Espanhol

Autores/as

  • Domingos Joaquim Vasco Centro de Pesquisa Bons Amigos

DOI:

https://doi.org/10.23925/2596-3333.v1n1.66151

Palabras clave:

contribuição, preservação digital, documentos históricos, moçambique

Resumen

O presente artigo buscou analisar o contributo da preservação digital de documentos históricos em Moçambique. A preservação digital garante a disponibilidade dos documentos históricos para gerações futuras, assegurando a sua validade e legibilidade. Em Moçambique, há fragilidade na preservação digital, devido ao uso de técnicas arquivísticas tradicionais de fácil destruição. A evolução tecnológica permite arquivar os documentos históricos de modo que todos tenhamos acesso ao conhecimento de um passado histórico, a partir deles. A criação de um arquivo digital possibilita a difusão da história para toda a sociedade, tendo em conta que todos têm acesso a todos os documentos que relatam a história de uma dada época, dificilmente pode haver fragilidade na interpretação dos fatos. Com a evolução da tecnologia, os documentos históricos podem ser conservados numa conta de Facebook, por exemplo, onde todas as gerações têm acesso a eles.

Biografía del autor/a

Domingos Joaquim Vasco, Centro de Pesquisa Bons Amigos

Livre docente de História e pesquisador. domingosvasco1@gmail.com Tete- Moçambique. Professor.
VASCO, D. J. O contributo da preservação digital de documentos históricos em Moçambique. Tete Moçambique, 2024

Citas

ALBUQUERQUE, A. C. A Classificação de documentos fotográficos: um estudo em arquivos, bibliotecas e museus. Universidade Estadual Paulista – Unesp, Marília, 2012.

ARQUIVO NACIONAL. Dicionário brasileiro de terminologia arquivística. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2005.

BOGART, J. W.C. V. Armazenamento e manuseio de fitas magnéticas: um guia para bibliotecas e arquivos. 2. ed. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2001.

E-ARQ, B. Modelo de Requisitos para Sistemas Informatizados de Gestão Arquivística de Documentos. Câmara Técnica de Documentos Electrónicos. 1.1. versão. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2011.

ERWAY, R. Defining "Born Digital": An Essay. Dublin, OH. Report produced by OCLC Research, 2010.

FERREIRA, M. Introdução à preservação digital: conceitos, estratégias e actuais consensos. Guimarães, Portugal: Escola de Engenharia da Universidade do Minho, 2006.

INNARELLI, H. C. Introdução aos dez mandamentos da preservação digital. Sínteses: Revista Electrónica do SIMTEC, Campinas, São Paulo, n. 2, 2016.

INTERPARES PROJECT. The International Research on Permanent Authentic Records in Electronic Systems. Documents. Rio de Janeiro: TEAM Brasil, 2011.

SAYÃO, L. F. Preservação digital: uma brevíssima introdução: OAIS Open Archival Information System, 2010.

SCHELLENBERG, T. R. Arquivos modernos: princípios e técnicas. Tradução Nilza Teixeira Soares. 6. ed. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2006.

Publicado

2024-11-29

Cómo citar

Vasco, D. J. (2024). Espanhol . Revista Fronteiras Interdisciplinares Do Direito, 1(1). https://doi.org/10.23925/2596-3333.v1n1.66151