-12-05

Edição

Seção

Artigos