FORMAÇÃO DE PROFESSORES: REFLEXÃO E TOMADA DE CONSCIÊNCIA SOBRE O USO DE PERGUNTAS NA SALA DE AULA DE LÍNGUA ESTRANGEIRA
Palabras clave:
ensino reflexivo, prática exploratória, demanda cognitiva, perguntasResumen
A reflexão crítica por parte do professor tem sido associada tanto a melhorias da abordagem de ensino quanto ao seu empoderamento (Freire, 1970; Celani, 2001, 2003; Moita Lopes, 1996). Este trabalho relata uma pesquisa feita com quatro professores-estudantes de Letras Inglês da Universidade Federal do Espírito Santo, no ano de 2006. Objetivou-se a medir o impacto de um programa de tomada de consciência sobre o uso de perguntas pelos professores. Detectou-se que, como decorrência da reflexão crítica, o número de perguntas genuínas e de alta demanda cognitiva feitas pelos professores tende a aumentar.Descargas
Cómo citar
Zaidan, J. C. S. de M., Schmildt, D. dos S., & Pimenta, V. C. (2010). FORMAÇÃO DE PROFESSORES: REFLEXÃO E TOMADA DE CONSCIÊNCIA SOBRE O USO DE PERGUNTAS NA SALA DE AULA DE LÍNGUA ESTRANGEIRA. Intercâmbio, 18. Recuperado a partir de https://revistas.pucsp.br/index.php/intercambio/article/view/3553
Número
Sección
Artigos
Licencia
Derechos de autor 1969 Junia Claudia Santana de Mattos Zaidan, Deived dos Santos Schmildt, Vitor Cardoso Pimenta
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.