Uso combinado do implante coclear e aparelho de amplificação sonora individual em crianças

Autores/as

  • Raquel A. Nobre
  • Maria Cecília Bevilacqua
  • Leandra T. Nascimento

Palabras clave:

implante coclear, aparelho de amplificação sonora individual, amplificação biaural, percepção de fala

Resumen

Introdução: O Implante coclear (IC) é um recurso de estimulação elétrica que é utilizado unilateralmente, o que gera algumas dificuldades para o paciente. Os usuários de IC que apresentam resíduo auditivo no ouvido não implantado (ouvido contra-lateral ao IC) poderiam ter beneficio da amplificação neste ouvido. Objetivo: Avaliar os benefícios do uso do Aparelho de Amplificação Sonora Individual (AASI) no ouvido não implantado. Método: Estudo prospectivo no qual 14 crianças com deficiência auditiva neurossensorial bilateral severa, e severa a profunda e profunda, usuárias de IC foram submetidas a nova avaliação audiológica e adaptação do AASI. Após um mês de uso efetivo do AASI com o IC foi realizada avaliação do uso combinado do IC com o AASI e após uma semana de uso apenas do IC, a avaliação só com o IC. Foi aplicado o questionário PEACH aos pais e avaliada nas crianças o reconhecimento de palavras dissílabas no silêncio e na relação S/R + 10 dB com IC e com o IC mais o AASI. Resultados: A análise estatística não mostrou diferença significante entre as condições com IC mais AASI e apenas IC. Conclusão: Não houve diferenças estatísticas entre as condições avaliadas, mas é recomendável uma avaliação individual dos benefícios dos aparelhos de amplificação sonora individual.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Raquel A. Nobre

Fonoaudióloga, Especialista em Audiologia Clinica e Educacional pelo Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais (HRAC) – Universidade de São Paulo (USP) – Campus Bauru.

Maria Cecília Bevilacqua

Professora Titular do Departamento de Fonoaudiologia da Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB) – USP e do Centro de Pesquisas Audiológicas (CPA) – HRAC – USP – Campus Bauru.

Leandra T. Nascimento

Fonoaudióloga do CPA – HRAC – USP – Campus Bauru, Doutora em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

Número

Sección

Artigos