FORMAÇÃO REFLEXIVA DO PROFESSOR DE PORTUGUÊS COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA: REQUISITOS PARA ELABORAÇÃO DE CURSOS E MATERIAIS DIDÁTICOS

Autores

  • Isabel Cristina Michelan de AZEVEDO Universidade Federal de Sergipe
  • Eduardo Lopes PIRIS Universidade Estadual de Santa Cruz

Palavras-chave:

formação docente, reflexão, professor de línguas, elaboração de cursos, material didático.

Resumo

RESUMO: Este trabalho trata do desenvolvimento de cursos e materiais didáticos para formação de professores de línguas, especificamente Português como Língua Estrangeira (PLE). Para isso, discute o contexto brasileiro de formação de professores de línguas e sua relação com a produção de material didático para essa finalidade, a relevância social do desenvolvimento da consciência crítica do professor, bem como propostas e mecanismos de formação do profissional reflexivo em programas de formação docente e seus materiais didáticos. Por fim, defende três condições essenciais para a concepção de programas formativos que mobilizem o compromisso profissional e político do professor de PLE.

 

ABSTRACT: This work treats on the developing programs and materials for language teachers education, specifically Portuguese as a Foreign Language (PFL). For this, it discusses the Brazilian context of teacher education and its relationship with the production of learning materials for this purpose, the social relevance of the development of critical awareness of the teacher, as well as proposals and mechanisms for reflective professional education by teacher education programs and their learning materials. Finally, it defends three essential conditions for the conception formative programs that mobilize the professional and political committal of the PFL teacher.

 

Downloads

Publicado

2015-10-16

Como Citar

AZEVEDO, I. C. M. de, & PIRIS, E. L. (2015). FORMAÇÃO REFLEXIVA DO PROFESSOR DE PORTUGUÊS COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA: REQUISITOS PARA ELABORAÇÃO DE CURSOS E MATERIAIS DIDÁTICOS. Intercâmbio, 30. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/intercambio/article/view/25114

Edição

Seção

Artigos