PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA AO LONGO DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO NA UNILA: SUBSÍDIOS PARA O ENSINO DE LÍNGUAS ADICIONAIS
Palavras-chave:
Ensino de língua adicional, Ensino de línguas para fins específicos, Gêneros textuais, Práticas de leitura e escrita, UNILA.Resumo
RESUMO: O artigo apresenta os resultados de uma pesquisa exploratória sobre as práticas de leitura e escrita nos cursos de graduação da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA). A partir da análise de questionários, pudemos concluir que as práticas de leitura e escrita estão fortemente relacionadas aos gêneros técnico-científicos e aos objetivos pedagógicos das disciplinas. Esperamos que os resultados da pesquisa possam fornecer subsídios não só para o planejamento de cursos de línguas adicionais, mas também para elaboração de políticas institucionais que apoiem o desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita acadêmica em espanhol e em português.
ABSTRACT: The paper presents the results of an exploratory research on reading and writing practices in undergraduate courses of the Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA). From the questionnaire analysis, we found out that reading and writing practices are closely related to the technical and scientific genres and to the pedagogical goals of disciplines. We hope that the research results may provide support not only for the planning of additional language courses, but also for the development of institutional policies to support the development of skills on academic reading and writing in Spanish and Portuguese.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2015 Laura Márcia Luiza FERREIRA
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.