Articulação comunitária e promoção da saúde - perspectivas para a atuação fonoaudiológica

Autores/as

  • Solange Biegelmeyer
  • Millena Citon Lucchesi
  • Bárbara Niegia Garcia de Goulart
  • Brasilia Maria Chiari

Palabras clave:

promoção da saúde, educação em saúde, participação comunitária, organização comunitária.

Resumen

OBJETIVOS: apresentar um relato de experiência de atuação comunitária para promoção da saúde desenvolvida em uma comunidade circunscrita. MÉTODO: o estudo foi realizado em uma comunidade inserida na região metropolitana de Porto Alegre (RS) entre março e julho de 2005. Foi aplicado um questionário à população referida através de visitas domiciliares. Após concluir a aplicação dos questionários iniciamos a realização das oficinas com o objetivo de orientar a comunidade em relação à atuação fonoaudiológica e à prevenção de distúrbios da comunicação humana. RESULTADOS: dos 108 domicílios, 52 foram visitados. No local, 42,3% de moradores apresentam alguma doença crônica e 30,8% fazem uso de medicamento sistêmico. Destes, 75,7% adquirem os medicamentos comprando-os e 24,3% recebem por meio do município ou estado. Dos moradores, 80,8% apresentam água encanada, 69,2% possuem banheiro dentro de casa e, em média, residem 4 sujeitos em cada domicílio (dp=2). Em média, cada domicílio possui 1,33 crianças. Dentre os entrevistados, 40,4% referem algum tipo de alteração fonoaudiológica. CONCLUSÃO: constatamos que as condições sócio-econômicas desta comunidade estão acima da média nacional. Além disso, a maioria dos moradores não utiliza o poder público para receber a atenção integral à saúde e as questões básicas de saneamento já são disponíveis para a maioria da população.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Solange Biegelmeyer

Acadêmica de Biomedicina da Feevale. Bolsista de Iniciação Científica na área de Políticas Públicas.

Millena Citon Lucchesi

Acadêmica de Fonoaudiologia da Feevale. Bolsista de Iniciação Científica (CNPq).

Bárbara Niegia Garcia de Goulart

Professora Adjunto da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Doutora em Ciências pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP-EPM), Mestre em Epidemiologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Brasilia Maria Chiari

Doutora em Distúrbios da Comunicação Humana pela Universidade Federal de São Paulo, Professora Titular do Departamento de Fonoaudiologia e Livre Docente da Disciplina de Distúrbios da Comunicação Humana da Universidade Federal de São Paulo.

Número

Sección

Artigos