“NÓS NÃO ESTÁVAMOS PREPARADAS PRA ISSO”: DESENVOLVIMENTO DE AGÊNCIA DE PROFESSORAS EM TEMPOS DE PANDEMIA
Palavras-chave:
Formação de Professores, Agência, TASHC, Ensino Remoto, Pandemia CoronavírusResumo
Este artigo versa sobre as transformações provocadas pela Pandemia do Coronavírus no fazer docente e na maneira pela qual esse fenômeno tem afetado os modos de viver e trabalhar dos professores da Educação Básica no Brasil, em especial, no contexto do ensino privado. Pretendemos compreender de que forma o desenvolvimento de agência pelos professores em isolamento social tem afetado a organização das novas práticas de ensino remoto que emergiram na conjuntura atual. O fio condutor desta discussão situa-se nas inter-relações produzidas entre os professores, a partir da linguagem, em um encontro de formação profissional ministrado através de plataforma virtual. A base teórico-metodológica que o orienta é a Pesquisa Crítica de Colaboração, PCCol, (Magalhães, 2012). As análises realizadas estão subsidiadas nos estudos de linguagem (Liberali, 2012, 2013) e nos estudos de agência (Edwards, 2007, 2011; Engestrom, 2007, 2011; Stetsenko, 2017); Ninin e Magalhães, 2017; Liberali, 2017). Os resultados apontam para uma complexa realidade que se configurou na necessidade de aceitação do difícil contexto pandêmico, para então, assumir uma postura crítica frente à realidade imperativa da força de trabalho que encontra suporte nos processos agentivos da comunidade escolar.