Edições anteriores

2019

v. 40 (2019)

Este volume da Revista Intercâmbio em Pesquisas em Linguística Aplicada apresenta artigos submetidos à avaliação por membros de sua Comissão Editorial. Constituem produtos de trabalhos apresentados durante o 21º Intercâmbio de Pesquisas em Linguística Aplicada (InPLA), organizado pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem (LAEL) da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP), que teve como temática “Diálogos (im)possíveis”. Em todos eles se reflete a latência do movimento da Linguística Aplicada na busca de diálogo com outras áreas do saber.

 

Sandra Madureira (Editora)

Maria Aparecida Caltabiano (Co-Editora)

 

v. 39 (2019): A prosódia das línguas românicas

Esta edição temática da Revista Intercâmbio é constituída por uma seleção de trabalhos apresentados no I Congresso Internacional Colóquio Internacional em variação Linguística nas Línguas Românicas, realizado na Universidade de Aveiro, Portugal, em maio de 2018.

Este encontro científico reuniu investigadores das mais diversas áreas da variação linguística, em geral, com particular enfoque em estudos de geoprosódia, ligados ao Projeto AMPER-POR (Atlas Prosódico Multimédia para o português europeu e português brasileiro). 

É objetivo principal deste volume temático, divulgar os estudos apresentados nesse encontro científico, na área acima mencionada.

Uma seleção de textos também aí apresentados, mas que abordam outro tipo de temáticas no âmbito da variação, estão publicados em forma de ebook, com a chancela da UA Editora (https://ria.ua.pt/)

 Os 11 estudos que compõem esta publicação, intitulada A prosódia das línguas românicas, abordam vários aspetos da variação prosódica e incluem análise de corpora, metodologias de pesquisa e de segmentação do sinal acústico, bem como técnicas de análise experimental, ferramentas para testes perceptuais, entre outros.

Todos os artigos incluídos nesta edição foram submetidos a um painel internacional de avaliadores, para uma revisão e avaliação cega por pares.

Agradecemos aos autores o facto de nos terem confiado o seu trabalho. Também um agradecimento muito especial aos revisores anónimos, não só por se terem disponibilizado para reverem alguns textos, mas também pelas suas críticas relevantes.

As editoras do volume:

Lurdes Moutinho (CLLC/UA) – Portugal

Sandra Madureira (PUC/SP) - Brasil

Comitê Científico

Alberto Goméz Bautista (Universidade de Aveiro)

Alexsandro Meireles (Universidade Federal do Espírito Santo)

Antonio Romano Universidade de Torino)

Elisa Fernández Rei (Universidade de Santiago de Compostela)

Helena Rebelo (Universidade da Madeira & Universidade de Aveiro)

Izabel Cristina Seara (Universidade Federal de Santa Catarina)

Jean Pierre Zerling (Universidade de Estrasburgo)

Leandra Batista Antunes (Universidade de Ouro Preto)

Lurdes Moutinho (Universidade de Aveiro

Regina Cruz (Universidade Federal do Pará)

Rosa Lídia Coimbra (Universidade de Aveiro)

Sandra Madureira (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo)

Zuleica Camargo (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo)

Zulina Souza de Lira (Universidade Federal de Pernambuco)

 


2018

v. 37 (2018)

Neste volume da Revista Intercâmbio fazemos uma homenagem ao professor doutor John Robert Schmitz que nos deixou no dia 27 de abril de 2017. Professor da PUCSP no período de 1971 a 1987, ele foi Chefe de Departamento de Linguística e docente do Programa de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem (LAEL), formando muitos alunos, que hoje, professores, atuam em diferentes universidades brasileiras, incluindo as organizadoras e alguns autores deste número. Docente na Unicamp de 1998 a 2003, John Schmitz, mesmo aposentado, continuou a escrever artigos, participar de bancas e congressos. Com frequência era visto na biblioteca da PUC, sempre em busca de referências para complementar suas pesquisas.

