FORMAÇÃO REFLEXIVA DO PROFESSOR DE PORTUGUÊS COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA: REQUISITOS PARA ELABORAÇÃO DE CURSOS E MATERIAIS DIDÁTICOS
Palavras-chave:
formação docente, reflexão, professor de línguas, elaboração de cursos, material didático.Resumo
RESUMO: Este trabalho trata do desenvolvimento de cursos e materiais didáticos para formação de professores de línguas, especificamente Português como Língua Estrangeira (PLE). Para isso, discute o contexto brasileiro de formação de professores de línguas e sua relação com a produção de material didático para essa finalidade, a relevância social do desenvolvimento da consciência crítica do professor, bem como propostas e mecanismos de formação do profissional reflexivo em programas de formação docente e seus materiais didáticos. Por fim, defende três condições essenciais para a concepção de programas formativos que mobilizem o compromisso profissional e político do professor de PLE.
ABSTRACT: This work treats on the developing programs and materials for language teachers education, specifically Portuguese as a Foreign Language (PFL). For this, it discusses the Brazilian context of teacher education and its relationship with the production of learning materials for this purpose, the social relevance of the development of critical awareness of the teacher, as well as proposals and mechanisms for reflective professional education by teacher education programs and their learning materials. Finally, it defends three essential conditions for the conception formative programs that mobilize the professional and political committal of the PFL teacher.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2015 Isabel Cristina Michelan de AZEVEDO, Eduardo Lopes PIRIS
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.