Hallazgos audiológicos de lactantes con síndrome de Down

Autores/as

  • Nádia Giulian Carvalho Universidade Estadual de Campinas
  • Christiane Marques do Couto UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
  • Tatiana Guilhermino Tazinazzio Coelho Costa Diretora de saude e saneamento na Prefeitura Municipal de Lucélia
  • Thaís Antonelli Diniz Hein UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
  • Maria Francisca Colella Santos UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS

Palabras clave:

Audición, Síndrome de Down, Tríaje, Vias auditivas, Electrofisiología

Resumen

Introducción: La Síndrome de Down implica signos morfológicos que predisponen la aparición alteraciónes auditivas. Es crucial para el desarrollo general del individuo la identificación temprana de alteraciónes auditivas y la tría auditiva neonatal es el primer paso que ello ocurra. Sin embargo, son escasos los estudios que describen la audición de esta población dentro de los primeros meses de vida. Objetivo: Evaluar los resultados audiológicos de lactantes con Síndrome de Down en la tría auditiva neonatal y en la evaluación audiológica, teniendo en cuenta las variables sexo, indicadores de riesgo y edad gestacional. Métodos: Estudio de tipo experimental, descriptivo, transversal, del que participaron lactantes con síndrome de Down, que permanecieron en UCI y/o unidad de cuidados intermedios. Se realizó tría auditiva neonatal y independientemente de los resultados, los lactantes fueron encaminados para investigación audiológica. Resultados: En la tría auditiva neonatal 71,4% de los lactentes fallaron, no hubo una relación significativa de fallas con las variables correlacionadas. A partir del análisis conjunto de las pruebas auditivas se encontró audición bilateral normal en el 42,85% y pérdida auditiva conductiva en el 57,14%. Conclusión: La mayoría de los lactantes con sindrome de Down falla en la tría auditiva, y en más de la mitad de los lactantes, la alteración auditiva fue encontrada y/o confirmada, siendo la pérdida auditiva conductiva la más frecuentes.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Nádia Giulian Carvalho, Universidade Estadual de Campinas

Graduação em Fonoaudiologia pela Universidade Estadual de Campinas -UNICAMP (2011). Realizou iniciações científicas na área de abordagem grupal em fonoaudiologia financiadas pelo CNPq. Em 2012- 2013 Aprimoramento/ Especialização em Saúde Auditiva na UNICAMP. Em 2013-2014/agosto foi Fonoaudióloga na Secretaria Municipal de Educação de Bom Jesus dos Perdões -SP. Em 2014 iniciou Mestrado em Ciências com concentração em Saúde da Criança e do Adolescente no CIPED/UNICAMP.

Christiane Marques do Couto, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS

Possui graduação em Fonoaudiologia pela Escola Paulista de Medicina - UNIFESP (1989), mestrado em Ciências pelo curso de Física da Universidade de São Paulo (2000) e doutorado em Ciências (Fisiopatologia Experimental) pelo curso de Medicina da Universidade de São Paulo (2004). Atualmente é professor titular da Universidade Estadual de Campinas. Tem experiência na área de Fonoaudiologia, com ênfase em Audiologia, atuando principalmente nos seguintes temas: diagnóstico audiológico, prótese auditiva, mensuração com microfone sonda, acústica do sistema auditivo.

Tatiana Guilhermino Tazinazzio Coelho Costa, Diretora de saude e saneamento na Prefeitura Municipal de Lucélia

Possui graduação em Fonoaudiologia pela Universidade de Marília (1999).  Especialista em Audiologia Clínica e Educacional pelo Hospital de Reabilitação de Anomalias Crâniofaciais da Universidade de São Paulo com atuação exclusiva de 40 horas/semanais no período de 2000 à 2002 no Centro de Pesquisa Audiológica.  Mestre em Saúde da Criança e do Adolescente pela Universidade Estadual de Campinas. Atualmente é Diretora de saude e saneamento na Prefeitura Municipal de Lucélia

Thaís Antonelli Diniz Hein, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS

Possui graduação em Fonoaudiologia pela Universidade Estadual de Campinas (2008) , especialização em Fonoaudiologia e Saude Auditiva pela Universidade Estadual de Campinas (2010) e mestrado em Pós-graduação em Saúde da Criança e do Adolescente pela Universidade Estadual de Campinas (2013) . Atualmente é Fonoaudiologo da Universidade Estadual de Campinas e Fonoaudiólogo do Centro de Educação Especial Síndrome de Down. Atuando principalmente nos seguintes temas: Recém-Nascido, triagem auditiva neonatal, PEATE automático.

Maria Francisca Colella Santos, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS

Professor Associado-MS5-1 do Departamento de Desenvolvimento Humano e Reabilitação da Faculdade de Ciências Médicas /Unicamp. Possui graduação em Fonoaudiologia pela Universidade Federal de São Paulo (1985), mestrado(1993) e doutorado(1998) em Distúrbios da Comunicação Humana (Fonoaudiologia) pela Universidade Federal de São Paulo e pós doutorado pela Universidade Estadual de Campinas(2009). É docente do Curso de Fonoaudiologia da Faculdade de Ciências Médicas /Unicamp.Foi coordenadora do Curso de Graduação em Fonoaudiologia no período e julho de 2006 a julho de 2014.Atualmente é coordenadora do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Unicamp e tutora.É supervisora titular do Programa de Aprimoramento Fonoaudiologia:Saúde Auditiva/FCM/Unicamp e Professor Pleno dos Programas de Pós Graduação/FCM/Unicamp Saúde da Criança e do Adolescente e Saúde, Interdisciplinaridade e Reabilitação.É orientadora de mestrado e doutorado.Suas linhas de Pesquisa são:triagem auditiva neonatal, diagnóstico audiológico infantil e avaliação comportamental e eletrofisiológica do processamento auditivo.É avaliadora de curso de graduação pelo SINAES/INEP.Foi diretora tesoureira da Academia Brasileira de Audiologia no biênio 2011-2013. .

Publicado

2016-03-31

Cómo citar

Carvalho, N. G., do Couto, C. M., Costa, T. G. T. C., Hein, T. A. D., & Santos, M. F. C. (2016). Hallazgos audiológicos de lactantes con síndrome de Down. Distúrbios Da Comunicação, 28(1). Recuperado a partir de https://revistas.pucsp.br/index.php/dic/article/view/21801

Número

Sección

Artigos