Expressão gráfica no jornalismo

Autores

  • Laís Guaraldo

Palavras-chave:

jornalismo, ilustrações, artes gráficas

Resumo

O conteúdo jornalístico não está apenas no texto, está em toda a página (seja ela impressa ou digital). As relações espaciais informam, e também as ilustrações, as charges, as vinhetas, a tipografia, os cartuns.  Material visual de qualidade não é ornamento, pois agrega informação e ponto de vista ao tema, é parte integrante do discurso jornalístico. Quando um editor de jornal encomenda a ilustração para um artigo a um bom ilustrador, na verdade, ele está contratando dois articulistas: o articulista verbal e o visual.

Esse artigo tratará de uma parte da produção visual jornalística, que é a expressão gráfica. Nas páginas impressas dos jornais diários e revistas, desde os primórdios de sua história, encontramos diferentes produções gráficas, tais como charges, caricaturas, infografias, storyboards, ilustrações, vinhetas, cartografias, cartuns. No entanto, em torno da expressão gráfica, há um campo semântico difuso, que pretendemos esclarecer nesse artigo.

A função comunicativa que esses elementos visuais desempenham e suas estratégias expressivas também são objeto de exploração e proposição para a ampliação de pesquisas na área.

Biografia do Autor

Laís Guaraldo

Doutora pela PUC-SP, com tese sobre ilustração jornalística, desenvolvida no programa de Comunicação e Semiótica. Integrante do Grupo de Pesquisa em Processos de Criação da PUCSP, desde 1997, e editora científica da revista  acadêmica Tessituras & Criação. Professora e pesquisadora do Departamento de Jornalismo da PUC-SP. Atualmente desenvolve pesquisa sobre práxis criativa e produção de conhecimento na expressão visual gráfica (pós doutoranda – Universidade de Aveiro – Portugal).

Downloads

Edição

Seção

Artigos