APRENDIZADO MOVIDO POR DADOS PARA INICIANTES: O USO DE CORPUS DE APRENDIZES PARA O ESTUDO DA ORDEM DO ADJETIVO EM LÍNGUA INGLESA

Autores/as

  • Lílian Figueiró Teixeira
  • Rove Luiza de Oliveira Chishman

Palabras clave:

Lingüística de Corpus, ensino de língua estrangeira, corpus de aprendizes, ordem do adjetivo em língua inglesa

Resumen

No ensino de língua estrangeira, há uma crescente tendência de valorização do estudo da linguagem autêntica através de metodologias que conferem ao aprendiz um papel central. Este trabalho objetiva utilizar um desses métodos, o Aprendizado Movido por Dados, para a análise da ordem dos adjetivos em inglês e para a elaboração e a aplicação de atividades pedagógicas voltadas para aprendizes iniciantes. Optamos por uma proposta envolvendo um corpus de aprendizes, constituído por produções dos alunos, cujas ocorrências foram comparadas com as produzidas por falantes nativos tanto na fase de análise quanto na elaboração e na aplicação das atividades pedagógicas.

Cómo citar

Teixeira, L. F., & Chishman, R. L. de O. (2010). APRENDIZADO MOVIDO POR DADOS PARA INICIANTES: O USO DE CORPUS DE APRENDIZES PARA O ESTUDO DA ORDEM DO ADJETIVO EM LÍNGUA INGLESA. Intercâmbio, 17. Recuperado a partir de https://revistas.pucsp.br/index.php/intercambio/article/view/3587

Número

Sección

Artigos