A presente publicação traz uma pequena amostra de alguns temas que, em algum momento, foram investigados pelo professor doutor John Schmitz: lexicologia, análise contrastiva, formação de professores, ensino do espanhol, ensino de português como L2, bilinguismo, identidade, Inglês como língua global e estudos da tradução. Sempre muito atencioso com todos, mostrava real interesse pelas pesquisas das quais tomava conhecimento em sua roda de antigas e novas amizades nas universidades, sugerindo obras, publicações, colaborando para o enriquecimento dos trabalhos.

Trazemos novamente para conhecimento e lembrança dos nossos leitores uma entrevista feita com o professor doutor John Schmitz pela professora doutora Aglael Gama Rossi após uma de suas palestras nas Segundas do LAEL em 2004, sobre o tema Globalization, World Englishes and Brazil: A Language Policy for the 21st Century, tema esse que continua atual, mesmo tendo se passado quase duas décadas.

Apresentamos também dois pequenos poemas escritos, na ocasião do seu falecimento, pela nossa colega da Universidade Estadual de Londrina, professora doutora Simone Reis, os quais refletem, com grande sentimento, a pessoa que ele era. Uma pessoa ética, um professor dedicado e um pesquisador profícuo. Devido a suas qualidades, só angariou amizades no meio acadêmico e fora dele. A John Schmitz, um norte-americano que tinha orgulho de ter também a nacionalidade brasileira, nossa homenagem!

Sandra Madureira e Maria Aparecida Caltabiano

 

Feito passarinho,

Bateu asas e voou

Com a alma leve.

(Simone Reis, 29/04/2017)

 

Morreu um amigo:

Que importa a estação?

Hoje sinto frio.

(Simone Reis, 30/04/2017)


2017

v. 36 (2017): Especial Expressividade

A expressividade é a temática geral deste volume da Revista Intercâmbio. Compreende artigos que abordam diversas facetas relacionadas à expressividade na linguagem verbal e não verbal: a expressão de intensidade nas línguas sinalizadas; as características da voz de laringectomizados, a conceituação de emoções e a análise da linguagem não verbal, as características sociofonéticas e a identificação de falantes e as manifestações sígnicas e as relações entre simbolismo sonoro e expressividade de fala.

Sandra Madureira (Editora)

Maria Aparecida Caltabiano (Co-editora)

v. 35 (2017)

Neste volume os artigos versam sobre um tópico que tem despertado muito interesse por parte de pesquisadores, professores e educadores. A crescente procura por escolas bilíngues, principalmente para a educação infantil, motiva a busca de conhecimento sobre questões de naturezas linguística, educacional, social e psicológica. Os temas abordados nos artigos deste volume trazem contribuições relevantes para discussão dessas questões.

Sandra Madureira

Cida Catalbiano

v. 34 (2017)

O Volume XXXIV da Revista Intercâmbio traz aos nossos habituais leitores um conjunto de pesquisas que refletem as diferentes perspectivas de estudos da linguagem realizadas na área da Linguística e Linguística Aplicada. Os trabalhos investigam aspectos relacionados à qualidade vocal, a trajetória linguística da criança, interações com criança autista e os aspectos do discurso do caiçara revelados em uma entrevista. No âmbito da Linguística Aplicada, os trabalhos estão voltados para a área de formação de professores de línguas e têm como foco o ensino-aprendizagem do inglês, do português como língua adicional e a necessária competência intercultural do profissional da área.


