FORMAÇÃO DE PROFESSORES, LÍNGUA E CULTURA_A COMPETÊNCIA INTERCULTURAL PARA O ENSINO DE LE NO CURSO DE LETRAS

Autores

  • Dllubia SANTCLAIR Universidade Estadual de Goiás
  • Barbra SABOTA Universidade Estadual de Goiás
  • Ricardo ALMEIDA Universidade Estadual de Goiás

Palavras-chave:

formação de professores, inglês, interculturalidade.

Resumo

Este artigo objetiva apresentar discussões sobre a relevância de favorecer o desenvolvimento da Competência Comunicativa Intercultural (BYRAN, 1997; CORBETT, 2003; FIGUEREDO, 2007) nas licenciaturas em Letras, para contemplar uma formação de professores de línguas que sejam críticos e reflexivos, também sob o ponto de vista da relação entre língua e cultura. Buscamos refletir teoricamente sobre o conceito de Competência Intercultural (DEARDOFF, 2009) em correlação com a definição de língua como prática social, ressignificada historicamente por meio da interação social (VYGOTSKY, 1996), o que desenha um cenário favorável ao ensino crítico de línguas estrangeiras (PESSOA e FREITAS, 2012). Nossa argumentação central é a de que a competência intercultural pode contribuir para a compreensão da cultura estrangeira, partindo da nossa própria cultura e também de uma perspectiva externa, ou seja, é possível compreender-se a partir da visão do outro.

Biografia do Autor

Dllubia SANTCLAIR, Universidade Estadual de Goiás

Mestranda em Educação, Linguagem e Tecnologias pela Universidade Estadual de Goiás. Professora no curso de Letras da UEG, Campus de Porangatu e no Ensino Médio da Secretaria Estadual de Educação de Goiás. Integrante do grupo de pesquisa TDELE.

Barbra SABOTA, Universidade Estadual de Goiás

Pós doutora em Linguística Aplicada pela UnB (2014). Doutora em Letras e Linguística pela UFG (2008). Professora da Universidade Estadual de Goiás no curso de Letras (Estágio supervisionado de língua inglesa) e no Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Educação Linguagem e Tecnologias (PPG -IELT), ambos no Câmpus Anápolis de Ciências Sociais Econômicas e Humanas (CSEH).

Ricardo ALMEIDA, Universidade Estadual de Goiás

Mestrando em Educação, Linguagem e Tecnologias pela Universidade Estadual de Goiás. Professor na Cultura Inglesa Anápolis. Integrante do grupo de pesquisa TDELE.

Downloads

Publicado

2017-07-04

Como Citar

SANTCLAIR, D., SABOTA, B., & ALMEIDA, R. (2017). FORMAÇÃO DE PROFESSORES, LÍNGUA E CULTURA_A COMPETÊNCIA INTERCULTURAL PARA O ENSINO DE LE NO CURSO DE LETRAS. Intercâmbio, 34. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/intercambio/article/view/33520

Edição

Seção

Artigos