Incorporação de numeral em dois sinais da libras nas produções de sinalizantes surdos Pernambucanos e Paranaenses

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/2237-759X2025V57e70906

Palavras-chave:

libras, incorporação de numeral, forma analítica, forma sintética, variação

Resumo

Em diversas línguas de sinais, entre elas a língua de sinais americana, ASL (Liddell, 2003), e a Libras (Brito, 1995, Quadros e Karnopp, 2004; Dedino, 2012, entre outros), há um conjunto de sinais que pode incorporar informação numérica ou quantificacional. Essa incorporação se dá através da substituição da configuração de mão de alguns sinais por uma das empregadas nos numerais cardinais. Em geral, esse processo não vai além do numeral quatro. Entretanto, tanto entre os sinais quanto entre os sinalizantes há variação no número até o qual a incorporação pode se dar (Dedino, 2012; Autor, ano). O objetivo deste trabalho, um recorte da dissertação de mestrado de Autor (ano), é reportar os resultados da análise da incorporação de numeral na Libras usada em Pernambuco e no Paraná. Precisamente, neste artigo, reportamos os resultados obtidos para dois sinais dessa língua, a saber, MÊS e SEMANA. Os dados foram eliciados de quatro sinalizantes surdos (dois homens e duas mulheres) de cada região, totalizando oito informantes. Os resultados mostram variação relacionada ao sinal (se incorporam ou não), bem como em relação ao numeral até o qual a incorporação foi observada na produção de um mesmo sinal por diferentes sujeitos (variação intersujeito) ou por um mesmo sinalizante (variação intra-sujeito). Não pudemos, no entanto, encontrar variação que possa decorrer das diferentes regiões brasileiras aqui consideradas.

Biografia do Autor

Rafaela de Medeiros Alves Korossy, Universidade Federal de Pernambuco

Mestra e Doutoranda em Linguística da Universidade Federal de Paraná - UFPR. Professora do curso de Letras/Libras da Universidade Federal de Pernambuco - UFPE. Especializada em LIBRAS - Docência, Tradução/Interpretação e Proficiência da Faculdade de Excelência Educacional do Rio Grande do Norte (FATERN) e Especializada em Libras da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Graduada em Letras-LIBRAS pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Brasileira de Sinais e certificação de Exame Nacional de Certificação de Proficiência no Uso e no Ensino da Língua Brasileira de Sinais (PROLIBRAS) - Nível Médio e Nível Superior, da UFSC e MEC.

Andre Nogueira Xavier, Universidade Federal do Paraná

Possui graduação em Letras (Linguística e Português) (2002) e mestrado em Semiótica e Linguística Geral (2006) pela USP. Realizou doutorado em Línguística (2014) na Unicamp, com estágio na University of New Mexico (Estados Unidos). Fez pós-doutorado na University of British Columbia, Canadá, em 2015, na Universidade de São Paulo, em 2016 e atualmente na Universidad de Buenos Aires, Argentina. É professor do curso de licenciatura em Letras Libras e do Programa de Pós-graduação em Letras na UFPR. Vem desenvolvendo pesquisas sobre a libras e gestos que co-ocorrem com a fala em parceria com pesquisadores de universidades estrangeiras: University of New Mexico e University of Texas (EUA), Universidade de Buenos Aires (Argentina), University of British Columbia (Canadá), Jyväskylä University (Finlândia) e Norwegian University of Science and Technology (Noruega) a partir de uma perspectiva cognitivo-funcional.

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Publicado

2025-07-08

Como Citar

Korossy, R. de M. A., & Xavier, A. N. (2025). Incorporação de numeral em dois sinais da libras nas produções de sinalizantes surdos Pernambucanos e Paranaenses. Intercâmbio, 57, e70906. https://doi.org/10.23925/2237-759X2025V57e70906

Edição

Seção

Artigos