Efeitos do ensino explícito na aprendizagem dos elementos da espacialização em libras

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/2237-759X2024V55e67911

Palavras-chave:

Libras, ensino explícito, espacialização

Resumo

O objetivo deste trabalho é investigar os efeitos do ensino explícito na aprendizagem dos elementos de espacialização por aprendizes de Libras.  O aporte teórico advém de AUTOR (2018) e abarca os elementos da espacialização da Libras: associação de pontos no espaço, a produção morfossintática e a referenciação por meio do corpo. A metodologia é intervencionista e contou com dados coletados antes e depois das aulas. Os resultados demonstram efeito positivo da intervenção com melhorias evidentes na frequência e na qualidade do uso dos elementos da espacialização. Este estudo reforça a eficácia do ensino explícito na prática pedagógica da Libras.

Biografia do Autor

Lídia da Silva, Universidade Federal do Paraná

Possui mestrado e doutorado em Linguística (UFSC, 2018) com pesquisa na área de Libras. É professora efetiva do Curso de Graduação em Letras Libras da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Línguas da Universidade Federal do Pampa (Unipampa). Atua como docente colaboradora no Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Tem interesse por aquisição e ensino de Libras e nos grupos de pesquisa que participa conduz e orienta estudos que envolvem a temática do mapeamento espacial (conhecimento do elementos que configuram o espaço sintático), dos níveis de fluência e da educação linguística. Coordena o NEL - Núcleo de Ensino de Libras - através do qual, pela via da extensão universitária, propaga a Libras à comunidade curitibana.É membro da Associação Brasileira de Linguística Aplicada (ALAB) e da Associação Brasileira de Linguística (ABRALIN).

Luana Trombini Marcelino, Universidade Federal do Paraná

Graduanda em Letras Libras na Universidade Federal do Paraná (UFPR), 2022 - atual. Tem interesse na área de Educação e Letras, com ênfase em Linguística.

 

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Publicado

2025-03-25

Como Citar

Silva, L. da, & Marcelino, L. T. (2025). Efeitos do ensino explícito na aprendizagem dos elementos da espacialização em libras. Intercâmbio, 55, e67911. https://doi.org/10.23925/2237-759X2024V55e67911

Edição

Seção

Artigos