Huillet-Straub no cinema moderno: autoria como primado do material e espectatorialidade libertária

Autores/as

Palabras clave:

autoria, cinema moderno, Danièle Huillet, Jean-Marie Straub

Resumen

Embora sua trajetória nomádica (decorrente do exílio) por vezes impeça uma vinculação nominal de Danièle Huillet e Jean-Marie Straub aos novos movimentos cinematográficos europeus do pós-guerra, o casal de cineastas se formou no bojo cinéfilo e crítico que daria origem à Nouvelle Vague e fomentou o surgimento do Junger Deutscher Film — além de sua obra atualizar o problema do realismo. Mediante a contextualização do início da carreira de Huillet-Straub e análises fílmicas sumárias, o objetivo deste artigo é introduzir a concepção huillet-straubiana de autoria, a qual se aproxima mas difere tanto da Politique des auteurs quanto do Autorenfilm, sendo caracterizada pelo primado do material e por uma espectatorialidade libertária.

Biografía del autor/a

Dalila Camargo Martins, ECA/USP

Dalila Camargo Martins é doutoranda do Programa de Pós-graduação em Meios e Processos Audiovisuais da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, com pesquisa sobre o realismo negativo de Danièle Huillet e Jean-Marie Straub, financiada pela CAPES. No mestrado, analisou a relação entre texto e paisagem no filme huillet-straubiano Cedo demais / tarde demais. Trabalha também como crítica, programadora, videoartista e professora. 

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Publicado

2022-05-19

Número

Sección

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