Perfil comunicativo de crianças pertencentes a famílias multiespécie
DOI:
https://doi.org/10.23925/2176-2724.2021v33i1p161-172Keywords:
Linguagem, Desenvolvimento da linguagem, Família, Cães, Vínculo homem-animal de estimaçãoAbstract
Introdução: Pesquisas científicas têm evidenciado os benefícios da relação homem-animal, repercutindo no desenvolvimento infantil. Objetivo: avaliar o perfil comunicativo de crianças pertencentes a famílias multiespécie, onde o cão é o animal de estimação. Métodos: estudo exploratório, transversal, de natureza quantitativa. Casuística: 54 sujeitos, de ambos os sexos, na faixa etária entre três meses e quatro anos e cinco meses: 34 sujeitos pertencentes a famílias multiespécie (Grupo Pesquisa - GP) e 20 sujeitos que nunca pertenceram a famílias multiespécie (Grupo Controle - GC). Procedimento: a pesquisa foi realizada na residência dos próprios sujeitos e os dados foram coletados por meio de observação e filmagem de uma situação de interação lúdica, nos contextos familiares rotineiros, durante 30 minutos, envolvendo a presença do cão (GP) e sem nenhum animal de estimação (GC). A análise dos resultados foi realizada a partir do Protocolo de Observação Comportamental (PROC). Em seguida, os dados foram submetidos à análise estatística, onde assumiu-se um nível descritivo de 5% (p<0,05) para significância estatística. Resultados: na população estudada, não foram observadas diferenças estatisticamente significativas nos escores. Contudo, observou-se que os sujeitos e seu (s) animal (s) de estimação (s) foram parceiros interacionais e que o cão desempenhou papel de interlocutor durante as cenas de interação. Conclusão: a hipótese de o cão potencializar as habilidades comunicativas da criança não pode ser refutada. Este estudo abre a discussão sobre o tema, sendo de extrema importância pesquisas posteriores, visto que a presença dos cães é universal e crescente nos lares em todo o mundo.
Downloads
Metrics
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2021 Ana Paula Santa Helena, Maria Claudia Cunha
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.