ANÁLISE DE GÊNERO DA SEÇÃO DE LEITURA DE UM LIVRO DIDÁTICO

Autores

  • Daiane Aline KUMMER Universidade Federal de Santa Maria

Palavras-chave:

Análise Crítica de Gênero, Livro didático de inglês, Seção de leitura, Organização retórica, Movimentos retóricos.

Resumo

RESUMO: O objetivo deste trabalho é identificar a organização retórica das seções de leitura de um livro didático de inglês (LDI). O corpus é composto pelas doze seções de leitura do LDI analisado. Sob o pano de fundo da análise contextual, uma análise textual foi realizada, que seguiu três passos: a) identificar as funções de cada parte das seções; b) nomear os movimentos; c) comparar a recorrência dos movimentos nos exemplares. Foram identificados quatro movimentos retóricos, dois obrigatórios e dois opcionais, e seis movimentos iterativos. Cada movimento cumpre uma função na seção de leitura contribuindo para a totalidade da organização retórica. 

ABSTRACT: The objective of this study is to identify the rhetorical organization of reading sections of an English language textbook (ELT). The corpus is composed by the twelve reading sections of the analyzed ELT. Based on the contextual analysis, a textual analysis was done. This analysis followed three steps: a) identify the functions of each part; b) name the moves; c) compare the recurrence of the moves in the exemplars. Four rhetorical moves were identified, two obligatory and two optional, and six iterative moves. Each move accomplishes one function in the reading section and contributes to the totality of the rhetorical organization.

Downloads

Publicado

2014-06-04

Como Citar

KUMMER, D. A. (2014). ANÁLISE DE GÊNERO DA SEÇÃO DE LEITURA DE UM LIVRO DIDÁTICO. Intercâmbio, 28. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/intercambio/article/view/19645

Edição

Seção

Artigos