2016

v. 33 (2016)

O presente volume da Revista Intercâmbio explora relações pertinentes ao ensino de línguas materna e estrangeira e aborda práticas educativas sob a perspectiva da análise do discurso. São objetos de análise dos artigos: cursos online de inglês instrumental, ensino da pontuação, ambientes colaborativos digitais para ensino de escrita, o trabalho de conclusão de curso, a tecnologia no contexto educacional, práticas educativas, retóricas e didáticas sob a perspectiva da Análise do Discurso.

v. 32 (2016)

O volume 32 da Revista Intercâmbio traz artigos que derivam de comunicações realizadas no âmbito do 20º Intercâmbio de Pesquisas em Linguística Aplicada realizado de 10 a 14 de novembro de 2015 pelo Programa de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Esse tradicional evento abriga trabalhos que abordam as mais variadas facetas da linguagem. O presente volume demonstra a riqueza das abordagens que no campo da Linguística Aplicada são abrigadas.  


2015

v. 31 (2015)

Neste número temático da Revista Intercâmbio, os artigos abordam questões instigantes do universo de estudos da linguagem. São aspectos desafiadores tratados sob óticas teóricas e experimentais que tratam de temas como a co-articulação em produções da fala por bilíngues, falantes de português brasileiro e inglês estadunidense, os fatores intervenientes na compreensão oral em inglês como língua estrangeira, o uso da voz na interação verbal e na locução publicitária, as causas de erros ortográficos no contexto de letramento, apresentação orais em eventos acadêmicos e em contextos de defesa de mestrado e doutorado.

v. 30 (2015)

No ano em que o InPLA – Intercâmbio de Pesquisas em Linguística Aplicada - comemora 20 anos, a Revista Intercâmbio publica seu 30º. Volume. Como é sua missão tem divulgado, ao longo desse tempo, resultados de pesquisas que têm sido feitas na área da Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem.

Este número traz trabalhos que investigam temas relacionados à formação de professores de português como língua estrangeira, práticas de leitura e escrita em contexto multilíngue, letramentos, Inglês para fins específicos e pertinentes aos Estudos da Linguagem.

Esperamos que os trabalhos continuem a serem estímulos para outras produções nas áreas contempladas no presente volume.

Sandra Madureira e Cida Caltabiano


2014

v. 29 (2014)

O Volume XXIX da Revista Intercâmbio continua a publicar neste número, mais alguns dos trabalhos apresentados no InPLA-SIL 2013, ocorrido em outubro, parceria da PUC-SP e UNICSUL.

Refletindo a grande variedade de pesquisas na área da linguagem, traz temas sobre tecnologia e ensino, aquisição da linguagem, análise do discurso, investigações em formação continuada e pré-serviço, questões de pronúncia no livro didático e sobre tradução do inglês-português.

Esperamos, como sempre, que as pesquisas aqui publicadas sejam de agrado dos leitores e incentivo para o desenvolvimento de outros trabalhos.

Sandra Madureira e Cida Caltabiano

v. 28 (2014)

O volume XXVIII da Revista Intercâmbio traz, como tem feito há muitos anos, alguns dos trabalhos apresentados no 19º. InpLA – Intercâmbio de Linguística Aplicada, evento tradicional do LAEL-PUC-SP, que ocorreu em outubro de 2013 em parceria com o 5º.  Seminário Internacional de Linguística, da UNICSUL.

As pesquisas  publicadas neste volume foram apresentadas no InPLA-SIL 2013, edição que,  pela primeira vez, resulta de uma parceria entre dois programas de pós-graduação na área da Linguística e Linguística Aplicada.

As áreas contempladas abordam uma variedade de temas que refletem as muitas perspectivas pelas quais a linguagem pode ser estudada: ensino-aprendizagem de línguas materna e estrangeira, formação de professores, o uso de tecnologias no ensino, incluindo a educação de surdos e práticas de letramento multimodais, análise de material didático e análise de discurso.


