Relógios de sol para ensinar Matemática e Física de maneira integrada

Authors

  • Walmir Thomazi Cardoso Professor Assistente Doutor do Departamento de Física da PUC-SP. Membro do Grupo de História, Teoria e Ensino de Ciências – GHTC-USP.

Keywords:

relógios solares, ensino de Física, ensino de Matemática, medidas do tempo, interdisciplinaridade

Abstract

O Objetivo desse artigo é mostrar uma alternativa no relacionamento entre alguns conteúdos de Matemática e Física na Escola Básica. Muito embora alguns tópicos dessas disciplinas possam ser explicados de maneira muito próxima entre si, eles habitualmente não são apresentados de maneira conjunta. Desenvolvidos a partir de uma experiência prática num curso proposto para integrar as disciplinas de Matemática e Física num curso de Educação a Distância oferecido pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), temas como relógios solares representam uma alternativa para ensinar Mecânica, Matemática e permitem integrações com outras disciplinas das humanidades como História, Geografia e Ciências Sociais.

How to Cite

Cardoso, W. T. (2015). Relógios de sol para ensinar Matemática e Física de maneira integrada. Ensino Da Matemática Em Debate, 2(1). Retrieved from https://revistas.pucsp.br/index.php/emd/article/view/23638

Issue

Section

Artigos