LEITURA LITERÁRIA NO CICLO 1 DO ENSINO FUNDAMENTAL: PARA UM LETRAMENTO ALÉM DO LITERAL

Autores

  • Sheila Oliveira Lima Universidade Estadual de Londrina

Palavras-chave:

Literatura, leitura, alfabetização.

Resumo

RESUMO: O contato com a literatura ao longo do processo de alfabetização vem sendo considerado por alguns pesquisadores  -Bettelheim e Zelan (2009) e Belintane (2013) -  um dos elementos fundamentais para a formação do sujeito letrado. O projeto “Leitura literária no ensino fundamental - ciclo 1: concepções e práticas” visa a observar a gravidade da ausência da leitura literária em tal segmento por meio da análise de atividades de leitura em livros didáticos de língua portuguesa. Como tarefa primordial, pretende sugerir possibilidades de abordagem do texto literário no ciclo 1 do ensino fundamental a partir da leitura de autores e obras significativas. Este artigo apresenta os resultados preliminares da pesquisa citada.

 

ABSTRACT: The contact with literature throughout the literacy process  has been considered by some researchers Bettelheim e Zelan (2009) e Belintane (2013), as one of the fundamental element to form a reader. The project “Literature Readings in the Fundamental School – 1st cycle- Concepts and Practice aim to observe the severity in the lack of literary readings at this cycle, by analizing the reading activities in Portuguese  didactic books. As prime task it intends to suggest the possibility of approaching the text in the first cycle of the fundamental school using works from writers of significant importance. This paper presents the preliminary results of the cited study.

Downloads

Publicado

2015-10-16

Como Citar

Lima, S. O. (2015). LEITURA LITERÁRIA NO CICLO 1 DO ENSINO FUNDAMENTAL: PARA UM LETRAMENTO ALÉM DO LITERAL. Intercâmbio, 30. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/intercambio/article/view/25119

Edição

Seção

Artigos