CONSIDERAÇÕES SOBRE O PAPEL DO INPUT NA AQUISIÇÃO DA L2: CONTEXTOS BILÍNGUES E DE ENSINO DE INGLÊS

Autores

  • Marcello MARCELINO Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP

Palavras-chave:

input, Princípios e Parâmetros, abordagem gerativa para aquisição de L2, bilinguismo.

Resumo

Este trabalho levanta questões linguísticas pertinentes ao contexto de desenvolvimento de L2, como o papel do input tanto no desenvolvimento do inglês em estágios iniciais da vida quanto na idade adulta, à luz da Teoria de Princípios e Parâmetros (CHOMSKY, 1981, 1986, 1988, 1995). Na parte final do trabalho, apresento uma reflexão sobre (i) a relevância do papel do input em ELT, e (ii) de se prover input ideal à criança no contexto bilíngue, como forma de maximização das chances de desenvolvimento e aquisição de uma L2, valendo-se do seu momento aquisicional privilegiado.

Biografia do Autor

Marcello MARCELINO, Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP

Graduação em Língua e Literatura Inglesas pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, mestrado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e doutorado em Linguística pela Unicamp. Atualmente é professor adjunto na UNIFESP no departamento de Letras.

Downloads

Publicado

2018-03-26

Como Citar

MARCELINO, M. (2018). CONSIDERAÇÕES SOBRE O PAPEL DO INPUT NA AQUISIÇÃO DA L2: CONTEXTOS BILÍNGUES E DE ENSINO DE INGLÊS. Intercâmbio, 37. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/intercambio/article/view/36760

Edição

Seção

Artigos