2013

v. 27 (2013)

Neste número, oito artigos de pesquisadores de instituições brasileiras discutem questões relativas à Linguagem, interagindo de maneiras diversas com os contextos de Tecnologia, Educação e Comunicação. Quatro deles debruçam-se sobre aspectos de ensino-aprendizagem, dois deles sobre análises com tecnologias de fala e outros dois sobre ensino em contextos virtuais. As recentes tecnologias têm tido um impacto grande sobre a maneira de se ensinar e aprender, sobre a maneira como as pessoas se comunicam, sobre o modo como as informações são veiculadas e sobre as metodologias de análise em trabalhos de pesquisa. Os artigos que aqui disponibilizamos têm algo a dizer sobre como recursos de tecnologia são utilizados em ensino e pesquisa. Sandra Madureira Maria Aparecida Caltabiano

2012

v. 26 (2012)

A Revista Intercâmbio, em seu XXVI volume, publica um conjunto de trabalhos apresentados no 18º. InPLA, ocorrido em 2011.
Este volume contempla uma gama de artigos concernentes aos estudos da linguagem oral e escrita, abordando aspectos lexicais, fonéticos, gramaticais e discursivos.

v. 25 (2012)

A Revista Intercâmbio continua a trazer em seu XXV volume uma sequência de trabalhos apresentados no 18º.InPLA, ocorrido em 2011, evento tradicional promovido pelo LAEL na PUC-SP. 
Os artigos trazem temas que têm sido investigados nas áreas de Estudos da Linguagem e Linguística Aplicada e representam o que tem sido feito em várias instituições brasileiras. Os artigos versam sobre design em contexto digital, mídia digital e identidade, gêneros discursivos, atividades escolares, crenças e avaliação formativa. 
Que a publicação continue a ser motivadora para novos trabalhos. 

Sandra Madureira
Maria Aparecida Caltabiano

2011

v. 24 (2011)

O XXIVº volume da Revista Intercâmbio traz alguns dos trabalhos apresentados no 18º.InPLA, ocorrido na PUC-SP no ano de 2011.
Os temas dos artigos refletem os muitos estudos que são feitos na área da Linguística e Linguística Aplicada: ensino-aprendizagem de línguas, formação de professores, aquisição de linguagem, interação em contexto digital e análise do discurso.
Esperamos, como sempre, que a leitura dos trabalhos seja motivadora para outras pesquisas e que elas contribuam para o desenvolvimento das áreas aqui representadas.

Sandra Madureira
Maria Aparecida Caltabiano

v. 23 (2011)

O volume 23 da Revista Intercâmbio, organizado com a colaboração da Profa. Dra. Aglael Gama Rossi, em homenagem à professora Dra. Paulina D’Alva Artimonte Rocca, traz artigos com temas relacionados às áreas de pesquisa com as quais trabalhou: sintaxe, aquisição e ensino/aprendizagem de segunda língua/língua estrangeira, produção e percepção de fala em L2, tecnologia de fala e entonação. Nossos sinceros agradecimentos a todos que submeteram artigos e ao corpo de pareceristas que os avaliou. Entre os trabalhos incluídos neste volume, encontra-se um artigo inédito da autora aqui homenageada, cujo trajeto acadêmico é retratado pela Profa. Dra. Aglael Gama Rossi no Prefácio deste volume e merece uma primeira incursão do leitor.

Sandra Madureira
Maria Aparecida Caltabiano


2010

v. 22 (2010)

O XXIIº volume da Revista Intercâmbio é uma homenagem à Profa. Dra. Zaina Abdalla Nunes, colega e professora da PUC-SP onde atuou no Departamento de Inglês durante muitos anos. Seu nome foi e continua a ser uma referência na área de ensino de inglês. Dedicou-se ao ensino de pronúncia em Inglês para brasileiros. Obteve o título de doutor no Programa de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem e pertenceu ao Grupo de Pesquisa em Estudos sobre a Fala (CNPq). Os temas dos artigos no presente volume contemplam sua área de atuação nos Estudos sobre a fala e por esse motivo dedicamos o número à Profa. Dra. Zaina.Esperamos que a leitura dos artigos seja enriquecedora a todos que têm interesse em trabalhos de Fonética Aplicada.

