HIPERFICÇÃO E LETRAMENTO NA ERA DIGITAL

Autores

  • Viviane da Silva SANTOS UERJ
  • Cristina Vergnano-Junger UERJ

Palavras-chave:

hiperficção, letramento digital, leitura

Resumo

RESUMO: Seguindo o conceito de letramento (KLEIMAN, 2007) e letramento digital (BUZATO, 2009) em relação às formas de interação com gêneros digitais e às habilidades para a leitura e escrita mediada por computador, o presente artigo propõe um diálogo entre linguística e literatura, visando a caracterizar o gênero hiperficção e estabelecer em que medida o letramento digital afeta a sua leitura. Trata-se de um estudo documental exploratório e descritivo de base qualitativa com amostra de hiperficções em língua inglesa, portuguesa e espanhola, coletadas em sites e blogs na internet, no período de junho de 2012 a maio de 2013.

 

ABSTRACT: According to the concept of literacy (KLEIMAN, 2007) and digital literacy (BUZATO, 2009), regarding the ways of interaction with digital genders, and the skills related to computerized writing and reading, this paper proposes a dialogue between literature and linguistics, in order to qualify the hyperfiction gender, and to assess the extent to which digital literacy affects its gender reading. This is an exploratory documentary and descriptive study that stems from qualitative basis with samples of hyperfiction in English, Portuguese and Spanish, collected from websites and internet blogs between June 2012 and May 2013.

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Publicado

2015-10-16

Como Citar

SANTOS, V. da S., & Vergnano-Junger, C. (2015). HIPERFICÇÃO E LETRAMENTO NA ERA DIGITAL. Intercâmbio, 30. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/intercambio/article/view/25118

Edição

Seção

Artigos