INGLÊS PARA FINS ESPECÍFICOS: O DESENHO DE UM CURSO A PARTIR DA ANÁLISE DE NECESSIDADES
Palavras-chave:
Análise de necessidades, Inglês para Fins Específicos, Habilidade de leitura.Resumo
RESUMO: Este artigo tem como objetivo apresentar uma análise de necessidades de uma turma de graduação, com foco na leitura em inglês. As bases teóricas residem na abordagem de Inglês para Fins Específicos (DUDLEY-EVANS; ST. JOHN, 1998; HUTCHINSON; WATERS, 1987; RAMOS, 2005; entre outros). O corpus utilizado na pesquisa foi um questionário baseado e adaptado de Masin (2009); Pinto (2002); Ramos; Lima-Lopes; Gazotti-Vallim (2004). Os resultados da pesquisa sugerem que um levantamento do perfil dos alunos que engloba seus níveis linguísticos, seus objetivos para com o curso e suas preferências de leitura de variados gêneros textuais, deve ser realizado antes do início das atividades de ensino.
ABSTRACT: This article has the objective of presenting the needs analysis investigation of undergraduate students, focusing on reading in the English language. The theoretical foundation relies on the English for Specific Purposes approach (DUDLEY-EVANS; ST. JOHN, 1998; HUTCHINSON; WATERS, 1987; RAMOS, 2005; among others). The corpus used in the research stem from a questionnaire which was based and adapted from Masin (2009); Pinto (2002); Ramos; Lima-Lopes; Gazotti-Vallim (2004). The results of the research suggest that a survey to establish the students’ profile that encompass their linguistic levels, their objectives for taking the course, and their genre-reading preferences should take place before the beginning of the teaching activities.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2015 Marcus de Souza ARAÚJO
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.