BOTAR O FILHO PELA BOCA! OS VERBOS BOTAR E COLOCAR NO FALAR DE FORTALEZA-CE SOB O VIÉS VARIACIONISTA

Autores

Palavras-chave:

Sociolinguística Variacionista, NORPOFOR, botar, colocar

Resumo

Alicerçados nos pressupostos teórico-metodológicos da Sociolinguística Variacionista, analisamos o efeito de variáveis linguísticas e extralinguísticas sobre a variação de botar no sentido de expelir, vomitar, lançar fora, expulsar e parir no falar popular de Fortaleza–CE, a partir de dados extraídos do NORPOFOR, utilizando 72 informantes do tipo de registro DID, estratificados em sexo, faixa etária e escolaridade. O programa GoldVarb X contabilizou 846 ocorrências, sendo que, deste universo, 85,7% corresponde ao verbo botar e 14,30% ao verbo colocar, bem como também selecionou as variáveis tópico discursivo (recordações) e faixa etária (faixa II), como aliadas deste verbo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Cassio Murilio Alves de LAVOR, Secretaria de Educação do Estado do Ceará - SEDUC-CE

Mestre em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual do Ceará - UECE e graduação em LETRAS LICENCIATURA pela mesma universidade (2014). Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Linguística.

Aluiza Alves de ARAÚJO, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Doutora e mestre em Linguística pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Graduada em Letras pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Professora adjunta K da graduação em Letras e do Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada (PosLA) do Centro de Humanidades (CH) da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Atua na área de Letras com ênfase em Linguística, Linguística Aplicada, Sociolinguística e Dialetologia. Coordena o Projeto Variação lexical e morfossintática no falar de Fortaleza-CE, o Laboratório de Pesquisas Sociolinguísticas do Ceará – LAPESCE, e o Grupo de Estudos e Pesquisas Sociolinguísticas de Fortaleza-CE (SOCIOFOR), vinculado ao Diretório de Grupos de Pesquisas do CNPq.

Rakel Beserra VIANA, Secretaria de Educação do Estado do Ceará - SEDUC-CE Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada da Universidade Estadual do Ceará - UECE

Doutoranda e mestre em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual do Ceará – UECE. Graduada em Letras Português/Inglês pela mesma instituição, na Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos - UECE/FAFIDAM (2007). Especialista em Gestão Educacional (2009) e em Ensino de Língua Inglesa (2012). Tem experiência no Ensino Básico com desenvolvimento de Projetos de Leitura e Escrita e no Ensino Superior em Educação à Distância.

Downloads

Publicado

2020-08-05

Como Citar

LAVOR, C. M. A. de, ARAÚJO, A. A. de, & VIANA, R. B. (2020). BOTAR O FILHO PELA BOCA! OS VERBOS BOTAR E COLOCAR NO FALAR DE FORTALEZA-CE SOB O VIÉS VARIACIONISTA. Intercâmbio, 44. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/intercambio/article/view/49111

Edição

Seção

Artigos