La discriminación auditiva y lo desempeño escolar

Autores/as

  • Flávia Araújo Santos Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Faculdade de Fonoaudiologia
  • Mauro Spinelli Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Faculdade de Fonoaudiologia

Palabras clave:

discriminação auditiva, discriminação, processamento auditivo, dificuldades escolares, alfabetização.

Resumen

A relação entre habilidades auditivas e aprendizagem, especialmente entre discriminação auditiva e dificuldades na leitura e na escrita, é matéria controvertida, o que motivou a pesquisa apresentada neste artigo. Nela, foram estudados 23 alunos da 1a série escolar, separados em dois grupos, que se diferenciavam quanto ao rendimento escolar, e aos quais se aplicou prova de discriminação auditiva para sons verbais. O estudo estatístico dos resultados não mostrou diferenças entre os dois grupos, apoiando a idéia de que não há relação causal direta entre habilidades isoladas e alfabetização. Essa conclusão é discutida, tendo em vista limitações da investigação realizada.

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