Chamada para Dossiê Temático - Ensino de línguas e práticas cotidianas: perspectivas dialógico-decoloniais no trabalho pedagógico com o texto

2024-08-27

Partindo do princípio de que a leitura de mundo precede a leitura da palavra (Freire, 2000) e de que a língua/linguagem é dialógica e interacional, este dossiê tem o objetivo de reunir trabalhos que refletem e refratam práticas de ensino de línguas, a partir do trabalho com os gêneros do discurso, de forma inter/transdisciplinar, com base nos pressupostos teóricos e metodológicos do Círculo de Bakhtin (1995, 2003), na proposta decolonial (Mignolo, 2007; Walsh, 2013, 2020; Quijano, 2009), nos princípios freirianos (1968, 2019), nos conceitos da Linguística Textual (Koch, 2004, 2008; Marcuschi, 2008, 2010; Antunes, 2009), dentre outros.

Para compor este dossiê, são interessantes trabalhos que versem sobre: i) diferentes abordagens do texto; ii) proposições metodológicas que culminaram na elaboração de material didático; iii) práticas pedagógicas que contemplem a leitura e a produção de textos; assim como iv) outras atividades sobre o ensino de línguas desenvolvidas de forma horizontalizada, ativa, reflexiva e responsiva.

Organizadores:

Profa. Dra. Tatiana Aparecida Moreira (ProfLetras - Ifes – campus Vitória)

Profa. Dra. Ilioni Augusta da Costa (ProfLetras - Ifes – campus Vitória)

Prof. Dr. André Effgen de Aguiar (ProfLetras – Ifes – campus Vitória)

Prazos:

Submissões: até 16 NOVEMBRO/24.

Publicação prevista para: ABRIL/25.

Serão aceitos textos em português, inglês e espanhol.

As instruções para os autores estão disponíveis em DIRETRIZES PARA AUTORES:

https://revistas.pucsp.br/index.php/esp/about/submissions

Os trabalhos apresentados para avaliação devem ser submetidos on-line, no seguinte endereço:

https://revistas.pucsp.br/index.php/esp/about/submissions 

Na submissão, indicar para o editor que o texto é destinado ao Dossiê Ensino de Línguas.