MODALIDADE DÔNTICA E LÍNGUA INGLESA: UMA INTERFACE.

Autores

  • Maria Fabíola Vasconcelos Lopes

Palavras-chave:

modalidade, relações interpessoais, língua inglesa

Resumo

Este estudo é parte de uma pesquisa para o doutorado do curso de Pós-Graduação em Lingüística da Universidade Federal do Ceará – UFC e do programa sanduíche da universidade do Novo México - UNM. O objetivo deste artigo é analisar a manifestação da modalidade deôntica nas relações interpessoais do contexto de sala de aula e explicar como ocorre a modalidade deôntica nos comandos e explicações na aula de inglês em ambiente brasileiro. São analisados, para tal fim, os enunciados da fala do professor (comandos e explicações) do 2º. e 3º. anos do ensino de língua inglesa no ensino médio de escolas da rede oficial. Dik (1989), Palmer (1986) e Lyons (1977) servem de base para nosso estudo.

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Como Citar

Lopes, M. F. V. (2010). MODALIDADE DÔNTICA E LÍNGUA INGLESA: UMA INTERFACE. Intercâmbio, 17. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/intercambio/article/view/3592

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Seção

Artigos