Profa. Dra. Sandra Madureira
Profa. Dra. Maria Aparecida Caltabiano

v. 21 (2010)

A Revista Intercâmbio, em seu XXIº volume, traz a público uma sequência de artigos elaborados a partir de trabalhos apresentados no 17º. InPLA (Intercâmbio de Pesquisas em Linguística Aplicada). Os temas contemplados refletem o campo abrangente dos Estudos da Linguagem e o caráter transdisciplinar da Linguística Aplicada, proporcionando ao leitor um rico panorama de trabalhos de pesquisa, feitos nas várias instituições brasileiras, os quais abordam ensino de línguas, formação de professores, questões de identidade, de gênero e de discurso. Esperamos que a leitura dos artigos alcance repercussões profícuas e contribua para o desenvolvimento do campo de Estudos da Linguagem.

Profa. Dra. Maria Aparecida Caltabiano
Profa. Dra. Sandra Madureira


2009

v. 20 (2009)

A Revista Intercâmbio, em seu XXº volume, publica artigos elaborados a partir de trabalhos apresentados no 17º. InPLA (Intercâmbio de Pesquisas em Lingüística Aplicada). As várias áreas contempladas – análise do discurso, aquisição de linguagem, ensino de línguas e linguística de corpus – refletem o campo abrangente e transdisciplinar da pesquisas na área da Linguística e Linguística Aplicada, proporcionando ao leitor o contato com o panorama atual do campo dos Estudos da Linguagem em sua plena efervescência. 

Profa. Dra. Maria Aparecida Caltabiano
Profa. Dra. Sandra Madureira

v. 19 (2009)

O volume XIX da Revista Intercâmbio traz aos pesquisadores da área de Linguística e Linguística Aplicada artigos sobre Bilingüismo e Aquisição de L2. Sabemos que tais temáticas revestem-se de grande interesse no contexto acadêmico atual em face da constante demanda em relação à educação bilíngüe.
Os artigos do presente volume discutem questões relativas às vantagens do bilinguismo, ao papel das escolas bilingues, à educação bilíngüe de surdos e à elaboração de dicionários bilíngües. Também são abordados aspectos concernentes à aquisição de L2: os aprendizes e suas crenças, a construção de identidades e à abordagem da fluência oral.
Esperamos que a reflexão sobre as questões abordadas pelos autores provoque ressonâncias nos leitores deste volume e os motivem a prosseguir o debate.


Profa. Dra. Maria Aparecida Caltabiano
Profa. Dra. Sandra Madureira


2008

v. 18 (2008)

É com grande satisfação que trazemos aos pesquisadores da área de Lingüística e Lingüística Aplicada o volume 18 da Revista Intercâmbio, que se constitui de outro grupo de trabalhos apresentados no 16º. InPLA, realizado no primeiro semestre de 2007. 
Devido ao grande número de artigos submetidos, optamos por publicá-los em dois números, volume 17 e 18. 
Os artigos que constam do volume 18 abrangem temas relacionados à pesquisa em linguagem e trabalho e formação de professores. 
Esperamos que os leitores do presente volume possam se inspirar nas reflexões sobre os temas abordados nos artigos. 


Profa. Dra. Maria Aparecida Caltabiano 
Profa. Dra. Sandra Madureira

v. 17 (2008)

A Revista Intercâmbio traz aos pesquisadores da área de Lingüística e Lingüística Aplicada o volume 17, o qual reúne trabalhos apresentados no 16º. InPLA, realizado no primeiro semestre de 2007.
Os artigos que constituem o volume 17 abrangem temas relacionados à pesquisa em análise do discurso, ensino de língua estrangeira, ensino a distância, construção de identidades, lingüística textual e avaliação de material didático em língua materna.
Esperamos que a interação dos leitores com os textos dos artigos do presente volume seja profícua e suscite outros trabalhos de investigação lingüística.

Profa. Dra. Maria Aparecida Caltabiano
Profa. Dra. Sandra Madureira

1 a 25 de 33 itens     1 2 > >>