NATUREZA DAS CONSTRUÇÕES COMPLEXAS NA FALA DA CRIANÇA: UM IMPASSE ENTRE O SABER E O NÃO SABER DO INVESTIGADOR

Autores

  • Glória Maria Monteiro de Carvalho

Palavras-chave:

construções complexas, aquisição de linguagem, impasse

Resumo

A indagação sobre a natureza da complexidade das chamadas construções complexas na fala da criança convocou, neste artigo, a questão do saber e do não saber do investigador. Nessa perspectiva, a complexidade ou sua ausência – atribuída às produções verbais infantis faz parte do saber desse sujeito, recorta um espaço, por ele ocupado, num discurso que faz sentido. Assumo, então, que um saber, ou um sentido estabilizado (do investigador) sobre construções complexas é condição de existência de sua desestabilização, isto é, de um não saber sobre essas construções sendo, portanto, condição de uma escuta da fala imprevisível da criança, conforme se pretendeu exemplificar através da análise de fragmentos do corpus de uma criança. Por sua vez, indicou-se, sobretudo, que essa heterogeneidade teria sido apreendida, à medida que o investigador teria escutado a fala infantil nas posições de saber e de não saber que essa fala o colocou, confrontando-se com o impasse entre essas posições.

Biografia do Autor

Glória Maria Monteiro de Carvalho

Universidade Federal de Pernambuco

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Como Citar

Carvalho, G. M. M. de. (2012). NATUREZA DAS CONSTRUÇÕES COMPLEXAS NA FALA DA CRIANÇA: UM IMPASSE ENTRE O SABER E O NÃO SABER DO INVESTIGADOR. Intercâmbio, 24. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/intercambio/article/view/10117

Edição

Seção

Artigos